Likutey Moharan/Parte 1/Torá 212

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 212


Seção 1

Este é o aspecto das palmas, por meio das quais podemos espreitar o retrato de Deus. O retrato de Deus consiste nas representações pelas quais O retratamos: misericordioso, compassivo e os outros apelidos e representações com que nos dirigimos a Ele. Todos essas representações foram reveladas pelos neviim (profetas). NeVIim é o aspecto da palavra falada na oração, como em (Isaías 57:19), "uma NIV (expressão) dos lábios". Assim, quando expressamos os retratos e representações com nossos lábios e batemos palmas, cumprimos “pelas mãos dos profetas eu fui representado” (Oséias 12:11). Pois os profetas são as palavras, e as palmas são "as mãos dos profetas". Em seguida, o DiMyon (representação) é revelado, no aspecto de "pelas mãos dos profetas aDaMeh (estou retratado)." E com isso, [o versículo] "ele olha para o retrato de Deus" é cumprido (Números 12: 8).

Seção 2

2. Além disso, bater palmas é o aspecto de “mãos humanas sob as asas” (Ezequiel 10: 8). Isso porque asas são palavras, no aspecto de “uma criatura alada falará a palavra” (Eclesiastes 10:20).

Seção 3

3. Além disso, [através das palmas] a oração está incluída na Lei Escrita e na Lei Oral, que são duas mãos: a mão que escreve e a mão que sela (Tikkuney Zohar, p.32b).

Seção 4

4. O poder da fala vem do apego aos tsadikim, conforme é trazido (Tikkuney Zohar # 18, p.32b): É chamado de “boca” em virtude do tsadic. (Da Lição nº 208 até aqui está leshon Rabbeinu.)