Descobrimento Prodigioso e suas Incalculaveis Consequências para o Futuro da Humanidade/Passeio pela França

Wikisource, a biblioteca livre
VII
PASSEIO PELA FRANÇA

Aos dezoito de Junho publicou o Universel um aviso concebido nos seguintes termos :

«A segunda prova publica da locomoção aerea começarà no domingo vindouro, vinte e dois de Junho.

Tem por principal objecto verificar publicamente a velocidade que pode dar este genero de locomoção, e mostrar ás provincias o que Pariz já vio. O navegante aereo ficará muito agradecido ás companhias de estradas de ferro, si houverem por bem confirmar os seus documentos concorrendo assim para dar-lhes um caracter irrefragavel de certeza e authenticidade. Em razão da uniformidade de horas adoptada nas linhas de estradas de ferro, marcará pelos relogios das estações as horas exactas de su as chegadas e partidas.

Não pode dizer d'ante-mão em que momento exacto chegará a cada estação, mas póde annunciar as horas da partida. Conviria que no instante em que deixasse uma cidade, estivessem prevenidos e attentos o chefe da estação e mais alguns empregados d'aquella para onde se dirigisse afim de formarem uma especie de auto do momento preciso de sua chegada.

São estas as informações que pode dar agora do seu itinerario :

Domingo 22 de Junho, ás 7 horas da manhã : partida do obelisco. Evoluções em Pariz. A's 8 horas : partida da estação da estrada de ferro de Lyão.

Chegada a Dijon. Exercicios. A's dez horas : partida para Lyão.

Chegada a Lyão. Desapparecimento momentaneo. Reapparecimento ás onze horas e meia. Evoluções. A' uma hora : partida para Marselha.

Chegada a Marselha. Evoluções. A's quatro horas : partida para Nîmes.

Chegada a Nimes. Exercicios. A's seis horas : partida para Narbonna.

Chegada a Narbonna. Desapparecimento momentaneo. Segunda-feira 23, ás sete horas, evoluções em Narbonna. A's 8 horas partida para Tolosa.

E assim continuava o itinerario indicando como estações successivas Tolosa, Bayona, Bordeaux, Tours, Nantes, Rennes, Ruão, Lille, Strasburgo, Nancy e Pariz.

As companhias de estradas de ferro, cumpre dizel-o, não acolheram com enthusiasmo o pedido que se lhes fez. Não lhes traria a ruina esse sinistro navegante aereo, como tinham feito ás diligencias e carros de posta? E' certo que esse mysterioso systema de locomoção, só se apresentava por ora applicado ao transporte de uma pessoa de cada vez e não se sabia si o preço subido por que sahia e os riscos o reduziriam a méra curiosidade, sem applicação na pratica. Mas tambem podia ser que fosse praticavel e barato ; assim como que fosse bom para transportar barquinhas e até verdadeiros navios aereos. Si assim fosse, as estradas de ferro se veriam em breve tempo abandonadas, arruinada a fazenda dos seus accionistas, e sem emprego um immenso pessoal. O mercado de acções se conservava paralysado, e si não havia ainda baixa era porque os possuidores não tratavam do futuro para vende-las em porção e por qualquer preço. Mas os homens mais prudentes começavam de consultar comsigo, si não seria conveniente, desfazer-se d'ellas com cautela. Todavia as companhias se compenetraram de que para o exito da invenção bem pouco importava que lhe mostrassem bom ou mào acolhimento. O máo rosto que fizessem em nada influiria e só daria como resultado patentear sentimentos ridiculos, tolos e mesquinhos. Demais eram ellas as mais interessadas em saber ao certo o que tinham de temer da concurrencia futura. A verificação exacta da velocidade lhes era por isso da maxima importancia. Resolveram portanto ordenar a seus agentes que marcassem com a mais rigorosa precisão as horas, minutos e segundos da chegada e partida em cada estação e redigissem relatorios circumstanciados de tudo que podessem observar.

Começou a viagem no dia e horas annunciados. Pelo effeito produzido por occasião da primeira prova se pode ajuisar da affluencia e apertões do povo em Pariz e em todas as cidades indicadas no itinerario. O Universel andava já pelos ultimes confins da França, e nenhuma outra gazeta se podia eximir, sob pena de perder todos os assignantes, de reproduzir ou resumir os publicados de que colhia as primicias o afortunado collega. Todos sabiam portanto quaes cidades devia visitar o navegante aereo. As demais, assim como o campo, ficaram desertas. Da Allemanha, Suissa, Italia, Hespanha, Inglaterra e Belgica affluiram curiosos. Nunca Dijon, Lyão, Marselha e todas as cidades em que estava annunciada alguma demora, viram tamanha concurrencia. Alugava-se um quarto por dois dias pelo preço d'um anno. E' desnecessario entrar aqui nas particularidades das disposições que fez X. Nagaer por intermedio de seu administrador, quanto ás suas refeições e lugar de estada durante a noite, para não se arriscar a ser conhecido. O importante é a verificação da velocidade.

O chefe da estação de Pariz e alguns outros empregados que o cercavam verificaram que o navegante, chegado à estação poucos minutos antes de oito horas, trazia além da meia mascara uma mascara de vidro ; certamente para resguardar o rosto e os olhos da impressão do ar cortado com extrema rapidez. Deu alguns giros e partiu de Pariz ás oito horas em ponto. Avisou-se immediatamente pelo telegrapho à estação de Dijon.

N'essa cidade o viram apparecer e endireitar logo para o relogio e apontar-lhe o mostrador. Eram nove horas e vinte e quatro minutos.

Mais tarde se soube dos machinistas, foguistas e viajantes dos trens que encontrára no caminho ou deixára atráz, assim como dos empregados das estações intermedias, que seguira sempre por cima da linha ; do que se concluiu que teria chegado pelo menos dez ou doze minutos antes, si tivesse ido em linha recta.

Demorou-se em Dijon mais de meia hora e d'alli partio,como tinha annunciado,ás dez horas em ponto. Chegou a Lyão ás dez horas e cincoenta minutos : — eram cento e noventa e sete kilometros percorridos em cincoenta minutos.

O resto da viagem foi n'essa mesma proporção

D'ahi resulta a velocidade media de duzentos e quarenta kilometros ou sessenta legoas por hora, quatro kilometros ou uma legoa por minuto, cerca do quadruplo da grande velocidade ordinaria das estradas de ferro, proximamente um septimo da velocidade que leva a balla ao sahir da peça para a qual se admitte de 400 a 500 metros por segundo, o que corresponde a 25 ou 30 kilometros por minuto, cerca de 400 legoas por hora.

Com tal velocidade podia-se sahir de Pariz e chegar : a Londres em uma hora e quinze minutos ; a Madrid em cinco horas e vinte e quatro minutos ; a Roma em cinco horas e vinte e cinco minutos ; a Vienna em cinco horas e cinco minutos ; a Berlim em tres horas e quarenta e cinco minutos ; a S. Petersburgo em onze horas e um quarto e a Moscou em doze horas e desesseis minutos.

Podia-se fazer uma volta em torno do globo em seis dias, onze horas e quarenta minutos. Attingia-se quasi a um sexto da velocidade da superficie da terra na sua rotação. O homem que partisse de um ponto do Equador n'um domingo de manhã por exemplo e se dirigisse para oeste, estaria de volta ao mesmo ponto no sabbado á tarde. Notando pórem que ganharia um dia em caminho como acontece em toda viagem n'esse sentido em torno do Equador. Para o viajante seria sexta-feira o dia da chegada e sabbado para os habitantes do ponto de partida ; esses teriam visto seis poentes ao passo que o viajante, só teria visto cinco.

O Universel publicou uma noticia minuciosa da viagem. Emprazou as companhias de estradas de ferro para contradizerem ou affirmarem a verdade dos factos pelas informações de seus agentes. A principio as companhias callaram-se ; mas o Universel teimou com tanta insistencia, que por fim lhe dirigiram notas muito breves declarando que as informações que tinham recebido não appresentavam differença muito grande do que se tinha publicado.

A inquietação entrava-os deveras. Já ia apparecendo alguma baixa nas acções. Por ora era cousa de pouco cuidado, mas bastaria talvez que visse o povo no ar uma barquinha dirigida por esse inventor de má morte, para que se declarasse terror panico e sobreviesse a ruina total.

Outro artigo do Universel, accrescentando-lhes receios pelo futuro, veio tirar-lhes os cuidados pelo presente ; annunciava que a proxima experiencia publica, por via dos preparativos que exigia, só teria logar pelos fins de Agosto.