Likutey Moharan/Parte 1/Torá 41: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Parte 1: Torá 41
 
Giro bot (discussão | contribs)
m Giro bot moveu Likutey Moharan Parte 1: Torá 41 para Likutey Moharan/Parte 1/Torá 41 sem deixar um redirecionamento: Robô: Página movida
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 19h36min de 14 de fevereiro de 2021

Torá 41


Seção 1

É apresentado em Etz Chaim: os joelhos - ou seja, as pernas - são Netzach e Hod. Eles também são os saltos. E EiKeV (calcanhar) tem o mesmo valor numérico que duas vezes ELoHIM, que são julgamentos porque as forças externas têm um controle ali, como é conhecido. Agora, o método para afastar as forças externas de lá é atrair o gevurot (severidades) da raiz de Binah para os joelhos. Pois quando alguém extrai a raiz do gevurot de Binah, as forças externas então fogem de lá. Ele pode então tomar o BeKhoRaH (direitos do primogênito) e o BeRaKhaH (bênçãos), que são o aspecto de BiRKayim (joelhos). E a raiz do bekhorot é chamada de vinho, como é conhecido. Este é o vinho da alegria. Isto é o que está escrito sobre Yaakov: Quando ele viu que ele era o aspecto de birkayim no lugar de julgamento - porque duas vezes ELoHIM com suas dez letras tem o mesmo valor numérico que YaAKoV - ele desenhou a raiz de gevurot, um aspecto de o vinho da alegria, como está escrito (Gênesis 27:25), “e [Yaakov] trouxe-lhe vinho e ele bebeu” - a raiz da berakhah. Assim é que ao dançar - quando ele bebe o vinho da alegria, que é a raiz do gevurot em Binah, e eles são desenhados & lt; e revelados & gt; abaixo dentro das pernas, ou seja, ele dança - ele expele as forças externas de lá. Essa é a emoção da dança, & lt; um aspecto de & gt; “Uma oferta queimada, uma fragrância agradável a Deus” (Números 28: 8). Mas quando alguém dança com a excitação da inclinação ao mal, isso é chamado de transgressão de Nadav e Avihu. A respeito deles está escrito (Levítico 10: 1), "Eles ofereceram ... um fogo estrangeiro, & lt; que Ele não os havia instruído [a oferecer] & gt ;." Nadav e Avihu são Netzach e Hod. E o & lt; fogo e & gt; a excitação na santidade é chamada de vinho da alegria, por meio do qual os bekhorot são mitigados. Mas o fogo estrangeiro é chamado de vinho que intoxica, a excitação da inclinação do mal. É aí que as forças externas têm controle, Deus me livre.

Seção 2

2. Esta também é uma redenção da alma, pois o dinheiro é chamado de pilares, como está escrito (Deuteronômio 11: 6), “e toda a subsistência aos seus pés”. Assim, quando o tzaddik que realiza a redenção coloca suas mãos sobre o dinheiro, ele tem em mente que existe "a grande mão" ["a mão forte" e "a mão exaltada"] - ou seja, as três mãos. E três vezes YaD (mão) tem um valor numérico de quarenta e dois. Agora Shem Mem-Bet é composto por sete nomes, com cada nome composto por seis letras. Ele deve ter em mente o desenho & lt; estes & gt; vavs - isto é, os sete nomes, cada um dos quais com letras vav - atraindo-os para o dinheiro, que é chamado de pilares. Em seguida, é chamado de "vavey (os ganchos dos) pilares". Esses pilares - ou seja, os pés, os calcanhares - são um aspecto do julgamento. Por duas vezes Elohim tem o mesmo valor numérico que EiKeV (calcanhar), que é onde as forças externas têm influência. E o julgamento só é mitigado na sua fonte. A raiz do julgamento está em Binah, como está escrito (Zohar III, 10b): O julgamento é despertado de Binah - & lt; como está escrito, & gt; “Eu sou Binah, gevurah (força) é minha” (Provérbios 8:14). E Shem Mem-Bet está em Binah. Consequentemente, quando alguém tira Shem Mem-Bet & lt; de Binah & gt; em & lt; o & gt; pilares, os julgamentos são então mitigados em sua fonte. Esta é a explicação de (Êxodo 27:10), “os ganchos das colunas e as suas faixas eram de prata”. A explicação é: Ao unir e unir vavey aos pilares, a prata é produzida, & lt; que é um aspecto de & gt; Chesed. & lt; Em outras palavras, & gt; os julgamentos são mitigados.

Seção 3

3. & lt; In & gt; Etz Chaim, Capítulo 13, & lt; está escrito & gt ;: Shem Mem-Bet está em Binah. E esses quarenta e dois são as luzes ShA (370) que brilham. Junto com os oito [cabelos] brancos, isso tem o mesmo valor numérico que BaShaLOM (em paz). & lt; E em & gt; Capítulo 14 & lt; está escrito que este & gt; é o mesmo valor numérico que ChaShMaL & lt; e & gt; MaLBUSh (vestimenta). Este chashmal protege as vestimentas celestiais das ASh (traça) das forças do mal, como está escrito (Isaías 51: 8), “A cinza os consumirá como a uma vestimenta.” Este é: Quem quiser nasekh (derramar) uma libação de vinho no altar deve encher as gargantas dos estudiosos da Torá [com vinho] (Yoma 71a). para NaSeKh - Isto é realeza e soberania, como está escrito (Salmos 2: 6), "Eu mesmo NaSaKh (ungido) Meu rei ..." vinho - este é um aspecto de Binah, a raiz dos direitos do primogênito, o vinho da alegria. altar - Corresponde aos julgamentos. Eruditos da Torá - Eles correspondem a Netzach e Hod. Assim, esta é sua explicação: Quando alguém deseja governar e governar e mitigar os julgamentos em sua fonte, que é o vinho da alegria, o que deve fazer? Uma {boa} sugestão para isso [é] encher suas gargantas dançando ou por meio de uma redenção, como mencionado acima. Encher suas gargantas também atenua os julgamentos. Esta é a explicação de: Os estudiosos da Torá promovem a paz no mundo (Berakhot 64a). Por meio deles, & lt; o vinho & gt; de Shem Mem-Bet, que é as 370 luzes, é desenhado. Junto com os oito [cabelos] brancos, tem o mesmo valor numérico que BaShaLOM. E os estudiosos da Torá são chamados de Netzach e Hod, os pés, como é apresentado no Midrash: “Suas pernas são como pilares de mármore” (Cântico dos Cânticos 5:15) - esses são os estudiosos da Torá. O altar também é chamado de pés, como está escrito (Salmos 4: 6), “Ofereça sacrifícios de justiça”. & lt; E a retidão é um aspecto dos pés, & gt; como está escrito (ibid. 85:14), "A justiça anda diante dele." {“Que Ele conceda a você os desejos do seu coração e cumpra todos os seus conselhos” (Salmos 20: 5).} Esta também é a explicação de "Que Ele conceda a você os desejos do seu coração." Quando? Quando “e preencha todos os seus conselhos” - enchendo as gargantas dos estudiosos da Torá. Isso ocorre porque os estudiosos da Torá são chamados de conselhos, como está escrito (Avot 6: 1): “Dele as pessoas desfrutam de conselho e sabedoria eterna”; e como está escrito (Salmos 33:11), "o conselho de Deus permanecerá para sempre." Pois eles são os pilares do mundo. E como está escrito (Isaías 14:27), "O Deus dos Exércitos aconselhou." Adonoy Tzevaot (Deus dos Exércitos) são Netzach e Hod, & lt; como é conhecido & gt ;.