Página:O Brasil Holandês sob o Conde João Maurício de Nassau, 1940.pdf/18: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Giro720 (discussão | contribs)
(Sem diferenças)

Revisão das 15h57min de 13 de abril de 2021

Extensão A extensão e violência da guerra envolveu não só os Países-Baixos, mas também a Alemanha, a França, a Inglaterra, a Espanha e alguns lugares vizinhos, enfim a Europa quasi tôda, até que, aumentado o seu furor, desencadeou-se nos confins da Asia, nas costas da África e no Novo Mundo. É mau costume dos príncipes o descurarem-se de atalhar os males nascentes, porque, medrados, mal o podem e, inveterados, desesperam de o conseguir.

Fama A fama desta guerra perdura em tôdas as partes por onde ela se estendeu.

Duração A sua diuturnidade resulta dos seus próprios motivos. Insistindo o rei em recuperar o que perdeu, nós nos defendemos; usou de violência, nós o repelimos. Desde os primeiros levantes, tem-se prolongado a luta até hoje, sem esperança de fé ou de concórdia, a não ser que as tréguas dos doze anos (3) tenham concedido descanso as armas e às animosidades. Duram, assim, ainda mesmo além do perigo, os ódios oriundos da liberdade oprimida e não cessam, nem depois de desaparecidos os primeiros opressores.

Direito O direito desta guerra baseia-se todo nas leis pátrias e nos forais régios. Violados eles, esta República de tantos séculos, a exemplo dos nossos maiores, que tomaram armas contra os romanos, depôs o rei e declarou-lhe guerra, tanto mais honrosamente quanto parecia não só legítimo e necessário, mas também glorioso defender a Pátria, a liberdade, a vida e a fazenda dos cidadãos, cousas que os homens julgam superiores a tudo.

Virtudes e vícios Durante esses tumultos dos Países Baixos, andaram de mistura com grandes e assinaladas virtudes vícios iguais: os furores populares com o zêlo da piedade e da religião, a soberba dos espanhóis com o amor ao seu rei, a licença com a liberdade, o desprêzo das prerrogativas reais com o respeito da realeza, a impiedade e a beatice com a unção religiosa, a perfídia com a lealdade pública, a ferocidade infrene da soldadesca contra as cousas divinas e humanas com a bravura e a disciplina militar.

Generais Foi grande a influência dos generais: usando uns de alvitres astutos, outros de conselhos ferozes, estes de sugestões mais brandas, ou promoveram ou prejudicaram os interesses do seu rei. A principal fôrça das Províncias-Unidas procedeu da ordem, da disciplina, do dinheiro, das alianças com os príncipes vizinhos e

da fidelidade, prudência e galhardia dos capitães nassovios. Com