Ajuda:Adicionando textos: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas Blade (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de Macielbrolim (disc) para a última versão por Giro720
Linha 4: Linha 4:
Abaixo estão resumidos os procedimentos básicos de inserção de novos textos. Não se esqueça de conferir outras páginas da documentação e de políticas, para se certificar de que está fazendo tudo corretamente.
Abaixo estão resumidos os procedimentos básicos de inserção de novos textos. Não se esqueça de conferir outras páginas da documentação e de políticas, para se certificar de que está fazendo tudo corretamente.


== Adicionando um novo texto ==
MBR83 foi criado por Maciel B. Rolim em 2010 com o objetivo de transmitir e informar as pessoas sobre todo tipo de informação, entretenimentos notícias atuais e muito mais. O site é atualizado diariamente levando os internautas a ficarem cada dia mais informados sobre todo tipo de notícias tanto locais quanto nacionais. No MBR83 você saberá de tudo que acontece no Brasil e no mundo.
=== Pontos a considerar antes de começar ===
Saber o que o usuário do MBR83 deseja, e provê-lo de informação relevante: esse é o desafio do MBR83. O MBR83 tem recebido muitos e-mails com os mais variados tipos de pedidos, comentários, elogios e críticas. É a partir deles que vai construindo e redirecionando-o de acordo com a análise e aceitação de sugestões e verificação de pontos de interesse, de modo que, somando-se as habituais pesquisas, vai adicionando novas seções e incluindo novos conteúdos.
* Apenas textos escritos ou traduzidos em língua portuguesa podem ser inseridos no Wikisource lusófono. São aceitos textos em qualquer variação regional do idioma (Portugal, Brasil), textos escritos por seus autores fora da forma culta ou convencional do idioma e textos de variações e grafias antigas da língua portuguesa (inclusive do [[:w:galaico-português|galaico-português]], por exemplo), mas, apenas em língua portuguesa. Textos em outros idiomas devem ser colocados em wikis específicas a eles, ou no caso de algum idioma não possuir um Wikisource, no Wikisource Multilingüe. Veja [[:oldwikisource:|todos os idiomas disponíveis no Wikisource]].
A idéia de escrever textos e artigos sobre temas variados surgiu das respostas que tem escrito a muitos e-mails. Aprecia muito escrever, e percebe que, em algumas situações, a sugestão de um tema da internet (mesmo que sob análise criteriosa) não supre a necessidade de informação do interlocutor.
* Verifique o estado de copyright do texto. Obrigatoriamente, ele deve estar sob uma licença livre e compatível com a [[WS:GFDL|GFDL]]. Veja [[Ajuda:Copyright]] para mais informações.
Apresentar, então, alguns textos e artigos que pretendem discutir questões dessa atividade tão glamurosa quanto controvertida que é o MBR83. Nesses textos, tem como intuito complementar as informações do site, oferecendo um material de apoio e pesquisa por meio de artigos e textos da autoria que irão tratar de temas que suscitem discussões sobre tudo e atendam a todo o tipo de requisição e questionamento relevantes ao mesmo.
* Se certifique de que o material que pretende inserir esteja de acordo com [[Wikisource:O que o Wikisource inclui|a nossa política de inclusão]]. Em casos de dúvidas, [[Wikisource:Café dos novatos|pergunte a alguém]].
Desse modo, pretende ajudar não só a internautas (que tem sido um dos públicos que mais tem fornecido retorno e com quem tem trocado bastante informação), mas também discutir e conversar sobre aspectos e temas interessantes da internet, sua influência em nosso meio, a todos que fazem uso do MBR83.
* Tome cuidado com a codificação de caracteres. Se certifique de que letras acentuadas e outros possíveis símbolos especiais sejam visíveis de forma normal ao inserir o texto no Wikisource.
O mais importante é que esse canal funcione em duas vias, portanto, a ‘alimentação' vinda pelo leitor é mais do que necessária e bem-vinda.
* Consulte o [[WS:LE|livro de estilo]] para normas e convenções de formatação e nomenclatura de páginas.
Os leitores podem se sentir à vontade para sugerir novas categorias para o MBR83, novos temas para os artigos, discordar, concordar...enfim, acima de tudo discutir sobre tudo e apontar o que há de melhor para atingi-lo através da internet.


=== Procedimentos básicos ===
Inserir um material no Wikisource pode ser um processo um tanto complicado. Não se espera que usuários novatos saibam absolutamente tudo, que dominem todos os procedimentos. Mas, existem alguns pontos a serem observados antes de inserir textos novos.


# Verifique se por acaso o material já não está presente no Wikisource. Tente fazendo uma [http://www.google.com/search?q=site:pt.wikisource.org pesquisa dentro do site do Wikisource através do Google] pelo título, autor, ou algumas linhas aleatórias do texto. Se você encontrar a página sobre o autor, verifique por ela se a obra já não foi disponibilizada por outra pessoa.
MBR83 Parceria na Internet!
# Se aparentar que o Wikisource ainda não tenha a obra, digite o título na caixa de pesquisa visível no menu lateral de todas as páginas, clique em 'Ir' e, em seguida, em 'editar'. (Lembre-se de verificar no [[WS:LE|livro de estilo]] para convenções de títulos e formatação.)
Todo caminhar pode ser mais suave e gratificante, se feito em parceria. Vinicius e Tom Jobim, Chico Buarque e Nara Leão, João Bosco e Aldir Blanc... vejam alguns bons exemplos de união de gênios criativos que resultaram em brilhantes parcerias. Aliás, diga-se de passagem, que parcerias - sejam na co-autoria de canções ou em repertórios criados especialmente para uma determinada voz, sejam no descobrimento e divulgação de compositores todavia desconhecidos, - foram fundamentais para o posicionamento definitivo de referências musicais que hoje conhecemos.
# No topo da página, adicione a predefinição {{tl|navegar}} (veja detalhadamente [[WS:NAV|como a utilizar]]).
# Adicione o texto abaixo dela, formate como achar adequado, e clique em salvar.
Mas porque estou fazendo referências musicais sobre esse tema? Para mostrar, de maneira clara e objetiva o quanto pode ser saudável a reunião de pessoas, entidades ou instituições que se reúnem para um fim de interesse comum. Os exemplos acima são poucos, diante do universo de felizes casos em que essa prática fez a diferença ou que, em alguns casos, foi a única solução possível, em meio às dificuldades impostas pelas conjunturas da época.

{{aviso genérico|Existem ferramentas que podem te ajudar a [[Wikisource:Ferramentas para novos poemas|inserir novos poemas]] e a [[Wikisource:Ferramentas para novos textos em prosa|inserir novos textos em prosa]].}}
Atualmente, encara-se a parceria como estratégia fundamental para a criação e desenvolvimento de negócios na área de tecnologia avançada. Dadas as suas características setoriais, a parceria nessa área é essencial por facilitar a provisão de recursos diferenciados que seriam impossíveis de serem obtidos por um só parceiro.

=== Procedimentos avançados ===
Entre as questões básicas da parceria, devemos entender que esta é entendida como uma relação entre partes que devem manter sua liberdade de ação, mas concordam em colaborar na realização de alguns objetivos comuns, dado que a colaboração é vista como vantajosa em relação à ação individual.
Nós não esperamos que um usuário novato faça todos os procedimentos a seguir, já que são um tanto complicados. Se você seguir corretamente os procedimentos indicados acima, um usuário mais experiente poderá fazer o restante para você.
# Se certifique de que a {{tl|navegar}} foi colocada de forma adequada. Com exceção dos casos em que um autor não possui uma página específica (hinos nacionais, por exemplo), se certifique que a página de autor exista. Se não, dê uma procurada se ela não existe sob alguma variante de nome. Caso acabe por não encontrar, crie uma usando a predefinição {{tl|autor}} (se procura instruções detalhadas sobre ela, pode dar uma olhada [[Wikisource:Minibiografias|aqui]])
Como requisitos para a implementação de parcerias deve-se ter clara a necessidade de se estabelecer objetivos decididos em comum acordo entre todos os parceiros e uma estrutura precisa sobre a qual o grupo de trabalho possa focalizar suas atividades.
# Se certifique de que o autor está listado na [[Autor:A|lista em ordem alfabética]]. Se não está, liste-o.
# Adicione o material em qualquer [[Especial:Categories|categoria]] que você acredite ser aplicável.
Para seu sucesso, uma parceria depende da disposição das partes envolvidas em dividir e se motivar. O planejamento de uma ação em conjunto deve resultar em valores compartilhados pelos grupos envolvidos, que possam superar as desconfianças e/ou resistências que tendem a existir sobre a divisão de informações e responsabilidades pelas atividades, que possam não ser de interesse imediato de uma parte individual. Em relação aos fatores motivacionais, o dinheiro é um dos mecanismos mais óbvios para se motivar parceiros, mas se este recurso se torna a questão chave do processo, a parceria tende a desaparecer.
# Se for um trabalho extenso, o divida em mais de uma página, de acordo com os critérios explicados no livro de estilo.
# Insira negrito e itálico conforme for necessário. Se necessitar usar algum outro caractere especial, utilize o box de caracteres especial visível no fim de cada tela de edição.
Quando falo em 'partes' ou 'grupos' envolvidos, faço-o porque acredito que a parceria é uma ferramenta que permite aliar esforços em prol de um objetivo em comum. Isso se faz entre pessoas, empresas e até mesmo em sites na Internet. Na internet, o fechamento de parcerias pode resultar em diversas vantagens e ótimos resultados.

[[Categoria:!Informações para iniciantes| ]]
Não tenha dúvidas de que o visitante do seu site freqüenta diversos outros sites similares ao seu. Dependendo do tipo de conteúdo que você oferece, o leque de sites relacionados pode ser imenso. Se você tem um site de conteúdo muito especializado onde existem poucos sites que falam do assunto, a parceria é uma ótima maneira de aumentar o tráfego de ambos.

[[ar:مساعدة:إضافة نص]]
Mas como fazer uma parceria com um site que oferece o mesmo tipo de conteúdo que você? E a concorrência? Não podemos aplicar na Internet o mesmo conceito de concorrência que se aplica em televisão, jornal ou revista. Na Internet o mesmo visitante que freqüenta o seu site freqüenta o do seu concorrente em busca das informações que vocês geram. Se você possui um site que apenas provê conteúdo, esqueça esse negócio de concorrente e se preocupe em montar uma rede de sites que fornecem o mesmo tipo de conteúdo. Assim todos serão beneficiados.
[[da:Hjælp:Tilføje tekster]]
[[en:Help:Adding texts]]
Tribo Doze e Artenarede, duas empresas da área de internet, e situadas em cidades diferentes, por exemplo, tem unido os diferenciais e potencialidades de cada empresa para a geração de sites e projetos de altíssimo nível, onde cada detalhe é especificamente tratado por cada uma das partes envolvidas, gerando bons resultados para ambas as empresas.
[[fr:Aide:Guide du nouveau contributeur]]
[[ro:Ajutor:Adăugarea textelor]]
Agora, se você possui um site que comercializa algum tipo de serviço, a situação muda. Deve-se procurar parcerias com sites que atuam em segmentos paralelos ao seu e que de certa forma complementam o que você oferece.
[[vi:Wikisource:Viết trang mới]]
[[zh:Wikisource:如何提交文章]]
Também é possível montar vários outros tipos de parcerias. Na parceria de conteúdo, o material gerado em seu site, e que pode ser interessante para os visitantes de outros, pode ser oferecido a outros sites, em troca de divulgação (que pode ser feita por meio de banner ou um link). Se o seu site tem como principal finalidade gerar e divulgar conteúdo sobre um determinado segmento com o objetivo de gerar receita a partir do seu tráfego, a parceria de conteúdo é perfeita.
Na parceria promocional, a união de dois ou mais sites prevê a realização de alguma promoção que beneficie os visitantes dos sites, que pode ser feita através da realização de concursos, sorteios, descontos, etc. Há vários mecanismos e estratégias que permitem um aumento de visitação e, desse modo, obter a oportunidade de receber informação e resultados oriundos das visitações desses usuários. Mais visibilidade, mais divulgação, mais conhecimento sobre o seu público. Este tipo de parceria é perfeito para ser realizado entre sites de conteúdo e de comércio eletrônico.
A parceria de indicação é uma das mais simples de ser feita e dá resultados surpreendentes. Em parceria, você passa a indicar os serviços e conteúdo de um site e este também passa a indicar o seu conteúdo e serviços a seus visitantes. Existirá neste caso uma troca de tráfego. Este tipo de parceria é interessante para sites que oferecem conteúdo, produtos e serviços complementares ao seu. Pois haverá tráfego de visitantes partindo de um ponto ao outro gerando benefícios para os dois sites. E a partir deste tipo de parceria podem nascer outros tipos como os citados neste artigo.
É importante salientar, entretanto, que para uma boa parceria é preciso escolher e identificar bons parceiros. Para isso você deve observar vários itens:
1. procure conhecer bem o perfil do seu visitante e saber que tipo de informação e benefício ele tem interesse e que outros tipos de sites visita.
2. avalie se o seu parceiro tem potencial para lhe oferecer os mesmos benefícios que você estará oferecendo a ele. Os benefícios devem ser mútuos.
3. cuidado com a imagem da sua empresa. Quando você se une com outro site ou empresa para promover uma parceria você estará unindo a sua imagem com a imagem dele ou dela perante os visitantes. Na Internet, se você escolhe um site que trata mal seu público, tem um design de péssima qualidade, um site mal desenvolvido isso poderá ser prejudicial a você. Em uma parceria você agrega a sua marca todas as qualidades e também defeitos do seu parceiro. E isso influencia na cabeça do seu visitante.
Acima de tudo: não pense só em você. Parceria só funciona quando existem benefícios para os dois lados. Não esqueça do seu público ele é o personagem mais importante nesta história toda. O importante mesmo é a boa intenção das partes. Se você não sentir isso, então desista logo e procure outro parceiro. Procure com calma e atenção, pois com certeza os resultados obtidos serão muito bons.
Posso escrever com conhecimento de causa, pois a parceria montada com a Artenarede tem sido muito positiva, gerando projetos que estampamos com orgulho em nosso portifolio. O segredo desse sucesso está na confiança e competência mútuas em prol de objetivos em comum.

Revisão das 16h26min de 24 de março de 2010

Abaixo estão resumidos os procedimentos básicos de inserção de novos textos. Não se esqueça de conferir outras páginas da documentação e de políticas, para se certificar de que está fazendo tudo corretamente.

Adicionando um novo texto

Pontos a considerar antes de começar

  • Apenas textos escritos ou traduzidos em língua portuguesa podem ser inseridos no Wikisource lusófono. São aceitos textos em qualquer variação regional do idioma (Portugal, Brasil), textos escritos por seus autores fora da forma culta ou convencional do idioma e textos de variações e grafias antigas da língua portuguesa (inclusive do galaico-português, por exemplo), mas, apenas em língua portuguesa. Textos em outros idiomas devem ser colocados em wikis específicas a eles, ou no caso de algum idioma não possuir um Wikisource, no Wikisource Multilingüe. Veja todos os idiomas disponíveis no Wikisource.
  • Verifique o estado de copyright do texto. Obrigatoriamente, ele deve estar sob uma licença livre e compatível com a GFDL. Veja Ajuda:Copyright para mais informações.
  • Se certifique de que o material que pretende inserir esteja de acordo com a nossa política de inclusão. Em casos de dúvidas, pergunte a alguém.
  • Tome cuidado com a codificação de caracteres. Se certifique de que letras acentuadas e outros possíveis símbolos especiais sejam visíveis de forma normal ao inserir o texto no Wikisource.
  • Consulte o livro de estilo para normas e convenções de formatação e nomenclatura de páginas.

Procedimentos básicos

Inserir um material no Wikisource pode ser um processo um tanto complicado. Não se espera que usuários novatos saibam absolutamente tudo, que dominem todos os procedimentos. Mas, existem alguns pontos a serem observados antes de inserir textos novos.

  1. Verifique se por acaso o material já não está presente no Wikisource. Tente fazendo uma pesquisa dentro do site do Wikisource através do Google pelo título, autor, ou algumas linhas aleatórias do texto. Se você encontrar a página sobre o autor, verifique por ela se a obra já não foi disponibilizada por outra pessoa.
  2. Se aparentar que o Wikisource ainda não tenha a obra, digite o título na caixa de pesquisa visível no menu lateral de todas as páginas, clique em 'Ir' e, em seguida, em 'editar'. (Lembre-se de verificar no livro de estilo para convenções de títulos e formatação.)
  3. No topo da página, adicione a predefinição {{navegar}} (veja detalhadamente como a utilizar).
  4. Adicione o texto abaixo dela, formate como achar adequado, e clique em salvar.


Procedimentos avançados

Nós não esperamos que um usuário novato faça todos os procedimentos a seguir, já que são um tanto complicados. Se você seguir corretamente os procedimentos indicados acima, um usuário mais experiente poderá fazer o restante para você.

  1. Se certifique de que a {{navegar}} foi colocada de forma adequada. Com exceção dos casos em que um autor não possui uma página específica (hinos nacionais, por exemplo), se certifique que a página de autor exista. Se não, dê uma procurada se ela não existe sob alguma variante de nome. Caso acabe por não encontrar, crie uma usando a predefinição {{autor}} (se procura instruções detalhadas sobre ela, pode dar uma olhada aqui)
  2. Se certifique de que o autor está listado na lista em ordem alfabética. Se não está, liste-o.
  3. Adicione o material em qualquer categoria que você acredite ser aplicável.
  4. Se for um trabalho extenso, o divida em mais de uma página, de acordo com os critérios explicados no livro de estilo.
  5. Insira negrito e itálico conforme for necessário. Se necessitar usar algum outro caractere especial, utilize o box de caracteres especial visível no fim de cada tela de edição.