Wikisource:Sobre: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Bot: Modificando Categoria:Wikisource
m ampliando ao copiar metade do verbete da wikipédia sobre o Wikisource (escrito por mim mesmo); é interessante depois procurar diferençar os dois textos
Linha 1: Linha 1:
O '''Wikisource''' — a biblioteca livre — é um projeto da [[:w:Wikimedia Foundation|Wikimedia Foundation]] que, de forma colaborativa, reúne um conjunto de textos que possuam valor histórico-cultural e que sejam compatíveis com a licença [[WS:GFDL|GFDL]].
O '''Wikisource''' é uma ''Biblioteca Livre'' de textos fonte que, ou se encontram em [[w:Domínio público|domínio público]], ou sob a [[w:GNU Free Documentation License|GNU Free Documentation License]]. '''Wikisource''' é um projecto oficial da fundação [[w:Wikimedia|Wikimedia]] e um projecto irmão da [[w:Wikipédia|Wikipédia]], ''A enciclopédia livre''.

A intenção do projeto é tornar disponível a um público amplo [[:w:documento histórico|documentos históricos]], obras literárias e científicas, dentre outros materiais que possam ter valor histórico ou cultural. São descartados materiais inéditos ou de autores poucos conhecidos. Veja mais em [[Wikisource:O que o wikisource inclui]].

No entanto, apenas obras compatíveis com a licença GFDL podem ser disponibilizadas no Wikisource. Obras que possuam proteção de direitos autorais ou restrições de uso devem ser eliminadas o quanto antes do sítio. Tal política de direitos autorais acaba fazendo com que traduções de obras que já estejam em [[w:domínio público|domínio público]] não sejam muito freqüêntes em tal projeto; no entanto, a tradução feita por um indivíduo ou por um grupo de obras tidas como relevantes é estimulada, sendo este um dos diferenciais do Wikisource em comparação com outras bibliotecas virtuais.

Outro ponto de diferenciação com outros acervos, além do uso livre dos textos e do estímulo à tradução, é que, por se tratar de uma wiki, qualquer pessoa pode digitalizar textos em domínio público que não se encontrem na Internet e os disponibilizar através do Wikisource.

As obras digitalizadas podem, ainda, receber notas de rodapé com esclarecimentos sobre determinados trechos das mesmas, ou links em determinadas palavras que remetam o leitor a outro projeto da Wikimedia, como, por exemplo, verbetes da [[w:Wikipédia|Wikipédia]] ou do [[:w:Wikcionário|Wikcionário]].


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 01h31min de 10 de julho de 2006

O Wikisource — a biblioteca livre — é um projeto da Wikimedia Foundation que, de forma colaborativa, reúne um conjunto de textos que possuam valor histórico-cultural e que sejam compatíveis com a licença GFDL.

A intenção do projeto é tornar disponível a um público amplo documentos históricos, obras literárias e científicas, dentre outros materiais que possam ter valor histórico ou cultural. São descartados materiais inéditos ou de autores poucos conhecidos. Veja mais em Wikisource:O que o wikisource inclui.

No entanto, apenas obras compatíveis com a licença GFDL podem ser disponibilizadas no Wikisource. Obras que possuam proteção de direitos autorais ou restrições de uso devem ser eliminadas o quanto antes do sítio. Tal política de direitos autorais acaba fazendo com que traduções de obras que já estejam em domínio público não sejam muito freqüêntes em tal projeto; no entanto, a tradução feita por um indivíduo ou por um grupo de obras tidas como relevantes é estimulada, sendo este um dos diferenciais do Wikisource em comparação com outras bibliotecas virtuais.

Outro ponto de diferenciação com outros acervos, além do uso livre dos textos e do estímulo à tradução, é que, por se tratar de uma wiki, qualquer pessoa pode digitalizar textos em domínio público que não se encontrem na Internet e os disponibilizar através do Wikisource.

As obras digitalizadas podem, ainda, receber notas de rodapé com esclarecimentos sobre determinados trechos das mesmas, ou links em determinadas palavras que remetam o leitor a outro projeto da Wikimedia, como, por exemplo, verbetes da Wikipédia ou do Wikcionário.

Ver também