João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XVI

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E Sarai mulher de Abram naõ lhe paria, e ella tinha huã serva Egypcia, cujo nome era Hagar.
  2. E disse Sarai a Abram: eis que JEHOVAH me tem cerrado, que naõ paro; entra pois á minha serva, porventura serei della edificada: e ouvio Abram a voz de Sarai.
  3. Assi tomou Sarai mulher de Abram a Hagar Egypcia, sua serva, á cabo de dez annos que Abram habitara na terra de Canaan, e deu a por mulher a Abram seu marido.
  4. E elle entrou a Hagar, e ella concebeo: e vendo ella que concebera, foi sua Senhora desprezivel em seus olhos.
  5. Entaõ disse Sarai a Abram: Meu agravo he sobre ty: minha serva eu pus em teu regaço; vendo ella agora que concebeo, sou menosprezada em seus olhos: JEHOVAH julgue entre my e entre ty.
  6. E disse Abram a Sarai: Eis, tua serva está em tua maõ, faze com ella o que bom for em teus olhos: e Sarai a affligio, e ella fugio de sua face.
  7. E o Anjo de JEHOVAH a achou junto a huã fonte de agoa no deserto, junto a fonte no caminho de Sur.
  8. E disse: Hagar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vas? e ella disse: venho fugida da face de Sarai minha Senhora.
  9. Entaõ lhe disse o Anjo de JEHOVAH: Torna te para tua Senhora, e humilha te debaixo de suas maõs.
  10. Disselhe mais o Anjo de JEHOVAH: Multiplicando multiplicarei tua semente, de maneira que pola multidaõ naõ será contada.
  11. Disselhe tambem o Anjo de JEHOVAH: Eis que estás prenhe, e parirás hum filho, e chamarás seu nome Ismael; porquanto JEHOVAH ouvio tua affliçaõ.
  12. E elle será homem feroz, e sua maõ será contra todos, e a maõ de todos contra elle: e habitará diante da face de todos seus irmaõs.
  13. E ella chamou o nome de JEHOVAH, que com ella fallava: Tu Deus de vista: porque disse: Eu tambem aqui tenho vista para aquelle que me vé?
  14. Por isso se chama aquelle poço, o poço de Lachai Roi; eis que está entre Kades e entre Bered.
  15. E pario Hagar a Abram hum filho; e chamou Abram o nome de seu filho, que Hagar parira, Ismael.
  16. E era Abram de idade de oitenta e seis annos, quando Hagar a Abraham pario a Ismaël.