Carta de Dom Pedro II para sua irmã Januária (7 de fevereiro de 1861)

Wikisource, a biblioteca livre

Petropolis 7 de Fevereiro de 1861

Cara Mana

Todos bons. As eleições forão mais socegadas do que se esperava e até no Ceará correu tudo bem.

A feição da nova Camara será moderada, e espero que o paiz comtinuara a aproveitar a sua tranquilidade. A renda publica apresenta melhor aspecto; as estradas de ferro vão dando lucro podendo em breve despensar a garantia de juros, a estrada de rodagem, que se pode dizer modelo, d´aqui até alem da fronteira de Minas estará prompta em Abril já dando boa renda e parte feita; embora outros melhoramentos progridem, e o paiz só precisa de paz para prosperar.

Tenho visto com grande prazer o procedimento heroico do rei de Napoles e de sua família e espero que sua causa será para grandes victimas. A Europa está bem barulhada os Estados-Unidos tambem achão-se ameaçados da cataclisma, e cada dia dou mais graças a Deus de ter nascido no nosso Brazil.

Agradeço-te muito os livros que me prometes e do que já tinha noticia pelos jornaes; e sempre que havendo alguma curiosidade literaria lembra-te de mim.

Lembranças e um abraço ao Luiz, e a todos os teus.

Adeus! Aceita agora o saudosissimo abraço de

Teu Mano do coração

Pedro

A secca na Bahia e n´outras provincias tem desapparecido e até havido inundações; portanto creio que a renda publica hade ser este anno muito melhor do que se receiava.