Likutey Moharan/Parte 1/Torá 219

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 219


Seção 1

{“Deus fez como planejou, beetza emrato (Ele executou Sua palavra) que Ele ordenou há muito tempo ”(Lamentações 2:17).}“ B eetza emrato ”- Ele rasgou Seu manto real (Eikhah Rabá 1: 1). Pois o Templo Sagrado certamente é incapaz de suportar a glória e majestade do Santo, como está escrito (1 Reis 8:27), “Ora, nem os céus nem os mais altos céus podem conter Você, quanto menos este edifício ... . ” No entanto, por amor ao povo judeu, Ele restringiu e vestiu Sua majestade para fazer com que Sua Divina Presença habitasse no Templo Sagrado, revelando assim Seu Reinado. E este é o aspecto de “Deus é Rei; Ele vestiu majestade ”(Salmos 93: 1). A fim de revelar Seu Reinado, Ele vestiu e contraiu Sua majestade, por assim dizer, para que pudéssemos tomar sobre nós o jugo de Seu Reinado. No entanto, quando os judeus pecaram diante dEle, Deus mostrou e revelou Sua majestade e grandeza, por assim dizer, não querendo mais encobri-la ou restringi-la. Assim, inevitavelmente, o Templo Sagrado foi destruído, porque não poderia resistir [Sua majestade], como explicado acima. Esta é a explicação de beetza emrato: Ele rasgou Seu manto real. Ele rasgou Sua vestimenta, ou seja, ele arrancou a vestimenta mencionada e a contração, o aspecto de "Ele vestiu majestade". Assim, inevitavelmente, o Templo Sagrado foi destruído; pois uma vez que Ele rasgou e anulou a constrição e vestimenta, o Templo Sagrado não foi mais capaz de resistir a Sua majestade e grandeza, pois “nem os céus nem os mais altos céus podem conter Você”, como explicado acima.

Seção 2

2. Eu ouvi mais no nome do [Rebe Nachman] sobre este assunto, que [Deus] cobriu e restringiu Sua majestade a fim de revelar Seu Reinado. [O Rebe] então mencionou o que havia dito no dia anterior. A questão é que o medo, o aspecto da realeza, é o aspecto da submissão. Isso é o que está escrito: “O que Deus, seu Senhor, pede de você? Só que você teme [Ele] ”(Deuteronômio 10:12). O Santo diminui a Si mesmo, por assim dizer, e pede medo deles. Pois “pede-te” é o aspecto da submissão e da humildade, como quem pede e pede a um amigo. Pois o medo é o aspecto de malkhut (realeza), como está escrito (Avot 3: 2), “Não fosse pelo medo do malkhut (governo),” {como foi sugerido várias vezes}. E malkhut é o aspecto da pobreza e submissão, pois não pode haver rei a menos que haja súditos. Este é o aspecto da pobreza - ela não tem nada em si (Zohar I, 238a), {como foi trazido em outro lugar}. Ou seja, o atributo de malkhut não tem nada de próprio. É apenas por meio do mundo que o atributo de malkhut é revelado, pois não pode haver rei a menos que haja súditos. Assim, o atributo de malkhut, que é o aspecto do medo, é o aspecto da pobreza e da submissão. Portanto, na entrega da Torá, quando o Santo quis revelar Seu Malkhut e o temor Dele, Deus se submeteu ao povo judeu, por assim dizer, e pediu que aceitassem Seu reinado. Ele deu-lhes uma série de garantias, como está escrito (Êxodo 19: 6): “Sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa ...”. Todas essas garantias são o aspecto da submissão. Isso tudo foi para revelar Seu Malkhut e o temor Dele, como está escrito (Êxodo 20:17), “para que o temor Dele esteja em seus rostos”. Pois tudo isso foi por causa do medo, que é o aspecto de malkhut, conforme explicado acima. Deus diminuiu a Si mesmo para revelar Seu Reinado, conforme explicado acima. Esta é a explicação de “Deus é Rei; Ele vestiu majestade. ” “Deus é Rei” - isto é, quando o Santo quis revelar seu Reinado, então “Ele vestiu majestade” - Ele vestiu e contraiu Sua majestade e diminuiu a Si mesmo, por assim dizer, como explicado acima.

Seção 3

3. Eu também ouvi que um certo pregador, que estava em sua mesa naquele momento, ele brincou: “BeeTZA EMRato” - o OMeR (diz) Torá para BeTZA (lucro) e dinheiro.

Seção 4

4. Além disso, ouvi algo em seu nome, semelhante ao que é mencionado acima, que ele disse a respeito do versículo: “Pode um homem esconder-se num lugar escondido e eu não o ver?” (Jeremias 23:24). Pois quando uma pessoa se diminui, então Deus também se diminui. Mas quando uma pessoa é arrogante e inflada, então Deus também mostra Sua majestade e grandeza. E esta é a explicação de "Um homem pode se esconder em um lugar escondido." Quando uma pessoa diminui e se esconde "em um lugar escondido" - isto é, ela se esconde, se esconde e se diminui em humildade e humildade - então "e eu não o vejo?" - Eu, por sua vez, me mostro a ela no aspecto de " não ”, que é o aspecto do Nada e Nada, o aspecto da humildade e humildade, como explicado acima.