Associação Brasileira de Odontologia - Paraná

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ata de reunião dos Srs. Cirurgiões Dentistas na noite de 13 de Julho de 1915, no salão do Conselho Superior da Universidade do Paraná.

Aos treze dias do mês de Julho de mil novecentos e quinze , na sala do Conselho Superior da Universidade do Paraná , reunidos os Srs. Cirurgiões Dentistas e Graduados do curso, abaixo assinados, depois do Professor Virgolino Brazil expor a necessidade da criação de uma Sociedade de Odontologia no Paraná, que visasse aos interesses, intelectuais e materiais da classe, foi, pelo aplaudido orador, ao terminar a palavra, dada a Presidência à Senhorita Cirurgiã Dentista Véra da Costa, secretariada pelos Cirurgiões Dentistas Argemiro Berthier e Professor Jorge Leitner, para se proceder a eleição da Directoria da referida Sociedade, tendo com todas as formalidades, sido eleita, por ser a mais votada, a seguinte , que em acto continuo lhe foi dada a posse, para dirigir a Sociedade no ano de 1915 a 1916: Presidente: Professor Virgolino Brazil;1º. Vice Presidente: Professor Alfredo Loyola; 2º. Vice Presidente: Senhorita Cirurgiã Dentista Vera Costa; 1º. Secretário; Cirurgião Dentista José Camillo Ribeiro Vianna; 2º. Secretário: Professor Mattos Azeredo: 1º. Tesoureiro Professor Jorge Leitner: 2º. Tesoureiro: Cirurgião Dentista Alfredo Puglielli e Orador Argemiro Berthier. Para a Commissão dos Estatutos: Cirurgiões Dentistas: Julio Rocha, Professor Virgolino Brazil, Argemiro Berthier e Helena Vianna Seiler. Em seguida foram aclamados Presidentes Honorários os Srs. Drs. Nilo Cairo e Victor do Amaral. Além de outras deliberações discutidas e aprovadas, ficou a Comissão encarregada dos Estatutos, organizar uma Caixa mutuária com o fim de favorecer em casos imprevistos , seus associados; um dispensário à plebe, o que ficará ao cargo da Universidade do Paraná, para que possa aceitar maior número de clientes em seu dispensário que tão relevantes serviços já vem prestando; uma tabella de preços que ficará ao cargo dos Srs. Cirurgiões Dentistas Alfredo Puglielli, Hugo Gross Virgolino Brazil, José Amaral e Affonso Loyola e bem assim uma revista científica de publicacão mensal que será permutada com outras já existentes no Brazil e Estrangeiro. Eu Secretário interino, Argemiro Berthin , a escrevi. Sala do Conselho Superior da Universidade do Paraná, em 13 de Julho de 1915.

Ao que nos consta esta Associação não progrediu devido a falta de um compromisso de todos a obedecer a lista de preços odontológicos.

Ata da sessão solene de fundação de uma sociedade odontologica, realizada no dia 9 de Novembro de 1919, às horas 14, na sala do Conselho Superior da Universidade do Paraná.

Aos nove dias do mez de Novembro de mil e novecentos e dezenove, na sala do Conselho Superior da Universidade do Paraná, às horas quatorze, se realizou uma sessão para definitivamente se tratar da fundação de uma sociedade odontologica. Constatada a presença dos Snrs. Profs. Virgulino Brazil, Alvaro Neves da Costa e Guido Straube, dos srs. cirurgiões dentistas : Leão Mocellin, Feliciano Szankowsky, Alcides Mendes Cordeiro, Carlos Hugo Gross, Julio Silva, Emmanuel Vicente da Rocha, Dr. James W. Lowry, Edmundo de Souza e Silva, José Gomes do Amaral Filho, Albino Iwersen, Moysés Camargo e Senhorinha Anna Carmeliana Glueck; dos srs. Graduandos: Alipio Augusto dos Campos, Durval Lauro Sampaio Lara e José Pinto Novaes; e dos srs. Estudantes: Julio Moreira, Egon Roskamp, Mauro Ribas e Senhorinha Alice Lopes e tendo se feito representar os srs. cirurgiões- dentistas Rodolfo Weigang, Thadeu Mikoszewsky e o graduando sr. Paiva Ramos, portanto num total de 26 , passou-se à primeira parte da ordem do dia, tendo assumido a presidencia interina o sr. Prof. Virgulino Brazil e a secretaria interina o sr. Prof. Guido Straube. Eleição da Diretoria: Tendo havido chapas de propostas differentes que deveriam ser acceitas por acclamação, o sr. Prof. Alvaro Costa e o sr Emmanuel Vicente da Rocha, propoem que a eleição fosse em escrutinio secreto para dar maior liberdade de voto a cada um dos prezentes. Apóz a distribuição de cedullas, foi suspensa a sessão por 15 minutos, terminado os quaes o sr. Secretario interino procedeu a verificação. Foram constatadas 24 cedullas, tendo portanto, deixado de votar dois senhores representados, por esquecimento lastimavel. Terminada a apuração, auxiliada pela senhorinha Anna Carmeliana Glueck e sr. José Gomes do Amaral Filho, previamente convidados, ficou considerada eleita a Directoria seguinte, por maioria de votos: Para Presidente Prof. Virgolino Brazil 21 votos “1º.Vice-Presidente Prof. Antonio Mattos Azeredo 13 " “ 2º. “ “ Prof. Affonso Loyola e Silva 5 “ “ 1º. Secretario Prof. Guido Sraube 20 “ “ 2º. “ Prof. Jorge Leitner 5 “ “ Orador Prof. Julio A. Xavier 10 “

           “   1º. Thezoureiro          José Gomes do Amaral Filho          21  “
           “   2º.           “                  Leão Mocellin                                 2“

Discussão dos Estatutos. Pela commisão encerregada da elaboração dos estatutos, foi apresentado um projecto do mesmo, que submetido à approvação, depois de ter sido lido e discutido, foi aprovado no theor do original annexo ( documento nº. 1). Que servirá de padrão aos impressos. Nome da Sociedade: Varias propostas foram apresentadas para a denominação que a sociedade deveria receber, tendo sido approvada a denominação: “Sociedade Odpontologica do Paraná “. Presidente e socios honorarios. Por proposta do sr. Presidente eleito, foi aclamado presidente honorario da Sociedade Odontologica do Paraná o Sr. Dr. Victor Ferreira do Amaral e Silva, como preito de reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à causa do Ensino Superior em nosso Estado e os Srs. Prof. Frederico Eyer, cathedratico da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e Juan B. Patrone, membro preeminente na Replublica Argentina, do ensino odontologico. Infracção á tabela de preços minimos. Tendo a Sociedade Odontologica do Paraná assumido a fiscalisação da fiel observancia da tabella de preços minimos, elaborada por um grupo de cirurgiões-dentistas em época anterior á fundação da Sociedade e assignada sob compromisso solemne, conforme consta no original archivado, propoz o Sr. Leão Mocellin, que a punição, de ordem moral, constasse na eliminação do infractor da sociedade, o que foi aprovado. Sessão de tomada de posse da Diretoria eleita. Foi aprovada a proposta de ser empossada a Directoria eleita no proximo Domingo, dia 16, sem solemnidades, para assim poder desenvolver sua actividade sem maiores delongas. Nada mais havendo a tratar, são suspensos os trabalhos.

Curytiba,10 de Novembro de 1919.


Acta da sessão extraordinaria de tomada de posse da Directoria eleita, em 16 de Novembro de 1919.

Aos dezeseis dias do mez de Novembro de mil novecentos e dezenove, ás quatorze horas, na séde da Sociedade, prezentes os socios em numero regulamentar, como se verifica do livro de presença, realizou-se uma sessão extraordinaria afim de dar posse a Directoria eleita para o periodo de 1919 á 1920. Presidiu a sessão o sr. Prof. Virgolino Brazil, sendo secretariada pelo Prof. Guido Straube. Foi lida e aprovada sem debates a acta referente à sessão de 9 de Novembro. Expediente. O expediente constou da leitura e despacho de duas cartas, sendo uma do sr. Carlos Eschholz de Paranaguá e outra do sr. Alfredo Puglieli de Jaguariahyva e um telegrama do sr. Edmundo de Azevedo Verner de Paranaguá, todas como respostas ás circulares-convites a elles expedidos pela comissão organizadora, passando todos a ser considerados socios correspondentes. Posse da Diretoria. Verificada a presença dos srs. Prof. Antonio de Mattos Azeredo, Affonso Loyola e Silva e José Gomes da Amaral Filho,foram convidados para assumir respectivamente os cargos de 1º. Vice-presidente, 2º. Vice-presidente e 1º. Thezoureiro, para os quais tinham sido eleitos. Assumindo a presidencia o sr. Antonio Mattos Azeredo, concede a seu pedido, a palavra ao sr. Prof. Virgolino Brazil, que produz bellissimo discurso, discorrendo amplamente sobre a odontologia, desde os tempos remotos até a actualidade frizando bem o extraordinario impulso dado á prothese cirurgica no decurso da conflagração europea, enaltecendo a ação altamente fecunda e benefica do Governo Federal, creando a Faculdade de Odontologia o ideal tão almejado e finalmente conquistado, incitando seus consocios a congregar todos os esforços para manter bem alta a dignidade da profissão do cirurgião-dentista, lembrando como meios efficazes para conseguir este fim, o estudo profundo, calmo e sereno de todas as questões odontologicas, uma atitude abnegada e despida de preconceitos e o respeito absoluto pela deontologia odontologica. Congratulando-se ainda com os prezentes pelo feliz exito alcançado com a fundação da Sociedade Odontologica do Paraná, como ponto de convergencia e irradiação de todos os interesses inherentes á classe, termina lastimando a ausencia não justificada dos srs. Prof. Jorge Leitner, Julio A. Xavier e Leão Mocellin, socios eleitos para os cargos de 2º. Secretario, orador e 2º. Thesoureiro, respectivamente. Em seguida o sr. Vice-presidente em exercicio convida os srs. Virgolino Brazil e Guido Straube a reassumirem seus cargos de Presidente e 1º. Secretario, respectivamente. Concedida a palavra á qualquer dos prezentes, o sr Antonio Mattos Azeredo propõem como socio benemerito o sr. Dr. Nilo Cairo da Silva, Ex-secretario da Universidade do Paraná, como reconhecimento sincero aos seus inestimaveis serviços prestados á causa causa do Ensino Superior em nosso Estado, o que foi unanimente acceito. Nada mais havendo a tratar, são suspenços os trabalhos.

Curityba, 17 de Novembro de 1919.


ABO - Paraná