Refutação de todas as heresias/I/V: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/VI|I:VI]]}}
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/VI|I:VI]]}}


Anaximandro, então, era ouvinte de Tales. Era filho de Praxíadas, e nativo de Mileto. É este homem disse que o princípio original das coisas existentes é uma certa constituição do infinito, fora do qual os céus são gerados, e nesse ponto os mundos são gerados; e este princípio é eterno e imperecível e compreende todos os mundos. E ele fala do tempo como algo de geração, subsistência e destruição limitada. Ele declarou que o infinito, sendo o princípio gerador e elemento de todas as coisas existentes, sendo o primeiro a empregar esta definição para o princípio original. Mas, além disso, ele afirmou que há um movimento eterno, e pela atividade deste, os céus<ref>Ou "homens".</ref> são gerados; mas que a Terra está equilibrada, segurada por nada, continuando num cálculo de igual distância de tudo (os corpos celestiais); e que a figura disto é curva, circular<ref>Ou "úmido".</ref> , semelhante a uma coluna de pedra<ref>Ou "gelo".</ref> . E uma das superfícies nós pisamos, mas a outra é oposta<ref>Isto é, ''antipodes''. Diógenes Laércio opinou que Platão foi conhecido primeiramente por "Antipodes".</ref> . E que as estrelas são um círculo de fogo, separadas do fogo, que é a vizinhança do mundo, e cercada pelo ar. E que certas exalações atmosféricas se originam nos lugares onde as estrelas brilham; razão também porque quando essas exalações são obstruídas ocorrem os eclipses. E que a Lua algumas vezes parece cheia e outras vezes minguante, de açor do com a obstrução ou abertura de suas trajetórias (orbitais). Mas que o círculo do Sol é 27<ref>Ou "727", já que 27 é uma leitura improvável.</ref> vezes maior do que o da Lua, e que o Sol está situado no (quadrante do firmamento) mais alto; enquanto que as estrelas fixas no mais baixo. E que os animais são produzidos (na umidade<ref>"Na umidade" é uma adição própria, como diz Plutarco em ''De Placitis'', V:XIX, "Antímandro afirma que os primeiros animais foram produzidos na umidade".</ref>) pela evaporação feita pelo Sol. E que o homem era, originalmente, similar a um animal, isto é, um peixe. E que os ventos são causados de exalações rarefeitas da atmosfera, que por seu movimento se condensaram. E que a chuva levanta-se da terra devolvendo (os vapores que recebeu) das (nuvens<ref>Essa palavra parece exigir um sentido de passagem.</ref>) debaixo do Sol. E que há clarões de luz quando o vento vem para baixo separando as nuvens. Anaxímandro nasceu no 3º ano da 42ª olimpíada<ref>610 a.C., ver a introdução de ''Olympiads'', de Jarvis, p. 21.</ref>.
Anaximandro era ouvinte de Tales. Era filho de Praxíadas, e nativo de Mileto. É este homem que disse que o princípio criativo das coisas existentes é uma certa constituição do infinito, fora do qual os céus são criados, e nesse ponto os mundos são criados; e este princípio é eterno e imperecível e compreende todos os mundos. E ele fala do tempo como algo de começo, meio e fim limitados. Ele declarou que o infinito era o princípio criativo e elemento de todas as coisas existentes, e foi o primeiro a empregar esta definição para o princípio criativo. Mas, além disso, ele afirmou que há um movimento eterno, e pela atividade deste, os céus<ref>Ou "homens".</ref> são criados; e a Terra está equilibrada, no meio do nada, existindo a uma certa distância (dos corpos celestiais); e que a forma deles é curva, circular<ref>Ou "úmido".</ref>, semelhante a uma coluna de pedra<ref>Ou "gelo".</ref>. E nós pisamos sobre uma das superfícies, e outra é oposta<ref>Isto é, antipodes. Diógenes Laércio opinou que Platão foi conhecido primeiramente por "Antipodes".</ref>. E que as estrelas são círculos de fogo, separadas do fogo que está na vizinhança do mundo, e cercadas por ar. E que certas exalações atmosféricas se originam nos lugares onde as estrelas brilham; razão também porque quando essas exalações são obstruídas ocorrem os eclipses. E que a Lua algumas vezes parece cheia e outras vezes minguante, de acordo com a obstrução ou abertura de suas trajetórias (orbitais). E que o círculo do Sol é 27<ref>Ou "727", já que 27 é uma leitura improvável.</ref> vezes maior do que o da Lua, e que o Sol está situado no (quadrante do firmamento) mais alto; enquanto que as estrelas fixas ficam no mais baixo. E que os animais são criados (na umidade<ref>"Na umidade" é uma adição própria, como diz Plutarco em ''De Placitis'', V:XIX, "Antímandro afirma que os primeiros animais foram produzidos na umidade".</ref>) pela evaporação feita pelo Sol. E que o homem era, originalmente, parecido com um animal, isto é, um peixe. E que os ventos são causados de exalações rarefeitas da atmosfera, que por seu movimento se condensaram. E que a chuva levanta-se da terra devolvendo (os vapores que recebeu) das (nuvens<ref>Essa palavra parece indicar um sentido de passagem.</ref>) debaixo do Sol. E que há clarões de luz quando o vento vem para baixo separando as nuvens. Anaxímandro nasceu no 3º ano da 42ª olimpíada<ref>610 a.C., ver a introdução de ''Olympiads'', de Jarvis, p. 21.</ref>.


== Notas ==
== Notas ==
Linha 12: Linha 12:


[[Categoria:Refutação de todas as heresias]]
[[Categoria:Refutação de todas as heresias]]
[[en:Ante-Nicene Fathers/Volume V/Hippolytus/The Refutation of All Heresies/Book I/Part 7]]

Revisão das 20h22min de 9 de agosto de 2008

Anaximandro era ouvinte de Tales. Era filho de Praxíadas, e nativo de Mileto. É este homem que disse que o princípio criativo das coisas existentes é uma certa constituição do infinito, fora do qual os céus são criados, e nesse ponto os mundos são criados; e este princípio é eterno e imperecível e compreende todos os mundos. E ele fala do tempo como algo de começo, meio e fim limitados. Ele declarou que o infinito era o princípio criativo e elemento de todas as coisas existentes, e foi o primeiro a empregar esta definição para o princípio criativo. Mas, além disso, ele afirmou que há um movimento eterno, e pela atividade deste, os céus[1] são criados; e a Terra está equilibrada, no meio do nada, existindo a uma certa distância (dos corpos celestiais); e que a forma deles é curva, circular[2], semelhante a uma coluna de pedra[3]. E nós pisamos sobre uma das superfícies, e há outra é oposta[4]. E que as estrelas são círculos de fogo, separadas do fogo que está na vizinhança do mundo, e cercadas por ar. E que certas exalações atmosféricas se originam nos lugares onde as estrelas brilham; razão também porque quando essas exalações são obstruídas ocorrem os eclipses. E que a Lua algumas vezes parece cheia e outras vezes minguante, de acordo com a obstrução ou abertura de suas trajetórias (orbitais). E que o círculo do Sol é 27[5] vezes maior do que o da Lua, e que o Sol está situado no (quadrante do firmamento) mais alto; enquanto que as estrelas fixas ficam no mais baixo. E que os animais são criados (na umidade[6]) pela evaporação feita pelo Sol. E que o homem era, originalmente, parecido com um animal, isto é, um peixe. E que os ventos são causados de exalações rarefeitas da atmosfera, que por seu movimento se condensaram. E que a chuva levanta-se da terra devolvendo (os vapores que recebeu) das (nuvens[7]) debaixo do Sol. E que há clarões de luz quando o vento vem para baixo separando as nuvens. Anaxímandro nasceu no 3º ano da 42ª olimpíada[8].

Notas

  1. Ou "homens".
  2. Ou "úmido".
  3. Ou "gelo".
  4. Isto é, antipodes. Diógenes Laércio opinou que Platão foi conhecido primeiramente por "Antipodes".
  5. Ou "727", já que 27 é uma leitura improvável.
  6. "Na umidade" é uma adição própria, como diz Plutarco em De Placitis, V:XIX, "Antímandro afirma que os primeiros animais foram produzidos na umidade".
  7. Essa palavra parece indicar um sentido de passagem.
  8. 610 a.C., ver a introdução de Olympiads, de Jarvis, p. 21.