Likutey Moharan/Parte 1/Torá 250

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 250


Seção 1

Conhecer! todos os tipos de sofrimento e aflições são devidos apenas à falta de daat. Para alguém que tem daat e, portanto, sabe que tudo é pela Providência Divina, & lt; certamente & gt; não experimenta aflição e não sente sofrimento, porque “Deus deu; Deus tirou ”(Jó 1:21). E embora haja aflições que não podemos deixar de sentir, por exemplo, as aflições causadas pelo composto [corpo-alma] - como a aflição causada pela partida da alma do corpo; sendo esta também a aflição de uma pessoa que está doente, que decorre do começo da alma a separar-se do corpo, e visto que a alma é & lt; composta & gt; com o corpo por meio de um vínculo firme e poderoso, ele não pode deixar de sentir a aflição no momento da separação - no entanto, as aflições são muito brandas e são suportáveis ​​quando se sabe com clareza que tudo é da Providência Divina. Ainda mais, outras formas de sofrimento e aflição, que uma pessoa não sente de forma alguma quando possui daat, como explicado acima. Assim, na maioria das vezes, o sofrimento das aflições decorre de terem tirado a daat para que ele sentisse a aflição.

Seção 2

2. E este, em geral, é o sofrimento que Israel experimenta no exílio, tudo porque eles caíram da data e atribuíram tudo à natureza, & lt; coincidências & gt; e fortuna. Por causa disso, eles experimentam sofrimento e aflição, como explicado acima. Isso acontece com eles porque vivem entre as & lt; nações & gt; e aprendi com eles; porque eles vêem o destino sorrindo para eles, enquanto o povo judeu é desprezado e humilde. Eles, portanto, aprendem com eles e atribuem tudo à natureza e à coincidência, e por isso mesmo eles experimentam aflições. Pois se eles tivessem a certeza de que tudo é da Providência Divina, eles não experimentariam nenhuma aflição, como explicado acima. Na verdade, Israel está acima da natureza. No entanto, quando eles pecam, Deus me livre, eles se tornam sujeitos à natureza, como as & lt; nações & gt ;, que estão sujeitas ao destino e à natureza. Então, eles experimentam exílio e sofrimento, Deus nos livre. E, no geral, seu sofrimento e exílio são devidos apenas a isso - que eles carecem de dados e o atribuem à natureza. E quando o Santo deseja mostrar compaixão pelo povo judeu e salvá-lo do exílio, e acabar com a & lt; nação & gt; oprimindo-os, Ele então os infunde com a Providência, subjugando e eliminando assim a natureza e o destino que obrigavam Israel a estar sob seu controle. Assim, Ele & lt; destrói a nação & gt; isso os oprime, e o povo judeu ascende acima deles por meio da Providência.

Seção 3

3. Saiba, também, que Ele tira esta Providência do fim do mundo, pois no Futuro, no Fim dos Dias, a natureza será eliminada inteiramente. Não haverá nada além da Providência, como está escrito (Isaías 51: 6), "Porque os céus se desvanecem como fumaça, a terra se desgasta como uma roupa" - isto é, a natureza, que é governada pelos movimentos fixos do estrelas e constelações serão anuladas. Este é o significado de “desaparecer” - ou seja, todas as constelações serão & lt; eliminadas & gt; e confuso, de tal forma que não haverá destino, apenas Providência sozinho. Então, Israel estará no topo. Portanto, agora também, quando o Santo deseja acabar com alguma & lt; nação & gt; e que Israel deveria estar no topo, Ele os infunde com a Providência desde o fim do mundo, quando não haverá nada além da Providência. E por meio dessa Providência o povo judeu ascende e o fim da & lt; nação & gt; que os oprimia. Este é o aspecto de "O fim ... o fim está chegando" (Ezequiel 7: 6) - isto é, quando o Santo deseja & lt; pôr fim a uma nação & gt ;, Ele então tira a Providência do Fim Final, conforme explicado acima.

Seção 4

4. A oração é o aspecto da Providência & lt; o aspecto da & gt; transcendendo a natureza; pois o curso natural dita uma certa coisa, e a oração muda o curso da natureza. Este é o aspecto da grandeza, o aspecto de "Pois que nação é tão grande que tem Deus tão perto dela, como Deus nosso Senhor, sempre que O invocamos?" (Deuteronômio 4: 7). Esta é a nossa grandeza, que Deus ouve nossas orações e muda a ordem natural por meio de Sua Divina Providência. Como está escrito (2 Reis 8: 4): “Fala-me, por favor, das grandes coisas que Eliseu fez”; e como nossos Sábios, de abençoada memória disseram: Aquilo que Eliseu realizou, ele realizou através de yer (Meguilá 27a). Assim é que a oração, que é o aspecto dos milagres e da Providência, é a antítese da natureza - este é o aspecto da grandeza.

Seção 5

5. Esta é a explicação do que o necromante respondeu Rav Ketina: O que é um terremoto? No momento em que o Santo se lembra de Seus filhos, que eles estão vivendo em sofrimento entre as & lt; nações & gt ;, Ele derrama duas lágrimas no Grande Mar, e Sua voz é ouvida de um extremo ao outro do mundo (Berakhot 59a) . Isto é, quando o Santo se lembra que eles estão vivendo em sofrimento entre as & lt; nações & gt; —especificamente entre as & lt; nações & gt ;, pois este é o ponto crucial do sofrimento, que eles residem entre as & lt; nações & gt; e aprenderam com eles, de modo que caíram da data e atribuíram & lt; tudo à natureza e ao destino & gt ;. Essa é a essência de seu sofrimento, conforme explicado acima. E isso é “Ele derrama [duas] lágrimas ...” - ou seja, Ele as infunde com Providência. Pois as lágrimas são o aspecto da Providência, como nossos Sábios, de bendita memória, disseram sobre o versículo “As nuvens voltam depois da chuva” (Eclesiastes 12: 2) - esta é a visão, que diminui após o choro (Shabat 151b). Assim é que as lágrimas tiram uma parte da visão, e a visão é atraída para elas. Portanto, as lágrimas são elementos da Providência e da visão, porque as lágrimas tiram a visão, como explicado acima. Isto é: Ele derrama duas lágrimas - Ele atrai os elementos da Providência. para o Grande Mar— Este é o aspecto das & lt; nações & gt; que governam os judeus, o aspecto de “mas os ímpios são como o mar agitado” (Isaías 57:20). Isso então produz o aspecto de grandeza / providência, o aspecto da oração, que é grande, como explicado acima. E isso é: Sua voz é ouvida de uma extremidade do mundo a outra - isto é, Ele atrai a Providência de "uma extremidade do mundo", do Fim Final, "à outra extremidade" - para pôr fim à & lt; nação que governa sobre eles & gt ;, correspondendo a “O fim… o fim está chegando”, conforme explicado acima.

Seção 6

6. Este é o aspecto das lágrimas & lt; derramado & gt; em um momento de sofrimento. Por estar passando por aflição e sofrimento, ele precisa, portanto, do aspecto da Providência para que possa ser salvo, conforme explicado acima. Por isso derramamos lágrimas, para extrair delas os elementos da Providência e da visão. Isso ocorre porque a Providência e a visão são atraídas pelas lágrimas, no aspecto de "‘ As nuvens voltam depois da chuva ’- esta é a visão, que diminui após o choro." Ou seja, eles diminuem a visão e tiram uma parte da visão. É assim que a visão é levada às lágrimas, como explicado acima.

Seção 7

7. E este é o aspecto de “Chizkiyahu chorou muito” (Isaías 38: 3), que foi dito quando ele adoeceu. Especificamente, “chorou muito”, pois infundiu o choro com visão e Providência, que são o aspecto da grandeza / oração, etc., conforme explicado acima. Isso também foi dito de Davi quando ele chorou sobre seu sofrimento: “até que Davi [chorou] muito” (1 Samuel 20:41) - seu choro alcançou o aspecto da Providência, o aspecto da grandeza, conforme explicado acima . Isso porque, por meio da Providência, somos salvos de todo tipo de sofrimento e aflições, conforme explicado acima.