Discurso do Presidente José Sarney ao empossar o ministério (15 de março de 1985)

Wikisource, a biblioteca livre

15 DE MARÇO

PALÁCIO DO PLANALTO, BRASÍLIA-DF

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE JOSÉ SARNEY, NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, AO EMPOSSAR O MINISTÉRIO


Eu estou com os olhos de ontem. E ainda prisioneiro de uma emoção que não se esgota. O Deus da minha fé, que me guardou a vida, quis que eu presidisse a esta solenidade. Ele não me teria trazido de tão longe, se não me desse também, na sua bondade, as virtudes da paciência, do equilíbrio, da coragem, do idealismo, da firmeza e da visão maior das nossas responsabilidades perante esta Nação e sua História.

Na forma da Constituição Federal assumi a Presidência da República, na impossibilidade de fazê-lo o Senhor Presidente Tancredo de Almeida Neves, a quem, tenho absoluta certeza, dentro de poucos dias entregarei o Governo na forma da Constituição e das Leis, no desejo e vontade do povo brasileiro.

Os nossos compromissos, meus e dos Senhores agora empossados, são os compromissos do nosso líder, do nosso comandante, do grande estadista Tancredo Neves, nome que constitui a bandeira de união do País.

Exerceremos os nossos deveres, eu e os Senhores, como escravos da Constituição, das Leis, do Povo e dos compromissos da Aliança Democrática, compromissos estes que com determinação jamais abandonaremos, das mudanças e das transformações.

Desejo a todos os Senhores Ministros êxito em suas tarefas. Declaro empossado o Ministério e encerrada esta solenidade.