Em Tradução:Constituição da Coreia do Norte (1972)/Preâmbulo

Wikisource, a biblioteca livre

Preâmbulo

A República Popular Democrática da Coreia é a mátria socialista do Juche que há aplicado a idéia e a liderança do grão-líder, o Camarada Kim Il-sung.

O grão-líder, o Camarada Kim Il-sung, é o fundador da República Popular Democrática da Coreia e é o pai da Coreia socialista.

O Camarada Kim Il-sung criou a idéia imortal do Juche e, por organizar e liderar a luta revolucionária contra o Japão sob a bandeira dele, criou as tradições revolucionárias gloriosas e realizou a causa histórica da restauração de soberania nacional.

Pelo fundamento de estabelecer o base pela construção de um Estado soberano e independente nos campos político, económico, cultural, e militar, ele estabeleceu a República Popular Democrática da Coreia.

Ao haver proposto linhas orientadas até o Juche, o Camarada Kim Il-sung lidou sabiamente várias etapas de revolução e construção sociais para fortalecer e desenvolver a República em um país concentrado nas massas, além em um Estado socialista que é independente, auto-suficiente, e auto-dependente na defesa.

O Camarada Kim Il-sung elucidou os princípios fundamentais da construção do nação e das atividades do Estado, estabeleceu o melhor sistema de Estado e sociedade, os melhores forma de política e sistema e métodos de administrar a sociedade, e estabeleceu um base sólido pela prosperidade da mátria socialista e pela perpetuação e realização da causa revolucionária do Juche.

Considerando "o povo é meu Deus" como o seu aforismo, o Camarada Kim Il-sung sempre associou-se ao povo, devotou sua vida inteira pelo, e desenvolveu a sociedade inteira em uma família grande que é unida em uma mente pelo cuidar ao povo e lidá-lo pela sua política nobre e benevolente.

O grão-líder, o Camarada Kim Il-sung, é o sol da nação e a estrela-guia da reunificação nacional.

Considerando a reunificação do país coreano como o objetivo supremo da nação, o Camarada Kim Il-sung devotou todo o seu esforço e cuidado à realização dela.

Ele desenvolveu a República em um baluarte poderoso pela reunificação nacional.

Ao mesmo tempo, ele propôs o princípio fundamental e os caminhos para a reunificação nacional e desenvolveu o movimento pela reunificação nacional em um movimento para a nação inteira, abrindo a via para a realização da causa da reunificação nacional pelos esforços unidos da nação inteira.

O grão-líder, o Camarada Kim Il-sung, clarificou os ideais fundamentais da política externa da República Popular Democrática da Coreia.

Por isso, ele expandiu e desenvolveu as relações externas do país e assegurou que o prestígio da República fosse honrado.

Como estadista veterano no mundo, o Camarada Kim Il-sung abriu a nova época de independência, levou a cabo atividades energéticas pelos fortalecimento e desenvolvimento do movimento socialista e da movimento não-alinhado e também pela paz mundial e pela amizade entre os povos e fez uma contribuição eterna à causa da independência humana.

O Camarada Kim Il-sung era um génio em ideologia e teoria, um mestre em liderança, um comandante brilhante—sempre vitorioso e com uma vontade de ferro, um revolucionário e político extraordinário e um grão-homem.

A grã-idéia do Camarada Kim Il-sung e os grãos-feitos realizados sob a liderança dele são os tesouros eternos da revolução coreana e a garantia fundamental para a prosperidade da República Popular Democrática da Coreia.

Sob a liderança do Partido dos Trabalhadores da Coreia, a República Popular Democrática da Coreia e o povo coreano estimará o grão-líder, o Camarada Kim Il-sung, como o Presidente Eterno da República e realizará a causa revolucionária do Juche completamente por defender e desenvolver as idéias e os feitos do Camarada Kim Il-sung.

A Constituição Socialista da República Popular Democrática da Coreia chamará-se a Constituição do Kim Il-sung, a codificação da idéia orientada ao Juche e dos feitos no edifício de Estado do grão-líder, o Camarada Kim Il-sung.