João Ferreira de Almeida 1819 (ortografia atualizada)/Mateus/III

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E NAQUELES dias veio João Batista, pregando no deserto de Judeia.
  2. E dizendo: Arrependei-vos, porque chegado é o Reino dos céus.
  3. Porque este é aquele, do qual foi dito pelo Profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: aparelhai o caminho do Senhor, endereçai suas veredas.
  4. E tinha este João seu vestido de peles de camelo, e um cinto de couro ao redor de seus lombos, e seu sustento era gafanhotos e mel do mato.
  5. Então saía a ele Jerusalém, e toda Judeia, e toda província do redor do Jordão.
  6. E foram dele batizados no Jordão, confessando seus pecados.
  7. E vendo ele a muitos dos Fariseus, e dos Saduceus, que vinham a seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?
  8. Dai pois frutos dignos de conversão.
  9. E não presumais, dizendo em vós mesmos: a Abraão temos por pai. Porque eu vos digo, que até destas pedras Deus pode despertar filhos a Abraão.
  10. E já agora está também o machado posto à raiz das árvores; assim que toda árvore que não dá bom fruto, corta-se, e lança-se no fogo.
  11. Bem vos batizo eu com água para conversão; mas aquele que após mim vem, mais poderoso é que eu, cujas alparcas não sou digno levar. Este vos batizará com Espírito Santo, e com fogo.
  12. Cuja pá tem já em sua mão, e alimpará sua eira, e no celeiro recolherá seu trigo, e a palha queimará com fogo que nunca se apaga.
  13. Então veio Jesus de Galileia a João ao Jordão, para dele ser batizado.
  14. Mas João lhe resistia muito, dizendo: eu hei mister ser batizado de ti, e vens tu a mim?
  15. Porém respondendo Jesus, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda justiça. Então ele o deixou.
  16. E sendo Jesus batizado, subiu logo da água. E eis que os céus se lhe abriram, e viu ao Espírito de Deus, que descia[1] como pomba, e vinha sobre ele.
  17. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é meu Filho amado, em quem me agrado.

Notas[editar]

  1. descia — Na tradução de Almeida, descendia