João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XXXII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E foi tambem Jacob seu caminho, e encontraraõ o os Anjos de Deus.
  2. E Jacob disse, quando os vio: Este he exercito de Deus; e chamou o nome daquelle lugar Mahanaim.
  3. E enviou Jacob mensageiros diante de sua face a Esau seu irmaõ, á terra de Seir, territorio de Edom.
  4. E mandou lhes, dizendo; Assi direis a meu senhor Esau: Assi diz Jacob teu servo; Como peregrino morei com Laban, e me detive até gora.
  5. E tenho bois e asnos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para anunciar a meu senhor, paraque ache graça em teus olhos.
  6. E os mensageiros tornaraõ a Jacob, dizendo: Viemos a teu irmaõ, a Esau; e tambem elle procede a encontrar te, e quatrocentos varoẽs com elle.
  7. Entaõ Jacob temeo muyto, e angustiouse; e repartio o povo que com elle estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camellos, em dous bandos.
  8. Porque dizia: Se Esau vier a o hum bando, e o ferir, o outro bando escapará.
  9. Disse mais Jacob: Deus de meu pae Abraham, e Deus de meu pae Isaac, JEHOVAH! que me disseste: Torna te a tua terra, e a tua parentela, e bem fartehei.
  10. Eu menor sou que todas as beneficencias, e que toda a verdade, que fizeste a teu servo: Porque com meu cajado passei este Jordaõ, e agora estou sobre dous bandos.
  11. Livra me pois da maõ de meu irmão, da maõ de Esau; porque o temo, que porventura naõ venha, e me fica, a mae com os filhos.
  12. Tu mesmo disseste; Bem fazendo te farei bem, e porei tua semente como a area do mar, que pola multidaõ naõ pode contarse.
  13. E passou ali aquella noite; e tomou do que lhe veyo á sua maõ, hum presente para seu irmaõ Esau.
  14. Duzentas cabras, e vinte bodes; duzentas ovelhas, e vinte carneiros.
  15. Trinta camellas de leite com seus filhos, quarenta vacas, e dez novilhos; vinte asnas, e dez burrinhos.
  16. E deu o na maõ de seus servos, cada rebanho a parte, e disse a seus servos: Passae diante de minha face, o ponde espaço entre rebanho e entre rebanho.
  17. E mandou a o primeiro, dizendo: Quando Esau meu irmaõ te encontrar, e te perguntar, dizendo: Cujo tu es, e para onde vás? e cujas saõ estas cousas diante de tua face?
  18. Entaõ dirás: O presente he de teu servo Jacob, que envia a meu Senhor a Esau; e eis que elle mesmo vem tambem a tras de nos.
  19. E mandou tambem a o segundo, tambem a o terceiro, tambem a todos os que vinhaõ a tras dos rebanhos, dizendo: Conforme a esta mesma palavra fallareis a Esau, quando o achardes.
  20. E direis tambem: Eis que teu servo Jacob vem a tras de nos; porque dizia: Apaziguarei sua face com ete presente, que vae diante de minha face, e despois verei sua face; porventura aceitará minha face.
  21. Assi passou o presente diante de sua face; porem elle passou aquella noite no arrayal.
  22. E levantouse aquella mesma noite, e tomou suas duas mulheres, e suas duas servas, e seus onze filhos, e passou o vao de Jabbok.
  23. E tomou os, e felos passar o ribeiro: e fez passar tudo o que tinha.
  24. Porem Jacob ficou só; e lutou com elle hum varaõ, até que a alva subia.
  25. E vendo que naõ prevalecia contra elle, tocou a juntura de sua coxa, de maneira que se desengonçara a juntura da coxa de Jacob, lutando com elle.
  26. E disse: Deixa me ir, porque ja a alva subio; porem elle disse: Naõ deixarei-te ir, se me naõ abençoares.
  27. E disse lhe: Como he teu nome? e elle disse Jacob.
  28. Entaõ disse: Naõ se chamará mais teu nome Jacob, mas Israel: pois como príncipe lutaste com Deus, e com os homens, e prevaleceste.
  29. E Jacob perguntou e disse: Ora dame a saber teu nome; e disse: Porque perguntas por meu nome? e abençoou o ali.
  30. E chamou Jacob o nome daquelle lugar Pniel: porque dizia tenho visto a Deus face a face, e minha alma foi livrada.
  31. E sahio lhe o sol, quando passou a Pniel; e manquejava de sua coxa.
  32. Por isso os filhos de Israel naõ comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa até o dia de hoje; porquanto tocàra a juntura da coxa de Jacob no nervo encolhido.