Ficheiro:As biografias históricas de Santos Dumont.pdf

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre
Hiperligação para a página de índice
Ir para a página
página seguinte →
página seguinte →
página seguinte →

Ficheiro original(1 091 × 1 500 píxeis, tamanho do ficheiro: 114 kB, tipo MIME: application/pdf, 19 páginas)


Este arquivo provém do Wikimedia Commons, o repositório de multimídias livres da Wikimedia, e pode ser utilizado por outros projetos. A descrição presente na sua página de descrição original é mostrada abaixo.


Descrição do ficheiro

Descrição
Português: Sobre muitos vultos da história brasileira escreveram-se de três a cinco livros biográficos, senão menos. Todavia, há mais de três dezenas a respeito de Alberto Santos Dumont. Evidentemente, há curiosidade maior, ou mesmo fascinação, por quem foi e o que fez esse pequeno grande homem brasileiro (ele era notado por ser baixo e franzino). O objetivo deste trabalho é auxiliar pesquisadores e professores de ciências sociais e história que pretendem se aprofundar no estudo de Santos Dumont e de um episódio da história da tecnologia. Para servir de guia aos interessados, apresenta-se aqui o resultado de uma pesquisa das biografias históricas do grande aeronauta. São clássicas no sentido de que foram as primeiras, tendo servido de roteiro e fonte para as posteriores. Listam-se por ordem cronológica e comentam-se essas obras, abordando brevemente virtudes e deficiências. Para o leitor sem familiaridade com o assunto, a próxima seção deste artigo dá indicações de bons livros recentes. O principal período de interesse, o das primeiras biografias, é 1935-1953; contudo, anos anteriores e posteriores também são abordados seletivamente, cobrindo-se possivelmente quase todos os primeiros livros biográficos sobre Dumont, além de material correlato. Foram deixadas de lado várias obras sem qualquer promessa de conteúdo original. Algumas são textos de palestras solenes por ocupantes de altos cargos governamentais no momento, ou por obscuros professores, proferidas quase sempre em alguma data comemorativa. Outras são obras para o público juvenil, ou textos para escola de grau fundamental ou médio, e têm seu valor estritamente dentro desse contexto. Estão fora do escopo deste trabalho porque não costumam ter novidade, limitando-se a recontar ainda que com valor literário, educativo ou cerimonial o material de umas poucas biografias conhecidas. Também deixou-se de lado o que não aborda vida ou obra do grande patrício dos ares – como histórias da aeronáutica em geral, livros e periódicos franceses das primeiras décadas do século XX, textos de controvérsia sobre prioridade de voo e relatos ficcionais. Apenas de passagem há breves menções de uns poucos casos.
Data
Origem scielo.br
Autor Valdir Ramalho

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

application/pdf

fff471540ae45e89c382201dcc04b544ec373b7f

116 958 byte

1 500 pixel

1 091 pixel

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual11h44min de 10 de março de 2022Miniatura da versão das 11h44min de 10 de março de 20221 091 × 1 500, 19 páginas (114 kB)Erick Soares3Uploaded a work by Valdir Ramalho from [https://www.scielo.br/j/ss/a/Rr48ndmW8jQvvs3YFxRMxtB/?lang=pt scielo.br] with UploadWizard

Metadados