João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/VI

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E aconteceo, que como os homens se começaraõ a multiplicar sobre a terra, e lhes naceraõ filhas:
  2. Viraõ os filhos de Deus, que as filhas dos homens eraõ formosas, e tomaraõ para si mulheres de todas as que escolheraõ.
  3. Entaõ disse JEHOVAH: Naõ contenderá meu Espirito eternamente com o homem, porque elle he carne; porem seus dias seraõ cento e vinte annos.
  4. Avia naquelles dias gigantes na terra, e tambem despois, quando os filhos de Deus entraraõ ás filhas dos homens, e dellas geraraõ filhos: Estes saõ os valentes que desda antiguidade foraõ varoens de fama.
  5. E vio JEHOVAH, que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que todo o fingimento dos pensamentos de seu coraçaõ somente era mao em todo tempo.
  6. Entaõ se arrependeo JEHOVAH de aver feito a o homem sobre a terra, e pesoulhe em seu coraçaõ.
  7. E disse JEHOVAH: Destruirei a o homem que tenho criado, de sobre a face da terra, desdo homem até o animal, até o reptil, e até a ave do ceo; porque me arrependo de os aver feito.
  8. Porem Noah achou graça aos olhos de JEHOVAH.
  9. Estas saõ as geraçoẽs de Noah: Noah era varaõ justo e recto em suas geraçoẽs: Noah andava com Deus.
  10. E gerou Noah tres filhos, a Sem, Cham, e Japhet.
  11. Porem a terra estava corrompida diante da face de Deus; e encheo se a terra de violencia.
  12. E vio Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne avia corrompido seu caminho sobre a terra.
  13. Entaõ disse Deus a Noah: o fim de toda carne he vindo diante de minha face, porque a terra está cheya de violencia por elles: e eis que os desfarei com a terra.
  14. Faze para ty huã arca de madeira de Gopher; com apartamentos farás a arca, e a betumarás por dentro e por fora com betume.
  15. E desta maneira a farás: De trezentos covados a compridaõ da arca, e de cincoenta covados sua largura, e de trinta covados sua altura.
  16. Huã janella farás na arca, e hum covado da banda de riba a acabarás, e a porta da arca porás a sua ilharga; e farás lhe sobrados baixos, segundos, e terceiros.
  17. Porque eu, eis que trago hum diluvio de agoas sobre a terra, para desfazer toda carne, em que ha espirito de vida debaixo do ceo: tudo o que ouver na terra espiará.
  18. Porem comtigo estabelecerei meu concerto; e entrarás na arca, tu, e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos comtigo.
  19. E de tudo o que vive, de toda a carne, dous de cadahum, meterás na arca, para comtigo em vida os conservar: macho e femea seraõ.
  20. Das aves segundo sua especie, e das bestas segundo sua especie, de todo reptil da terra segundo sua especie: dous de cadahum viráõ a ty, para os conservar em vida.
  21. E tu toma para ty de toda comida que se come, e a ty a junta, paraque seja por mantimento para ty, e para elles.
  22. E fez Noah assi conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assi fez.