Archivo nobiliarchico brasileiro/Muriahé (Barão com grandeza de)

Wikisource, a biblioteca livre

MURIAHÉ. (Barão com grandeza de) Manuel Pinto Netto Cruz.

Falleceu em Campos, Provincia do Rio de Janeiro, em 12 Junho de 1855, com 64 annos de idade.

Filho do Capitão Jeronymo Pinto Netto, que era irmão germano do Guarda-Mór Bernardo Pinto Netto da Silva, pae de Joaquim Pinto Netto dos Reis, primeiro Barão de Carapebús, e de sua mulher D. Anna Maria Pereira.

Casou com D. Rachel Francisca de Castro Netto Cruz, que em 1880 foi elevada a Viscondessa de Muriahé, já viuva do Barão.

Fazendeiro abastado da freguesia de S. Antonio de Guarulhos, era Cavalleiro Professo na Ordem de Christo de Portugal, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, Grande do Imperio e Commendador da Imperial Ordem de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto, de prata, uma cruz de azul, com uma cruzeta de prata collocada no centro; no segundo e terceiro, de azul, cinco meias luas de prata, em aspa. Tenans: dois indios ornados de pennas coloridas, tendo na mão um ramo de canna e café, apoiados sobre uma legenda vermelha com lettras de prata Spes crux nua est. Timbre: a cruz das armas. (Brazão passado em 17 de Maio de 1852. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 11).

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão com grandeza por decreto de 15 de Abril de 1846.