Ajuda:Adicionando textos: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Giro720 (discussão | contribs)
m Foram revertidas as edições de 187.108.57.204 (disc) para a última revisão de Tegel
Linha 5: Linha 5:


== Adicionando um novo texto ==
== Adicionando um novo texto ==
=== Pontos a considerar antes de começar ===
De alguma forma ou de outra alguém já sentiu vontade vomitar. Seja pelo efeito da gravidez, por se comer algo não aceito pelo organismo ou pela excessiva ingestão de comida ou ainda devido a condição do tempo, enfim, o ato de expelir com esforço através da boca o que estava no estômago sempre se sucede por consecutivas náuseas. Ainda que seja uma forma do organismo se defender, é possível controlar o episódio.
* Apenas textos escritos ou traduzidos em língua portuguesa podem ser inseridos no Wikisource lusófono. São aceitos textos em qualquer variação regional do idioma (Portugal, Brasil), textos escritos por seus autores fora da forma culta ou convencional do idioma e textos de variações e grafias antigas da língua portuguesa (inclusive do [[:w:galaico-português|galaico-português]], por exemplo), mas, apenas em língua portuguesa. Textos em outros idiomas devem ser colocados em wikis específicas a eles, ou no caso de algum idioma não possuir um Wikisource, no Wikisource Multilingüe. Veja [[:oldwikisource:|todos os idiomas disponíveis no Wikisource]].

* Verifique o estado de copyright do texto. Obrigatoriamente, ele deve estar sob uma licença livre e compatível com a [[WS:GFDL|GFDL]]. Veja [[Ajuda:Copyright]] para mais informações.
Os especialistas sobre o assunto recomendam evitar os antiácidos, um hábito comum usado para controlar o vômito. Eles só devem ser utilizados se a causa estiver no excesso de ácido gástrico. Nessa circunstância de emergência por acidez eles são a melhor saída. No entanto, em situações que não envolvam o ato de vomitar é preferível optar por meios naturais para se controlar a queimação proveniente da gastrite sem prejudicar a digestão.
* Se certifique de que o material que pretende inserir esteja de acordo com [[Wikisource:O que o Wikisource inclui|a nossa política de inclusão]]. Em casos de dúvidas, [[Wikisource:Café dos novatos|pergunte a alguém]].

* Tome cuidado com a codificação de caracteres. Se certifique de que letras acentuadas e outros possíveis símbolos especiais sejam visíveis de forma normal ao inserir o texto no Wikisource.
Como se perde muito líquido no vômito é preciso se prevenir da desidratação. Dessa forma, beber bastante água, chá fraco e sucos como o de maçã, por exemplo. Mas, vale ressaltar que os líquidos devem ser bebidos aos poucos, porquanto a rápida deglutição pode inflamar o estômago. Logo, o ideal é consumir de 30 a 60 ml de cada vez. Porém, as bebidas devem estar na temperatura ambiente, pois geladas afetam estômagos sensíveis.
* Consulte o [[WS:LE|livro de estilo]] para normas e convenções de formatação e nomenclatura de páginas.
Leia completo esse e outros interessantes artigos em: www.aloelive.com.br/Blog


=== Procedimentos básicos ===
=== Procedimentos básicos ===

Revisão das 00h07min de 4 de dezembro de 2013

Abaixo estão resumidos os procedimentos básicos de inserção de novos textos. Não se esqueça de conferir outras páginas da documentação e de políticas, para se certificar de que está fazendo tudo corretamente.

Adicionando um novo texto

Pontos a considerar antes de começar

  • Apenas textos escritos ou traduzidos em língua portuguesa podem ser inseridos no Wikisource lusófono. São aceitos textos em qualquer variação regional do idioma (Portugal, Brasil), textos escritos por seus autores fora da forma culta ou convencional do idioma e textos de variações e grafias antigas da língua portuguesa (inclusive do galaico-português, por exemplo), mas, apenas em língua portuguesa. Textos em outros idiomas devem ser colocados em wikis específicas a eles, ou no caso de algum idioma não possuir um Wikisource, no Wikisource Multilingüe. Veja todos os idiomas disponíveis no Wikisource.
  • Verifique o estado de copyright do texto. Obrigatoriamente, ele deve estar sob uma licença livre e compatível com a GFDL. Veja Ajuda:Copyright para mais informações.
  • Se certifique de que o material que pretende inserir esteja de acordo com a nossa política de inclusão. Em casos de dúvidas, pergunte a alguém.
  • Tome cuidado com a codificação de caracteres. Se certifique de que letras acentuadas e outros possíveis símbolos especiais sejam visíveis de forma normal ao inserir o texto no Wikisource.
  • Consulte o livro de estilo para normas e convenções de formatação e nomenclatura de páginas.

Procedimentos básicos

Inserir um material no Wikisource pode ser um processo um tanto complicado. Não se espera que usuários novatos saibam absolutamente tudo, que dominem todos os procedimentos. Mas, existem alguns pontos a serem observados antes de inserir textos novos.

  1. Verifique se por acaso o material já não está presente no Wikisource. Tente fazendo uma pesquisa dentro do site do Wikisource através do Google pelo título, autor, ou algumas linhas aleatórias do texto. Se você encontrar a página sobre o autor, verifique por ela se a obra já não foi disponibilizada por outra pessoa.
  2. Se aparentar que o Wikisource ainda não tenha a obra, digite o título na caixa de pesquisa visível no menu lateral de todas as páginas, clique em 'Ir' e, em seguida, em 'editar'. (Lembre-se de verificar no livro de estilo para convenções de títulos e formatação.)
  3. No topo da página, adicione a predefinição {{navegar}} (veja detalhadamente como a utilizar).
  4. Adicione o texto abaixo dela, formate como achar adequado, e clique em salvar.


Procedimentos avançados

Nós não esperamos que um usuário novato faça todos os procedimentos a seguir, já que são um tanto complicados. Se você seguir corretamente os procedimentos indicados acima, um usuário mais experiente poderá fazer o restante para você.

  1. Se certifique de que a {{navegar}} foi colocada de forma adequada. Com exceção dos casos em que um autor não possui uma página específica (hinos nacionais, por exemplo), se certifique que a página de autor exista. Se não, dê uma procurada se ela não existe sob alguma variante de nome. Caso acabe por não encontrar, crie uma usando a predefinição {{autor}} (se procura instruções detalhadas sobre ela, pode dar uma olhada aqui)
  2. Se certifique de que o autor está listado na lista em ordem alfabética. Se não está, liste-o.
  3. Adicione o material em qualquer categoria que você acredite ser aplicável.
  4. Se for um trabalho extenso, o divida em mais de uma página, de acordo com os critérios explicados no livro de estilo.
  5. Insira negrito e itálico conforme for necessário. Se necessitar usar algum outro caractere especial, utilize o box de caracteres especial visível no fim de cada tela de edição.