Ajuda:Introdução: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Giro720 (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Giro720 (discussão | contribs)
m Protegeu "Ajuda:Introdução": Vandalismo excessivo ([Editar=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 19h01min de 13 de dezembro de 2017 (UTC)) [Mover=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 19h01min de 13 de dezembro...
(Sem diferenças)

Revisão das 19h01min de 13 de dezembro de 2016

Esta é uma introdução geral ao wikisource. Os links acima levam para páginas de introdução sobre aspectos particulares do Wikisource. Caso seja um iniciante, é aconselhável que leia primeiro esta página.

Sobre o Wikisource

O Wikisource é um esforço de reunir textos fontes? em meio wiki. Em outras palavras, o Wikisource é um projeto em que qualquer um pode editar este projeto. É parte integrante da Wikimedia Foundation? e é um projeto-irmão da Wikipédia?, a enciclopédia livre.

Faça parte

Não tenha medo de contribuir. Caso você cometa algum engano, alguém poderá corrigi-lo. Nós somos uma comunidade de editores e nos sentiremos gratos se pudermos lhe ajudar quando necessitar. Você poderá adicionar ou editar textos na hora em que desejar, estando logado no sítio ou não. Você poderá contactar a comunidade postando um comentário na página de diálogos comuns, a Esplanada. Antes de adicionar novas páginas, no entanto, continue lendo estas páginas introdutórias.

As pessoas estão constantemente aprimorando o Wikisource adicionando novos textos ou complementando os já existentes. A página mudanças recentes lista as alterações mais recentes. No momento, possuímos 36 167 páginas de fontes primárias faça parte!

Recursos do Wikisource

Tabs: no topo de cada página estão disponíveis links chamados neste sítio de tabs. Eles te proporcionam acesso a páginas relacionadas com a que está sendo visualizada no momento. Clique em discussão para ver a página de discussão, espaço onde se pode discutir sobre a página com outros editores. A opção editar permite que sejam editadas quase todas as páginas do Wikisource e, em história estarão listadas as pessoas que anteriormente editaram a página e links para consultar tais edições anteriores. Se você estiver logado, poderá ainda renomear a página através da opção mover.

Menu de navegação: se trata do menu principal do Wikisource, que dá acesso a páginas importantes no sítio. Além da Página principal, há link para o Portal comunitário, um catálogo de tarefas comuns e outras formas de interação com outros editores. Mudanças recentes lista as edições mais recentemente feitas no wiki. Página aleatória exibirá uma página de fonte primária escolhida pelo sistema aleatoriamente e Ajuda liga para várias páginas de ajuda (inclusive para esta).

Pesquisa: o formulário de pesquisa permite que você procure pelas páginas do Wikisource. Se você sabe o nome exato do que deseja consultar, digite o termo no box e clique em [Ir]. Se deseja procurar por parte de algum texto, digite-o e clique em [Pesquisa].

Ferramentas:menus com várias ferramentas. Artigos afluentes exibe uma lista de páginas que ligam para a que estiver sendo vista no momento. Alterações relacionadas listará edições em páginas recentes que ligam para a atual. Carregar ficheiro possibilita que você carregue imagens ou outros arquivos para o Wikisource. Páginas especiais lista várias páginas especiais atualizadas periodicamente pelo software que o Wikisource utiliza, com ferramentas adicionais; tais páginas não podem ser editadas.

Outras línguas: menu que liga para páginas equivalentes a que se está vendo no momento em outros idiomas do Wikisource.