Contos Tradicionaes do Povo Portuguez/As adivinhas em anexins

Wikisource, a biblioteca livre


105. AS ADIVINHAS EM ANEXINS

Um rei quiz experimentar o juizo de trez conselheiros que tinha, e indo a passear com elles encontrou um velho a trabalhar n'um campo, e saudou-o:

— Muita neve vae na serra!

Respondeu o velho com a cara alegre:

— Já, senhor, é tempo d'ella.

Os conselheiros ficaram a olhar uns para os outros, porque era verão, e não percebiam o que o velho e o rei queriam dizer na sua. O rei fez-lhe outra pergunta:

— Quantas vezes te ardeu a casa?

— Já, senhor, por duas vezes.

— E quantas contas ser depennado?

— Ainda me faltam trez vezes.

Mais pasmados ficaram os conselheiros; o rei disse para o velho:

— Pois se cá te vierem trez patos, depenna-os tu.

— Depennarei, real senhor, porque assim o manda.

O rei seguiu seu caminho a mofar da sabedoria dos conselheiros, e que os ia despedir do seu serviço se lhe não soubessem explicar a conversa que tivera com o velho. Elles, querendo campar por espertos, foram ter com o velho para explicar a conversa; o velho respondeu:

— Explico tudo, mas só se se despirem e me derem a roupa e o dinheiro que trazem:

Não tiveram outro remedio senão obedecer; o velho disse:

— Olhem: «Muita neve vae na serra», é porque eu estou cheio de cabellos brancos; «já é tempo d'ella», é porque tenho edade para isso. «Quantas vezes me ardeu a casa?» é porque diz lá o dictado: «Quantas vezes te ardeu a casa? Quantas casei a filha.» E como já casei duas filhas sei o que isso custa. «E quantas vezes conto ser depennado ?» é que ainda tenho trez filhas solteiras e lá diz o outro:

Quem casa filha
Depennado fica.

Agora os trez patos que me mandou o rei são vossas mercês, que se despiram e me deram os fatos para explicar-lhes tudo.

Os conselheiros do rei iam-se zangando, quando o rei appareceu, e disse que se elles quizessem voltar para o palacio vestidos que se haviam ali obrigar a darem trez dotes bons para o casamento das outras trez filhas do velho lavrador.

(Porto.)




Notas[editar]

105. As adivinhas em anexins. — Nos Adagios, do Padre Antonio Delicado, do seculo XVII, vem estes anexins a pag. 44, o que nos determina certa antiguidade da facecia. Ha uma variante nos Contos infantis.