Refutação de todas as heresias/I/IV: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/V|I:V]]}}
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/V|I:V]]}}


Heráclito, filósofo natural de Éfeso, rendeu-se a uma dor universal, condenando a ignorância de toda a vida, e de todos os homens; mas ainda, comiserando a existência dos mortais, ele afirmou saber de tudo, enquanto o resto da humanidade não sabia de nada<ref>Prócluo, em seu comentário em ''Timaeus'', de Platão, praticamente usa as mesmsa palavras: "Mas Heráclito, baseado em seu próprio conhecimento universal, considera o resto da humanidade ignorante."</ref>. Mas ele também fez afirmações avançadas, quase em acordo com Empédocles, dizendo que o princípio original de todas as coisas é discórdia e amizade, e que a deidade é um fogo dotado de inteligência, e que todas as coisas levam umas as outras, e que nunca estão paradas; e, assim como Empédocles, ele afirmou que localidade sobre nós está cheia de coisas más, e essas coisas más alcançam uma distância além da Lua, sendo entendidas pelo quadrante situado ao longo da Terra, e elas não vão além, visto que o espaço além da Lua é mais puro. Isto é de Heráclito.
Heráclito, filósofo natural de Éfeso, rendeu-se a uma dor universal, condenando a ignorância de toda a vida, e de todos os homens; mas ainda, lamentando a existência de mortais, ele afirmou saber de tudo, enquanto o resto da humanidade não sabia de nada<ref>Prócluo, em seu comentário em ''Timaeus'', de Platão, praticamente usa as mesmas palavras: "Mas Heráclito, baseado em seu próprio conhecimento universal, considera o resto da humanidade ignorante."</ref>. Mas ele também elaborou doutrinas avançadas, quase em acordo com Empédocles, dizendo que o princípio criativo de todas as coisas é a discórdia e a amizade, e que a deidade é um fogo dotado de inteligência, e que todas as coisas levam umas as outras, e que nunca estão paradas; e, assim como Empédocles, ele afirmou que o lugar que está sobre nós está repleto de coisas más, e essas coisas más alcançam uma distância estão tão longe como a Lua, e se estendem pelo quadrante situado ao longo da Terra, e elas não vão além, visto que o espaço além da Lua é mais puro. Isto é de Heráclito.


Após estes, vieram outros filósofos naturais, cujas opiniões nós não devemos considerar necessário declarar, (visto que) eles não apresentam diversidade em relação aos já estudados. Já que, entretanto, em conjunto, nenhuma escola considerável surgiu (daí), e subseqüentemente muitos filósofos naturais surgiram, cada um avançando diferentes tópicos sobre a natureza do universo, parece-nos lógico que, explicando a filosofia que veio após Pitágoras, nós devemos recorrer às opiniões que vieram daqueles que viveram após Tales, e assim fornecendo uma explicação destes, nós devemos aproximar a consideração da filosofia lógica e ética que Sócrates e Aristóteles desenvolveram, o primeiro ético, e o último lógico<ref>Ou "entre esses, Sócrates um filósofo moral e Aristóteles, um lógico, criaram seus sistemas".</ref>.
Após estes, vieram outros filósofos naturais, cujas opiniões nós não consideramos necessário comentar, (visto que) eles não falam nada de diferente em relação aos já estudados. Já que, entretanto, em conjunto, nenhuma escola considerável surgiu (deles), e subseqüentemente muitos filósofos naturais surgiram, cada um ensinando idéias contraditórias sobre a natureza do universo, parece-nos lógico que, explicando a filosofia que veio após Pitágoras, nós devemos recorrer às opiniões que vieram daqueles que viveram após Tales, e assim fornecendo uma explicação destes, nós devemos aproximar a consideração da filosofia lógica e ética que Sócrates e Aristóteles desenvolveram, o primeiro ético, e o último lógico<ref>Ou "entre esses, Sócrates um filósofo moral e Aristóteles, um lógico, desenvolveram seus sistemas".</ref>.


== Notas ==
== Notas ==
Linha 14: Linha 14:


[[Categoria:Refutação de todas as heresias]]
[[Categoria:Refutação de todas as heresias]]
[[en:Ante-Nicene Fathers/Volume V/Hippolytus/The Refutation of All Heresies/Book I/Part 6]]

Revisão das 20h18min de 9 de agosto de 2008

Heráclito, filósofo natural de Éfeso, rendeu-se a uma dor universal, condenando a ignorância de toda a vida, e de todos os homens; mas ainda, lamentando a existência de mortais, ele afirmou saber de tudo, enquanto o resto da humanidade não sabia de nada[1]. Mas ele também elaborou doutrinas avançadas, quase em acordo com Empédocles, dizendo que o princípio criativo de todas as coisas é a discórdia e a amizade, e que a deidade é um fogo dotado de inteligência, e que todas as coisas levam umas as outras, e que nunca estão paradas; e, assim como Empédocles, ele afirmou que o lugar que está sobre nós está repleto de coisas más, e essas coisas más alcançam uma distância estão tão longe como a Lua, e se estendem pelo quadrante situado ao longo da Terra, e elas não vão além, visto que o espaço além da Lua é mais puro. Isto é de Heráclito.

Após estes, vieram outros filósofos naturais, cujas opiniões nós não consideramos necessário comentar, (visto que) eles não falam nada de diferente em relação aos já estudados. Já que, entretanto, em conjunto, nenhuma escola considerável surgiu (deles), e subseqüentemente muitos filósofos naturais surgiram, cada um ensinando idéias contraditórias sobre a natureza do universo, parece-nos lógico que, explicando a filosofia que veio após Pitágoras, nós devemos recorrer às opiniões que vieram daqueles que viveram após Tales, e assim fornecendo uma explicação destes, nós devemos aproximar a consideração da filosofia lógica e ética que Sócrates e Aristóteles desenvolveram, o primeiro ético, e o último lógico[2].

Notas

  1. Prócluo, em seu comentário em Timaeus, de Platão, praticamente usa as mesmas palavras: "Mas Heráclito, baseado em seu próprio conhecimento universal, considera o resto da humanidade ignorante."
  2. Ou "entre esses, Sócrates um filósofo moral e Aristóteles, um lógico, desenvolveram seus sistemas".