Archivo nobiliarchico brasileiro/Salgado (Paulo de Amorim)

Wikisource, a biblioteca livre

SALGADO. (Paulo de Amorim).

Natural e baptisado na freguesia de Una, Provincia de Pernambuco.

Filho de Paulo de Amorim Salgado, Coronel Commandante Superior da Guarda Nacional dos municipios do Rio Formoso e Palmares, Commendador da Ordem de Christo, Officiai da da Rosa, proprietario abastado na Comarca do Rio Formoso, e de D. Francisca de Paula Wanderley. Neto paterno do Capitão José de Barros Pimentel, e de D. Margarida Francisca Paes de Mello. Bisneto paterno de Fernando Pereira do Rego, e de D. Euphrazia Rita Maria da Conceição. Terceiro neto do Capitão-Mór Cosme Damião de Barros; e pelo lado materno do Coronel Francisco Paes de Mello, Fidalgo Cavalleiro, e de D. Maria Rita Wanderley. Bisneto do Mestre de Campo José Luiz Paes de Mello, Fidalgo Cavalleiro, e de D. Anna Florencia Wanderley. Terceiro neto do Tenente-General Francisco Xavier Paes de Mello, e de D. Anna Mauricia Wanderley. Quarto neto do Fidalgo Cavalleiro José Luiz Paes de Mello. Quinto neto de João Paes Barreto de Mello. Fidalgo Cavalleiro. Sexto neto do Fidalgo Cavalleiro Christovão Paes Barreto.

Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial; Major do Commando Superior da Guarda Nacional da Comarca do Rio Formoso, onde é um dos principaes proprietarios.

BRAZÃO UE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro quartel as armas dos Amorims, — em campo vermelho cinco cabeças de mouros em aspa, com toucas de prata, barbas de oiro, rostos encarnados. No segundo, as armas dos Salgados, — em campo verde, duas torres de prata com janellas pretas e uma cadêa, tendo no meio um saleiro de oiro e sobre elle uma aguia de sua côr com os pés nas torres. No terceiro, as armas dos Mellos, — em campo de góles seis besantes de prata em uma dobre cruz e uma bordadura de oiro. No quarto, as armas dos Barretos, — campo de prata, semeado de arminhos negros. Timbre: a aguia das armas dos Salgados. (Brazão passado em 28 de Janeiro de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 73).