Refutação de todas as heresias/I/IX: diferenças entre revisões

Wikisource, a biblioteca livre
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
mSem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/X|I:X]]}}
|posterior=[[Refutação de todas as heresias/I/X|I:X]]}}


Parmênides<ref>500 a.C.</ref> igualmente supôs que o universo seja único, eterno e sem início (definido), e de forma esférica. E nem ele escapou da opinião de um grande corpo (de especuladores), afirmando ser fogo e terra serem os princípios criativos do universo – a terra como substância, mas o fogo como causa eficiente. Ele afirmou que o mundo seria destruído, mas ele não diz como<ref>A sentença seguinte tem sua autenticidade contestada por alguns.</ref>. O mesmo, entretanto, afirmou que o universo é eterno, e sem início definido, esférico e homogêneo, mas amorfo, imóvel e limitado.
Parmênides<ref>500 a.C.</ref> igualmente supôs que o universo seja único, eterno e sem início (definido), e de forma esférica. E nem ele escapou da opinião de um grande corpo (de especuladores), afirmando que o fogo e a terra serem os princípios criativos do universo – a terra como substância e o fogo como causa eficiente. Ele afirmou que o mundo seria destruído, mas ele não diz como<ref>A sentença seguinte tem sua autenticidade contestada por alguns.</ref>. O mesmo, entretanto, afirmou que o universo é eterno, e sem início definido, esférico e homogêneo, mas amorfo, imóvel e limitado.


== Notas ==
== Notas ==

Revisão das 12h36min de 10 de agosto de 2008

Parmênides[1] igualmente supôs que o universo seja único, eterno e sem início (definido), e de forma esférica. E nem ele escapou da opinião de um grande corpo (de especuladores), afirmando que o fogo e a terra serem os princípios criativos do universo – a terra como substância e o fogo como causa eficiente. Ele afirmou que o mundo seria destruído, mas ele não diz como[2]. O mesmo, entretanto, afirmou que o universo é eterno, e sem início definido, esférico e homogêneo, mas amorfo, imóvel e limitado.

Notas

  1. 500 a.C.
  2. A sentença seguinte tem sua autenticidade contestada por alguns.