Discussão:Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O preâmbulo define toda a filosofia adotada pelo poder constituinte originário na elaboração da carta de 1988. Importante aspecto a ser lembrado é de que o Supremo Tribunal Federal não admite o conteúdo do preâmbulo como normal aplicável, entendendo-o somente com mera promessa dos constituintes originários.

Texto original[editar]

Manter aqui o texto original, sem as emendas constitucionais, não vai contra a idéia básica de wiki? O Wikisource não deveria manter sempre a versão mais atualizada do texto? Sempre será possível ver as versões anteriores do texto via as próprias ferramentas de histórico.

O texto, da maneira como está armazenado hoje, está desatualizado, tendo finalidade apenas histórica. --CrisDias 22:29, 27 Dezembro 2006 (UTC)

E sempre existirá alguém atento a todas as alterações legislativas para atualizar tanto a constituição brasileira quanto qualquer outra legislação de outro país? Acredito que parte do tempo pode até ter, mas na maior parte não terá. As emendas constitucionais podem (e devem) ser adicionadas em página à parte, com o devido trecho que foi alterado possuindo uma nota de rodapé avisando do trecho ter sido alterado e com link para a página com a emenda constitucional. Vale lembrar, ainda, que é possível comparar por histórico pela versão do Wikisource armazenada nos servidores da Fundação Wikimedia. Redistribuições que forem feitas podem não conter a opção de ver a versão anterior de uma página. Lugusto҉ 23:32, 27 Dezembro 2006 (UTC)
Sim, é verdade. Há que se pensar sobre isso. Mas eu não falei que ia ser fácil. Só acho que a maneira como a informação está organizada é mais complicada. Hoje uma emenda deve ir para o verbete específico. Isso demanda mais detalhes do que simplesmente alterar o verbete da constituição colocando como nota "Emenda Constitucional ___". Botei a sugestão porque acho que o Wikisource seria uma ótima fonte de consulta e discussão sobre a constituição e outras leis. (principalmente discussão, links, etc.) Mas realmente isso precisa ser bem pensado. Um bom início seria substituir a nota atual "Este é o texto da Constituição tal como foi aprovado em 1988" por algo tipo "este texto corresponde à versão da Constituição e suas emendas em __/__/__. Você pode contribuir atualizando emendas constitucionais" etc etc. --CrisDias 15:00, 28 Dezembro 2006 (UTC)
Talvez aparente ser difícil pelo que você disse: falte informações de como contribuir com inserções de atualizações do texto. Pensarei em algo sobre a sua idéia durante esses dias da virada de ano e tentarei aparecer com alguma novidade assim que possível (felizmente o Wikisource anda crescendo bem rapidamente, e a cada crescimento aparece alguma coisa para fazer para o deixar melhor). Lugusto҉ 16:18, 28 Dezembro 2006 (UTC)

Porque não atualizar?[editar]

Concordo com o CrisDias. Até hoje os artigos sobre "Emendas constitucionais" não foram criados.
Porque não atualizar o texto principal? Proponho a remoção do cabeçalho "Este é o texto da Constituição tal como foi aprovado em 1988. Alterações feitas posteriormente ao mesmo deverão ser consultadas ...." pelos seguintes motivos
- cada nova inclusão oficial de Emenda fica registrada, não se perde o texto original. Esses registros das alterações ficam também no artigo Wikisource. A própria Constituição (o documento que a Casa Civil mantém na web) está atualizado
- está sendo criada/aperfeiçoada uma predefinição "citar Constituição 1988 (Wikisource)", que vai ajudar muito nas edições de artigos que a citem. Se este artigo estiver desatualizado, vai se perder esta ferramenta.
- editar não é tão difícil e pode ser feito gradualmente, à medida que vão se encontrando desatualizações. Penso que é melhor um artigo "meio" desatualizado do que "todo" desatualizado. Alem disso tudo, um detalhe, no artigo Wikisource, todos os artigos constitucionais têm a opção "editar"
PauloMSimoes (discussão) 21h46min de 15 de julho de 2013 (UTC)