João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/III

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Ora a serpente era mais astuta que todos os animaes do campo, que JEHOVAH Deus tinha feito: e esta disse á mulher: He tambem assi que Deus disse: naõ comereis de toda arvore desta horta?
  2. E a mulher disse á serpente: Do fruito de toda arvore desta horta comeremos.
  3. Mas do fruito da arvore, que está no meyo da horta, disse Deus: naõ comereis delle, nem tocareis nelle, paraque naõ morrais.
  4. Entaõ a serpente disse á mulher: de morte naõ morrereis.
  5. Porque Deus sabe, que no dia em que comerdes delle, se abriráõ vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
  6. E vio a mulher que aquella arvore era boa para comer, e hum prazer a os olhos, e arvore desejavel para dar entendimento; poloque tomou de seu fruito, e comeo; e deu tambem a seu marido, e comeo com ella.
  7. E assi foraõ abertos os olhos delles ambos, e conheceráõ que estavaõ nuos, e coseraõ folhas de figueira, e fizeraõ para si avantaes.
  8. E ouviraõ a voz de JEHOVAH Deus, que passeava na horta a o ar do dia: E escondeo se Adam e sua mulher de diante da face de JEHOVAH Deus, no meyo das arvores da horta.
  9. E chamou JEHOVAH Deus a Adam, e disselhe: Onde estás tu?
  10. E elle disse: Ouvi tua voz na horta, e temi, porque estou nuo, e escondi me.
  11. E disse: Quem te ensinou, que estavas nuo? Tens comido da arvore, de que te mandei, que naõ comesses della?
  12. Entaõ disse Adam: A mulher que me déste, ella me deu da arvore, e comi.
  13. E disse JEHOVAH Deus á mulher: porque isto fizeste? E disse a mulher: Á serpente me enganou, e comi.
  14. E JEHOVAH Deus disse á serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais do que toda besta, e mais que todos os animaes do campo: sobre teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias de tua vida.
  15. E porei inimizade entre ty e entre a mulher, e entre tua semente e entre sua semente: Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás os calcanhares.
  16. E á mulher disse: Multiplicando multiplicarei tua dor, e tua prenhidaõ; com dor parirás filhos, e a teu marido será teu desejo, e elle se ensenhoreará de ty.
  17. E a Adam disse: Porquanto déste ouvidos á voz de tua mulher, e comeste da arvore, de que te mandei dizendo: Naõ comerás della: maldita seja a terra por amor de ty; com dor comerás della todos os dias de tua vida.
  18. Espinhos e cardos te produzirá, e comerás a erva do campo.
  19. No suor de teu rosto comerás teu paõ, até que te tornes á terra, porque della tomado foste: porquanto pó es, e em pó te tornarás.
  20. E chamou Adam o nome de sua mulher, Eva; porquanto ella era mae de todos os viventes.
  21. E fez JEHOVAH Deus a Adam e a sua mulher vestidos de peles, e vestio os.
  22. Então disse JEHOVAH Deus: Eisque o homem he como hum de Nós, sabendo o bem e o mal: Ora pois paraque naõ estenda sua maõ, e tome tambem da arvore da vida, e coma, e viva eternamente;
  23. JEHOVAH Deus o mandou fora da horta de eden, para lavrar a terra, de que fóra tomado.
  24. E avendo lançado fora a o homem, pôs Cherubins a o Oriente da horta de Eden, e a chama da espada que andava a o redor, para guardar o caminho da arvore da vida.