Discussão:Cantos populares do Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre

Todo este material pertence ao primeiro volume do livro Cantos populares do Brasil de Silvio Romero. A obra completa se constitui de 3 volumes. A ortografia foi mantida conforme a do autor, portanto deve-se tomar cuidado para que ninguém as corrija, pensando que são erros de ortografia. (Vide xorar com X, para poder constar na letra X dos ABCs).

Falta fazer a categorização de todo o material, o que se ninguém fizer eu o farei ao final.

Zimbres 01:03, 11 Abril 2007 (UTC)

A categorização eu mesmo farei a seguir, através de meu bot. No entanto, se me permite, farei algumas observações.
  1. A nomenclatura para a página da introdução está correta (Cantos populares do Brasil/Introdução). No entanto, para os cantos em si, não estavam. Os cantos são produtos culturais/obras que existem independentemente da antologia do Sílvio Romero existir, logo, o afirmado em WS:TIT#Obras dentro de Obras também vale para eles. Acabo de mover por bot os cantos já adicionados para seus títulos corretos e estarei em seguida concertando os links dos mesmos.
  2. Caso Sílvio Romero tenha feito comentários sobre tais cantos além da introdução geral, não hesite em adicioná-los. Toda obra dele já se encontra em D.P., inclusive suas notas de rodapé. Se precisar de ajuda de formatação nisso, basta consultar Ajuda:Notas.
  3. Deixo abaixo um formulário no estilo dos disponíveis em WS:NEWPRO e WS:NEWPOE, a fim de facilitar novas inclusões feitas por você. Através dele, bastará:
    1. Na linha do formulário, forneça o título do canto; clique em Próximo passo
    2. Na tela a seguir será exibida uma página pré-preenchida. Insira entre as tags <poem> o texto do canto. Na linha notas, após o término da tag de {{integra}}, insira comentários que desejar sobre o canto (tal como veio fazendo, de inserir a região de onde ele foi coletado.
    3. Clique em salvar. Será gravada a página totalmente formatada, incluindo as categorias.
Não é obrigado a utilizar tal modo, pode continuar fazendo da forma como vem fazendo até aqui, mas fica a sugestão caso considere que ele te facilite. Lugusto 20:24, 20 Abril 2007 (UTC)



Caro Lugusto:

Estou usando sua forma e está facilitando muito. Quanto às notas de Sílvio Romero, eu não vou colocar,por que estou me baseando numa edição da Editora José Olympio, comentada por Câmara Cascudo, e está muito difícil separar o que é comentário dele e o que é original do S.Romero. Na dúvida preferi não me arriscar a desrespeitar direitos autorais. Espero que alguém consiga consultar a primeira edição e acrescente estas notas. Muitas realmente fazem falta, pois sem elas fica difícil entender o que a cantiga quer dizer. Há um palavreado muito regional e antigo, ao qual não estamos acostumados.

Obrigado pela ajuda!

Zimbres 10:11, 21 Abril 2007 (UTC)