Archivo nobiliarchico brasileiro/Rio Bonito (2º Barão e Visconde com grandeza do)

Wikisource, a biblioteca livre

RIO BONITO. (2º Barão e Visconde com grandeza do) João Pereira Larrigue de Faro. Nasceu no Rio de Janeiro em 9 de Julho de 1803.

Falleceu no Rio de Janeiro em 11 de Novembro de 1856.

Filho de Joaquim José Pereira de Faro, 1º Barão do Rio Bonito, e de sua

mulher a Baroneza D. Anna Rita de Faro.

Casou com D. Marianna Joaquina da Fonseca, neta paterna do 1º Barão do Rio Bonito.

Negociante, fazendeiro e proprietario.

Foi da Guarda de Honra Imperial, onde teve o posto de Major, e acompanhou SS. MM. Imperiaes á Bahia, em 1826, como Commandante do piquete da Guarda de Honra.

Foi Vereador da Camara Municipal, Deputado á Assembléa Provincial do Rio de Janeiro, e Vice-Presidente desta Provincia, quatro vezes.

Era Coronel da 5ª Legião da Guarda Nacional, Vice-Presidente do Banco do Brasil.

Moço Fidalgo da Imperial Camara, era Veador de S. M. a Imperatriz, e Guarda Roupa de S. M. o Imperador, Cavalleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, Officiai da Imperial Ordem da Rosa, e Commendador da de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro as armas dos Faros, — de prata, com uma aspa de vermelho carregada de cinco escudos das quinas do Reino, sem a orladura dos castellos; no segundo, de vermelho, quatro faxas de oiro, no terceiro, de vermelho, uma cruz de prata florida, vasia do campo; e no quarto, burilado de prata e azul com tres asnas de vermelho por cima. Timbre: o dos Faros, — um meio cavallo branco com tres lançadas no pescoço em sangue, bridado de oiro, com cabeçada e redeas de vermelho; e por differença uma brica azul, com uma estrella de oiro. (Brazão passado em 20 de Maio de 1857. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 34).

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 25 de Março de 1854. Visconde com grandeza por decreto de a de Desembro de 1854.