Carta de Dom Pedro II para sua irmã Januária (8 de julho de 1861)

Wikisource, a biblioteca livre

Cara Mana

Não ha novidade. As sucessões da Camara tem concorrido para aclarar o horizonte politico como bem da ordem e o ministerio tem maioria decidida.

A respeito dos negocios da Italia já sabes qual é minha opinião. A Monte de Cavour talvez concorra para mais prompto desenlace, mas poderá tornal-o dependente d´um cataclisma. Creio que a confederação dos antigos estados italianos, conservada sua autonomia, hade vir mas que venha sem mais derramamento de sangue deve ser o voto dos que tem coração.

Consta-me que o rei de Napoles deu-se da retirada do Santo Amaro; mas elle deve conhecer quaes meus sentimentos a seu respeito e distinguir o individuo da entidade politica alem d´isto o governo approva inteiramente o modo porque Santo Amaro procedeu de accordo com o desejo manifestado pelo rei. Se tiveres occasião de communicar ao rei o que acabo de dizer estimal-o-ei.

Já vi a photographia da estatua equestre de nosso Pae que julgo fará excelente vista sobre o pesdetal de granito em que talvez s´inaugure a 12 de Outubro d´este anno.

Manda-me sempre dizer o que tiveres visto de mais interessante n´essa Babylonia. Não te esqueces de trazer-me em dia com a litteratura italiana.

Adeus! Lembranças e um abraço ao Luiz e aceita outro saudoso de

Teu Mano do coração

Pedro