Wikisource:Esplanada: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m texto trocado por '{{Discussão}}{{Página de Discussão}} {{/topo}}<!--- Please add interwiki links ONLY at Wikisource:Esplanada/topo ---> {{TOC|font-size: 90%}} {{Discuss...'
Etiqueta: Substituição
Ozymandias (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 15: Linha 15:
{{Discussão2|Wikimedia 2030: Recomendações foram publicadas!}}
{{Discussão2|Wikimedia 2030: Recomendações foram publicadas!}}
{{Discussão2|Community Tech Launches Wikisource Improvement Initiative}}
{{Discussão2|Community Tech Launches Wikisource Improvement Initiative}}

<div></div>


{{Discussão2|Artigo no nome do/da Wikisource}}

Revisão das 14h04min de 26 de junho de 2020

IFried (WMF) 19h30min de 4 de novembro de 2019 (UTC) [responder]

A 1ª Conferência Wikimedia Portugal (WikiCon Portugal) vai decorrer nos próximos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2020 no Porto, na pt:Casa do Infante.

O evento contará com palestras, oficinas práticas de edição e debates, naturalmente sobre tudo o que tenha a ver com a Wikimedia. A agenda não está ainda completamente preenchida, por isso se gostariam de apresentar algo não hesitem em nos contactar.

Graças ao apoio da Wikimedia Foundation, estamos a oferecer algumas bolsas de viagem para quem se tiver de deslocar de fora do Porto. O prazo de inscrição para as bolsas é 30 de novembro de 2019. Caso queiram concorrer a bolsas de viagem, devem indicá-lo no formulário de inscrição.

Mais informações em WikiCon Portugal. GoEThe (discussão) 00h02min de 11 de novembro de 2019 (UTC) [responder]

Oi, pessoal! Gostaria de anunciar o segundo post no blog do Wikimedia Space sobre atividades que desempenhamos neste ano. Desta vez, falamos um pouco sobre a história da Wikimedia Portugal e como foi o Salão Estratégico realizado em setembro deste ano em Portugal.

Boa leitura e deixe seu comentário se quiser! LTeles (WMF) (discussão) 18h37min de 23 de novembro de 2019 (UTC) [responder]

Linha do tempo até junho de 2020.

Boa tarde a todos!

Venho à Esplanada apenas para deixar um breve comunicado sobre o Processo Estratégico. Na segunda metade de janeiro, recomeçaremos as discussões sobre o processo, de modo similar ao iniciado em 2019. Desta vez, entretanto, o objetivo não será mais o de criar ideias e elaborar recomendações. Agora que as recomendações já foram criadas, nosso objetivo será o de validar as recomendações, aprovando ou desaprovando e dando nossa contribuição sobre como elas podem ser melhoradas ou como podem ser melhor implementadas. Podemos, por exemplo, expor nossa noção sobre quão urgente ou importante é determinada recomendação ou sinalizar quais recomendações podem ser implementadas posteriormente.

Nas últimas semanas, os Escritores têm trabalhado no resumo das 89 recomendações. Esse material - ainda em formação - será o objeto de análise e validação por parte da comunidade. O início das discussões está previsto para a segunda metade de janeiro de 2020, como pode ser acompanhado em nossa Linha do Tempo.

Por último, gostaria de divulgar esta lista de mensagens criada com o objetivo de informar aos interessados sobre o Processo Estratégico. Nela, serão enviadas mensagens indicando etapas do processo, mensagens importantes do Core Team e qualquer material específico sobre nossas discussões. Caso queiram receber as mensagens, podem entrar em contato comigo ou adicionar o nome na lista. É esperado que o fluxo seja baixo, com uma mensagem por semana.

Fico à disposição para qualquer dúvida ou comentário. Nos vemos em breve! LTeles (WMF) (discussão) 19h40min de 5 de janeiro de 2020 (UTC) [responder]

Hello Folks,

Wiki Loves Love is back again in 2020 iteration as Wiki Loves Folklore from 1 February, 2020 - 29 February, 2020. Join us to celebrate the local cultural heritage of your region with the theme of folklore in the international photography contest at Wikimedia Commons. Images, videos and audios representing different forms of folk cultures and new forms of heritage that haven’t otherwise been documented so far are welcome submissions in Wiki Loves Folklore. Learn more about the contest at Meta-Wiki and Commons.

Kind regards,
Wiki Loves Folklore International Team
— Tulsi Bhagat (contribs | talk)
sent using MediaWiki message delivery (discussão) 06h15min de 18 de janeiro de 2020 (UTC)
[responder]

A equipe de desenvolvimento comunitário da Fundação Wikimedia está buscando aprender mais sobre a maneira como os voluntários aprendem e se desenvolvem para os diversos papéis que existem no movimento. Nosso objetivo é construir uma estrutura informada do movimento que forneça clareza compartilhada e descreva caminhos acessíveis sobre como crescer e desenvolver habilidades dentro do movimento. Para esse fim, estamos procurando falar com você, nossa comunidade, para aprender sobre sua jornada como voluntário da Wikimedia. Se você se juntou ontem ou esteve aqui desde o início, queremos ouvir sobre as muitas maneiras como os voluntários se juntam e contribuem para o nosso movimento.

Para saber mais sobre o projeto, visite a página no Meta. Se você estiver interessado em participar do projeto, preencha este formulário simples do Google. Embora possamos não ser capazes de falar com todos que manifestarem interesse, recomendamos que você preencha este breve formulário se estiver interessado em participar!

LMiranda (WMF), 14h03min de 22 de janeiro de 2020 (UTC) [responder]

Resumo: A versão mais recente das recomendações está disponível para revisão pela comunidade e todos são convidados a deixar sua opinião sobre elas nesta página ou nas páginas indicadas.

Olá a todos! É com muita felicidade que informo que - finalmente - as 13 recomendações foram publicadas e estão disponíveis para leitura e podemos voltar a discutir sobre o Processo Estratégico. Ao mesmo tempo em que foram publicadas, as discussões da comunidade foram abertas. Esta provavelmente será a última oportunidade para que a comunidade em geral opine sobre as recomendações que pretendem ser implementadas até 2030 e temos até o dia 21 de fevereiro para opinar.

Portanto, estão todos convidados a deixarem suas opiniões sobre as recomendações, seja nesta página (abaixo) ou no Meta. Estou à disposição para responder a qualquer dúvida e fornecer mais esclarecimentos. Boa discussão a todos! LTeles (WMF) (discussão) 21h24min de 22 de janeiro de 2020 (UTC)[responder]


Recomendações

#1: Promover a sustentabilidade e a resiliência

Comentários:

#2: Criar mudança cultural para comunidades inclusivas

Comentários:

#3: Melhorar a experiência do usuário

Comentários:

#4: Oferecer segurança

Comentários:

#5: Assegurar a equidade nas tomadas de decisão

Comentários:

#6: Promover e desenvolver liderança distribuída

Comentários:

#7: Investir no desenvolvimento de habilidades

Comentários:

#8: Gerenciar conhecimento interno

Comentários:

#9: Coordenar as partes interessadas

Comentários:

#10: Priorizar tópicos para impacto

Comentários:

#11: Inovar em conhecimento livre

Comentários:

#12: Avaliar, iterar e adaptar

Comentários:

#13: Planejar a escalabilidade da infraestrutura

Comentários:


Comentários gerais

Sorry, for writing this text in English. If you could help to translate it, it would be appreciated.

You might know the new interface for edit conflicts (currently a beta feature). Now, Wikimedia Germany is designing an additional interface to solve edit conflicts on talk pages. This interface is shown to you when you write on a discussion page and another person writes a discussion post in the same line and saves it before you do. With this additional editing conflict interface you can adjust the order of the comments and edit your comment. We are inviting everyone to have a look at the planned feature. Let us know what you think on our central feedback page! -- For the Technical Wishes Team: Max Klemm (WMDE) 14h15min de 26 de fevereiro de 2020 (UTC) [responder]

Reuniões bimestrais abertas

O grupo de usuários Wiki Movimento Brasil, a fim de manter suas atividades abertas e promover uma maior interação com a ampla comunidade dos projetos Wikimedia, comunica que manterá ao longo deste ano de 2020 uma sequência de reuniões abertas on-line, durante as quais teremos um ou mais convidados que destacarão atividades do grupo e/ou assuntos de interesse da comunidade dos projetos Wikimedia. Após as apresentações, haverá espaço tanto para conversas livres sobre o grupo como para dúvidas. As reuniões serão quadrimestrais e deverão ocorrer na última sexta-feira do mês, a começar deste mês de março. Deste modo, nossa primeira e próxima reunião desta série proposta ocorrerá no dia 27 de março de 2020, às 17:00. As reuniões têm previsão de uma hora de duração.

  • Quando? 27 de março de 2020 (sexta-feira)
  • Horário? Às 17:00
  • Quem?: Lucas Teles, que abordará o processo estratégico no escopo da Wikimedia 2030 e Bruno Buccalon, que apresentará o GLAM do IMS.
  • Link da reunião: Link


Cordidalmente, Sturm (discussão) 03h01min de 10 de março de 2020 (UTC) [responder]

Não sei se há algum usuário veterano além de mim no Wikisource, mas pretendo voltar às atividades neste projeto. Atualmente há um administrador ativo (que não está aparecendo muito, hein Giro) e vez por outra algum burocrata que aparece para apagar alguma ER. Mas vejo que há necessidades mais gerais de alterações e atualizações gerais, eliminações e correções que se acumulam, etc. Como se trata de um projeto pequeno, as votações não possuem muito efeito e, por isto, estou abrindo este tópico para anunciar que pretendo pedir novamente estas flags e verificar se há algum comentário em contrário. Ozymandias (discussão) 23h45min de 12 de março de 2020 (UTC)[responder]

Olá Ozymandias, a Wikisource não tem Burocratas e o único administrador é o Giro720 que somente fez duas edições em 2019 e nenhuma este ano [1]. Quem faz eliminações de SPAM ou reverte vandalismmos neste projeto são Global Sysops, eu sou um deles, ou Stewards. Global Sysops tem as ferramentas administrativas para atuar como administradores em centenas de pequenas "Wikis".
Você foi administrador neste projeto em 2009 mas andou um pouco "desaparecido" nestes últimos anos, se você realmente tem a intenção de contunuar colaborando aqui tem o meu apoio para ser novamente um sysop. Faça o pedidoque eu apareço para dar o meu apoio. Tem uns 3 ou 4 editores ativos aqui. Atenciosamente. DARIO SEVERI (discussão) 09h50min de 13 de março de 2020 (UTC)[responder]

Dia 4 de abril acontecerá o vigésimo primeiro Wikidata Lab. Desta vez o evento abordará estratégias para a estruturação de referências. O evento é remoto, gratuito e aberto a todas/os.

Esta é a vigésima primeira atividade de uma série de treinamentos para a integração dos projetos Wikidata e Wikipédia em português. As apresentações, fotografias e relatórios de impacto das outras atividades estão disponíveis para consulta em Wikidata Lab I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII e XIX e XX, respectivamente.

O "Wikidata Lab XXI: Referências bibliográficas estruturadas" irá ocorrer remotamente, em 4 de abril (sábado), das 10h às 16h30. As duas primeiras horas são um webinar; depois, há atividades práticas orientadas.

As atividades serão conduzidas pelo wikimedista Ederporto. O evento é oferecido pelo Wiki Movimento Brasil e pelo Museu Paulista da USP, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo e Goethe-Institut.

Mais informações: Visite a página do evento e inscreva-se. --Joalpe (discussão) 16h48min de 29 de março de 2020 (UTC)[responder]

Link para a atividade, que começa em 35 minutos, é: [3]. Venham! --Joalpe (discussão) 12h26min de 4 de abril de 2020 (UTC)[responder]

Caros colegas, em 2017 usuários do mundo inteiro começaram a discutir sobre a Estratégia do Movimento e como poderíamos mudar, para que, em 2030, os projetos da Wikimedia se tornassem infra-estrutura essencial para o ecossistema do conhecimento livre. É com enorme alegria, como em poucas vezes já tive ao fazer parte dessa comunidade, que comunico que as recomendações foram finalizadas e foram publicadas para serem lidas por todos. A versão anterior publicada em janeiro com 13 recomendações foi aperfeiçoada e resumida em 10 recomendações. Esta página (em inglês) traz as mudanças entre as versões. Há, ainda, outros documentos que trazem formas diferentes de leitura e podem ajudar no entendimento das recomendações:

As recomendações são uma síntese do trabalho de voluntários de funcionários da Wikimedia que trazem os pensamentos, críticas, sugestões de diferentes lugares e culturas sobre como podemos e devemos melhorar o nosso conteúdo em serviço e com equidade. As ideias foram elaboradas de forma que ajudem estrategicamente a comunidade durante esta década e sejam flexíveis o suficiente para que possam ser adaptadas para as diferentes necessidades locais e globais do nosso movimento. Agradeço aos que participaram, comentando nas wikis, nos chats, presencialmente e colaboraram para a criação desse robusto documento.

É tempo de celebrar essa conquista e nos preparar para a fase de implementação dessas ideias, que deve se iniciar no segundo semestre deste ano. Desejo uma boa leitura a todos e - apesar de esta ser a versão final - fiquem à vontade para continuarem com seus comentários sobre o documento. Forte abraço! LTeles (WMF) (discussão) 02h27min de 13 de maio de 2020 (UTC) [responder]

Apologies for the broken links in the previous message. This message is in English, but we encourage translation into other languages. Thank you!

Hello everyone,

We hope you are all healthy and safe in these difficult times.

The Community Tech team has just launched a new initiative to improve Wikisource. We will be addressing five separate wishes, which came out of the 2020 Community Wishlist Survey, and we want you to be a part of the process! The projects include the following:

For the first project, the team will focus on the #1 wish: improve ebook exports. We have created a project page, which includes an analysis of the ebook export process. We now invite everyone to visit the page and share their feedback on the project talk page. Please let us know what you think of our analysis; we want to hear from all of you! Furthermore, we hope that you will participate in the other Wikisource improvement projects, which we’ll address in the future. Thank you in advance and we look forward to reading your feedback on the ebook export improvement talk page!

-- IFried (WMF) (Product Manager, Community Tech)

Sent by Satdeep Gill (WMF) using MediaWiki message delivery (discussão) 10h51min de 28 de maio de 2020 (UTC)[responder]


Caros,

Conforme uma mensagem postada na discussão da página principal [4] realmente há um erro quando se cita ao Wikisource. Considerando que source é um substantivo feminino e fazemos a associação com biblioteca, o correto seria realizarmos estas modificações. No entanto, conforme postei na discussão em questão, este é um resquício de edições antigas n@ Wikisource e não vejo problemas práticos em manter tal como está, exceto talvez um ou outro preciosista no caso (lembrando que, sendo uma biblioteca online, @ Wikisource tende a apresentar mais este tipo de usuário do que outros projetos). O que acham de modificarmos ? Ozymandias (discussão) 14h08min de 26 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Apoio. Eu apoiaria ainda mais uma proposta de mudança de nome (talvez Wikifontes?), afinal aqui é a lusofonia. Sem ter lido os históricos, tenho certeza que deve haver algum motivo para esse nome não ter prosperado. GHMF (discussão) 17h48min de 27 de agosto de 2020 (UTC)[responder]
Era um bom nome...WikiBiblioteca era simpática também, mas se manteve o original por uma questão de padronização geral. Ozymandias (discussão) 23h36min de 27 de agosto de 2020 (UTC)[responder]
+1 para Wikifontes. NMaia (discussão) 04h19min de 12 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]