Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/V

Wikisource, a biblioteca livre

     Valariano Fr. Relegiozo de S. Paulo prim.ro Eremita.

     Vicente Freire de Faria natural de Lx.ª

     Vicente Ignacio natural da V.ª de Setubal tocava muito bem Rabeca, e compos varias obras de Muzica, faleseo no seculo de 700.

     Vicente Lusitano natural da V.ª de Olivença na Província Transtagana Presbítero do Abito de S. Pedro insigne Proffesor de Muzica a qual ensinou em Italia nas Cid.es de Padua, e Viterbo compos em a Lingua Italiana a obra intitulada Introdução Felessicima de Canto chão, canto figurado, contraponto simples, e consertado com regras geraes p.ª fazer fugas a 2, 3, 4 e mais vozes, cuja obra se imprimio em Veneza no anno de 1561 em quarto grande na officina de Francisco Rappazeto, e ao depois foi traduzida em Portugues pelo Conigo Bernardo da Fonseca em o anno de 1603, e a deo ao chantre de Evora Manoel Severim de Faria. Vicente Raymundo natural de V. Viçosa M.e da Cappela em a Sé de Olivença, compos hum Stabat Mater em Muzica, e huma Missa.

     Victorino.

     Victorino José da Costa natural de Lx.ª Monge de S. Bento, com o nome de Fr. Victorino de S. Gertrudes, foi m.tos perito na Gramatica Latina, Pouzia vulgar, Muzica, Matematica, Astrologia, Historia Ecleziastica, e secular, em todas estas sciencias escreveo, e imprimio obras como se pode ver na Bibl. Luzitana Tom. 3 fol. 789 e 791.

     Victorino José de Paiva, Presb. do abito de S. Pedro natural de Evora.