Carta Aberta aos Hobbistas

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

3 de fevereiro de 1976

Uma Carta Aberta aos Hobbistas

Para mim, a coisa mais crítica no mercado de hobby neste momento é a falta de bons cursos de software, livros e o próprio software. Sem bons softwares e um usuário que entenda de programação, um computador de hobby é desperdiçado. Será que softwares de qualidade serão escritos para o mercado de hobbistas?

Há quase um ano, Paul Allen e eu, na expectativa da expansão do mercado de hobbistas, contratamos Monte Davidoff e desenvolvemos o Altair BASIC. Embora o trabalho inicial tenha levado apenas dois meses, nós três passamos a maior parte do último ano documentando, melhorando e acrescentando recursos ao BASIC. Agora temos 4K, 8K, EXTENDED, ROM e DISK BASIC. O valor das horas de computador que utilizamos para isso ultrapassa $40.000.

O feedback que recebemos das centenas de pessoas que dizem estar usando o BASIC tem todo sido positivo. No entanto, duas coisas surpreendentes se destacam: 1) a maioria destes "usuários" nunca compraram o BASIC (menos de 10% de todos os proprietários da Altair compraram o BASIC), e 2) a quantidade de royalties que recebemos das vendas para hobbystas faz com que nossa dedicação ao Altair BASIC tenha nos rendido menos de $2 por hora.

Por que isso acontece? Como a maioria dos hobbistas deve saber, a maior parte de vocês rouba o software que utilizam. O hardware deve ser pago, mas o software é algo para compartilhar. Quem se importa se as pessoas que criaram o software são pagas?

Isto é justo? Uma coisa que você não faz ao roubar software é entrar em contato com a MITS por algum problema que você possa ter tido. A MITS não ganha dinheiro vendendo software. Os royalties pagos a nós, o manual, a fita e as despesas gerais apenas cobrem os custos. Uma coisa que você consegue, fazendo isso, é impedir que um bom software seja escrito. Quem pode se dar ao luxo de fazer um trabalho profissional por nada? Que hobbista pode dedicar o equivalente a 3 anos de trabalho programando, encontrando todos os bugs e documentando seu produto para distribuí-lo de graça? O fato é que, além de nós, ninguém investiu muito dinheiro no mercado de software para hobbistas. Escrevemos o 6800 BASIC, e estamos escrevendo o 8080 APL e o 6800 APL, mas há muito pouco incentivo para disponibilizar estes softwares para hobbistas. Mais diretamente, o nome do que você faz é roubo.

E os caras que revendem o Altair BASIC, eles não estão ganhando dinheiro com software de hobby? Sim, mas aqueles que são reportados a nós podem acabar perdendo. São eles que dão má fama aos hobbistas, e devem ser expulsos de qualquer reunião de clube em que apareçam.

Eu apreciaria cartas de qualquer um que queira nos pagar, ou que tenha uma sugestão ou comentário. Basta escrever-me para 1180 Alvarado SE, #114, Albuquerque, Novo México, 87108. Nada me agradaria mais do que poder contratar dez programadores e inundar o mercado de hobby com bons softwares.

Bill Gates signature (short).svg

Bill Gates
General Partner, Micro-Soft