Refutação de todas as heresias/I/VII: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/VIII|I:VIII]]}}
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/VIII|I:VIII]]}}


Após este (pensador) veio Anaxágoras<ref>Aristóteles considera que Anaxágoras foi o primeiro a esboçar idéias sobre a existência de causas eficientes na natureza. Ele afirma, entretanto, que Hermótimo recebeu o crédito em uma data anterior.</ref>, filho de Hegesíbulo<ref>Ou Hegesofonte.</ref>, um nativo de Clasomene. Esta pessoa afirmou que o princípio original do universo ser a mente e a matéria; mente sendo a causa eficiente, enquanto que a matéria foi sendo formada. Como todas as coisas vieram a existir simultaneamente, a mente supervisionou tudo e introduziu ordem. E princípios materiais, diz ele, são infinitos; até o menor deles é infinito<ref>Símplico em ''Commentary on Aristotle's Physics'' (Livro I:II), registra que Anaxágoras ensinou que "todas as coisas existiram simultaneamente - coisas infinitas, pluralidade, diminutividades, e que tudo que era diminuto era infinito" (ver ''Metafísica'', tradução deMacMahon, p 79). Isso explica o comentário de Hipólito, enquanto sugere emendação do texto.</ref>. E que todas as coisas partilham do movimento sendo movidas pela mente, e que corpos similares se aglutinam. E que corpos celestiais foram arrumados pelo movimento orbicular. Que, por isso, o que era grosso e molhado, frio e escuro, e todas as coisas pesadas, juntaram-se no centro, da solidificação, da qual a Terra obteve apoio; mas que as coisas opostas a estas – calor e brilho, secura e luz – se deslocaram impetuosamente para a porção mais longínqua da atmosfera. E que a Terra é uma figura plana; e que continua suspensa no alto, por causa de sua magnitude, por estar no vácuo, e por causa do ar, que é mais poderoso, formando-se ao longo da terra areada. Mas entre as substâncias úmidas da terra estavam o mar, e as águas nele; e quando estes evaporaram, ou se fixaram, que o oceano foi formado desta maneira, assim como os rios que de tempos em tempos fluem para ele.
Após este (pensador) veio Anaxágoras<ref>Aristóteles considera que Anaxágoras foi o primeiro a esboçar idéias sobre a existência de causas eficientes na natureza. Ele afirma, entretanto, que Hermótimo recebeu o crédito em uma data anterior.</ref>, filho de Hegesíbulo<ref>Ou Hegesofonte.</ref>, um nativo de Clasomene. Esta pessoa afirmou que o princípio criativo do universo era a mente e a matéria; a mente era a causa eficiente, enquanto que a matéria era a causa de formação. Como todas as coisas vieram a existir simultaneamente, a mente supervisionou tudo e introduziu ordem. E os princípios materiais, diz ele, são infinitos; até o menor deles é infinito<ref>Símplico em ''Commentary on Aristotle's Physics'' (Livro I:II), registra que Anaxágoras ensinou que "todas as coisas existiram simultaneamente - coisas infinitas, pluralidade, diminutividades, e que tudo que era diminuto era infinito" (ver ''Metafísica'', tradução de MacMahon, p 79). Isso explica o comentário de Hipólito, enquanto sugere que o texto seja emendado.</ref>. E que todas as coisas partilham do movimento da mente, com os corpos similares se aglutinando. E que os corpos celestiais foram organizados pelo movimento orbicular. Que, por isso, o que era grosso e molhado, frio e escuro, e todas as coisas pesadas, juntaram-se no centro, da solidificação, que serve de base para a Terra; mas que as coisas opostas a estas – calor e brilho, secura e luz – se deslocaram impetuosamente para a porção mais longínqua da atmosfera. E que a Terra é uma figura plana; e que continua suspensa no alto, por causa de sua magnitude, por estar no vácuo, e por causa do ar, que é mais poderoso, formando-se ao longo da terra arejada. Mas entre as substâncias úmidas da terra estavam o mar, e suas águas; e quando estes evaporaram, ou se fixaram, o oceano foi criado, assim como os rios que de tempos em tempos fluem para ele.


E que os rios também derivam das chuvas e das águas atuais na terra; por isso é oca e contém água nas cavernas. E que o Nilo inunda no verão, por que as águas passam por ele vêm da neve em latitudes (ao norte)<ref>Ou "em Antipodes" ou "da neve na Etiópia".</ref>. E que o Sol, a Lua, e todas as estrelas são pedra flamejantes, que giram ao redor pela rotação na atmosfera. E que embaixo das star estão o Sol e a Lua, e certos corpos invisíveis que são carregados conosco; e que nós não temos percepção do calor das estrelas, tanto por estarem muito longe quanto pela distância em relação à Terra; e ainda mais, elas não são tão quentes como o Sol<ref>Ou "provido com muita energia solar", isto é, cuja luz se dissipava com o efeito do Sol.</ref>, por estarem numa situação mais fria. E que a Lua, sendo mais baixa do que o Sol, está próxima a nós. E que o Sol ultrapassa o Peloponeso em tamanho. E que a Lua não tem luz de si mesma, mas do Sol. Mas que a ciclo das estrelas acontece abaixo da Terra. E que a Lua está eclipsada quando a Terra está interposta, e ocasionalmente aquelas (estrelas) embaixo da Lua. E que os solstícios são causados quando o Sol e a Lua são movimentados pelo ar. E que a Lua é sempre virada porque não pode ficar com a cabeça em direção ao frio. Essa pessoa foi a primeira a conceber definições a respeito de eclipses e luz. E ele afirmou que a Lua era sólida, e tinha planícies e desfiladeiros. E que a Via Láctea era uma reflexão da luz das estrelas que não derivam seu brilho do Sol; e que as estrelas que cruzam (o firmamento) como faíscas agudas, surgem fora do movimento dos pólos. E que os ventos são causados quando a atmosfera é atravessada pelo Sol e por aqueles globos brilhantes por baixo dos pólos, e se originam de lá. E que trovões e relâmpagos são causados por queda de temperatura nas nuvens. E que terremotos são produzidos pelo ar caindo sobre a terra; por que, quando se move, a terra também é soprada e sacudida. E que os animais vieram a existir<ref>Ou "foram gerados".</ref> da umidade, um após um; e que os machos são procriados quando a semente secretada das partes direitas adere ao útero da parte direita, e as fêmeas são procriadas fazendo o processo contrário. Esse filósofo ensinou no ano da 88ª olimpíada<ref>Morreu em 429 ou 428 a.C.</ref>, no tempo que Platão também nasceu. Eles, discípulos de Platão, dizem que Anaxágoras estava igualmente presciente disso.
E os rios derivam das chuvas e das águas da terra; por isso é oca e contém água nas cavernas. E que o Nilo inunda no verão, por que as águas passam por ele vêm da neve em latitudes (ao norte)<ref>Ou "em Antipodes" ou "da neve na Etiópia".</ref>. E que o Sol, a Lua, e todas as estrelas são pedra flamejantes, que giram pela rotação da atmosfera. E que embaixo das estrelas estão o Sol e a Lua, e certos corpos invisíveis que são carregados conosco; e que nós não temos percepção do calor das estrelas, tanto considerando a distância em relação à Terra; e, ainda mais, elas não são tão quentes como o Sol<ref>Ou "provido com muita energia solar", isto é, cuja luz se dissipava com o efeito do Sol.</ref>, por estarem numa situação mais fria. E que a Lua, estando mais em uma altitude menor do que o Sol, está próxima a nós. E que o Sol ultrapassa o Peloponeso em tamanho. E que a Lua não tem luz de si mesma, mas do Sol. E o ciclo das estrelas acontece abaixo da Terra. E que a Lua está em eclipse quando a Terra está interposta, e ocasionalmente também as (estrelas) embaixo da Lua. E que os solstícios são causados quando o Sol e a Lua são movimentados pelo ar. E que a Lua está sempre se movimentando porque não pode ficar apenas em direção à parte fria.
Essa pessoa foi a primeira a conceber definições a respeito de eclipses e luz. E ele afirmou que a Lua era sólida, e tinha planícies e desfiladeiros. E que a Via Láctea era uma reflexão da luz das estrelas que não derivam seu brilho do Sol; e que as estrelas que cruzam (o firmamento) como faíscas agudas, surgem fora do movimento dos pólos. E que os ventos são criados quando a atmosfera é atravessada pelo Sol e por aqueles globos brilhantes por baixo dos pólos, e se originam de lá. E que trovões e relâmpagos são causados pela queda de temperatura nas nuvens. E que terremotos são produzidos pelo ar caindo sobre a terra; por que, quando se move, a terra também é soprada e sacudida. E que os animais vieram a existir<ref>Ou "foram gerados".</ref> da umidade, um após um; e a cria é macho quando a semente secretada das partes direitas adere ao útero da parte direita, e é fêmea quando acontece o oposto. Esse filósofo ensinou no ano da 88ª olimpíada<ref>Morreu em 429 ou 428 a.C.</ref>, no tempo que Platão também nasceu. Eles, discípulos de Platão, dizem que Anaxágoras estava igualmente presciente disso.


== Notas ==
== Notas ==
Linha 14: Linha 16:


[[Categoria:Refutação de todas as heresias]]
[[Categoria:Refutação de todas as heresias]]
[[en:Ante-Nicene Fathers/Volume V/Hippolytus/The Refutation of All Heresies/Book I/Part 9]]

Revisão das 20h29min de 9 de agosto de 2008

Após este (pensador) veio Anaxágoras[1], filho de Hegesíbulo[2], um nativo de Clasomene. Esta pessoa afirmou que o princípio criativo do universo era a mente e a matéria; a mente era a causa eficiente, enquanto que a matéria era a causa de formação. Como todas as coisas vieram a existir simultaneamente, a mente supervisionou tudo e introduziu ordem. E os princípios materiais, diz ele, são infinitos; até o menor deles é infinito[3]. E que todas as coisas partilham do movimento da mente, com os corpos similares se aglutinando. E que os corpos celestiais foram organizados pelo movimento orbicular. Que, por isso, o que era grosso e molhado, frio e escuro, e todas as coisas pesadas, juntaram-se no centro, da solidificação, que serve de base para a Terra; mas que as coisas opostas a estas – calor e brilho, secura e luz – se deslocaram impetuosamente para a porção mais longínqua da atmosfera. E que a Terra é uma figura plana; e que continua suspensa no alto, por causa de sua magnitude, por estar no vácuo, e por causa do ar, que é mais poderoso, formando-se ao longo da terra arejada. Mas entre as substâncias úmidas da terra estavam o mar, e suas águas; e quando estes evaporaram, ou se fixaram, o oceano foi criado, assim como os rios que de tempos em tempos fluem para ele.

E os rios derivam das chuvas e das águas da terra; por isso é oca e contém água nas cavernas. E que o Nilo inunda no verão, por que as águas passam por ele vêm da neve em latitudes (ao norte)[4]. E que o Sol, a Lua, e todas as estrelas são pedra flamejantes, que giram pela rotação da atmosfera. E que embaixo das estrelas estão o Sol e a Lua, e certos corpos invisíveis que são carregados conosco; e que nós não temos percepção do calor das estrelas, tanto considerando a distância em relação à Terra; e, ainda mais, elas não são tão quentes como o Sol[5], por estarem numa situação mais fria. E que a Lua, estando mais em uma altitude menor do que o Sol, está próxima a nós. E que o Sol ultrapassa o Peloponeso em tamanho. E que a Lua não tem luz de si mesma, mas do Sol. E o ciclo das estrelas acontece abaixo da Terra. E que a Lua está em eclipse quando a Terra está interposta, e ocasionalmente também as (estrelas) embaixo da Lua. E que os solstícios são causados quando o Sol e a Lua são movimentados pelo ar. E que a Lua está sempre se movimentando porque não pode ficar apenas em direção à parte fria.

Essa pessoa foi a primeira a conceber definições a respeito de eclipses e luz. E ele afirmou que a Lua era sólida, e tinha planícies e desfiladeiros. E que a Via Láctea era uma reflexão da luz das estrelas que não derivam seu brilho do Sol; e que as estrelas que cruzam (o firmamento) como faíscas agudas, surgem fora do movimento dos pólos. E que os ventos são criados quando a atmosfera é atravessada pelo Sol e por aqueles globos brilhantes por baixo dos pólos, e se originam de lá. E que trovões e relâmpagos são causados pela queda de temperatura nas nuvens. E que terremotos são produzidos pelo ar caindo sobre a terra; por que, quando se move, a terra também é soprada e sacudida. E que os animais vieram a existir[6] da umidade, um após um; e a cria é macho quando a semente secretada das partes direitas adere ao útero da parte direita, e é fêmea quando acontece o oposto. Esse filósofo ensinou no ano da 88ª olimpíada[7], no tempo que Platão também nasceu. Eles, discípulos de Platão, dizem que Anaxágoras estava igualmente presciente disso.

Notas

  1. Aristóteles considera que Anaxágoras foi o primeiro a esboçar idéias sobre a existência de causas eficientes na natureza. Ele afirma, entretanto, que Hermótimo recebeu o crédito em uma data anterior.
  2. Ou Hegesofonte.
  3. Símplico em Commentary on Aristotle's Physics (Livro I:II), registra que Anaxágoras ensinou que "todas as coisas existiram simultaneamente - coisas infinitas, pluralidade, diminutividades, e que tudo que era diminuto era infinito" (ver Metafísica, tradução de MacMahon, p 79). Isso explica o comentário de Hipólito, enquanto sugere que o texto seja emendado.
  4. Ou "em Antipodes" ou "da neve na Etiópia".
  5. Ou "provido com muita energia solar", isto é, cuja luz se dissipava com o efeito do Sol.
  6. Ou "foram gerados".
  7. Morreu em 429 ou 428 a.C.