Likutey Moharan/Parte 1/Torá 266

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 266


Seção 1

A razão pela qual animais e feras morrem prematuramente é que as pessoas não cumprem adequadamente a mitsvá da sucá. Isso ocorre porque a sucá é o aspecto de “IMma (mãe) pairando sobre seus filhos”, o aspecto de “IM você chama Binah” (Provérbios 2: 3). Este é também o aspecto que diferencia os seres humanos dos animais, como diziam nossos Sábios, de bendita memória: “Bendita a Deus, ó minha alma, e não te esqueças de todos os seus favores” (Salmos 103: 2) - que Ele fez seus seios no lugar de Binah (Berakhot 10a). Um animal, por outro lado, se alimenta dos seios dos animais lá embaixo. Isso é o que diferencia os seres humanos dos animais: os seres humanos amamentam dos seios humanos, que estão no lugar de Binah, o aspecto de “você chama Binah” / sucá. Os animais, por outro lado, mamam nos seios dos animais, que estão lá embaixo. Portanto, quando uma pessoa prejudica a mitsvá da sucá, ela cai do aspecto dos seios humanos, que estão no lugar de Binah, o aspecto da sucá, e desce para o aspecto dos seios dos animais, extraindo sustento daí. É assim que ele tira o sustento da generosidade dos animais. Ele se alimenta de sua vitalidade e, como resultado, eles morrem - porque ele tira a recompensa deles. E a extensão de sua queda e da generosidade que ele tira dos animais - causando a morte de animais e feras também - é compatível com sua mancha de sucá. Este é o aspecto de “e ele fez sucá para o seu gado” (Gênesis 33:17) - a sucá é para o bem do seu gado, como mencionado acima.

Seção 2

2. Além disso, isso causa danos àqueles que trabalham na construção, como nossos Sábios, de bendita memória, disseram: Quem se dedica à construção fica pobre (Sotah 11a). Isso porque o prédio deve ser construído com sabedoria e inteligência, caso em que não o prejudica. E então é certo que ele construa o edifício - como está escrito (Provérbios 24: 3, 4): “Uma casa é construída com sabedoria e estabelecida pelo entendimento; e através do conhecimento as salas são preenchidas ”- {pois ele tem um lugar para trazer a generosidade}. Porém, quando uma pessoa constrói sem inteligência, ela é prejudicada por ela. Portanto, ele “se torna pobre”, visto que esta é sua punição por manchar a sabedoria; pois por direito ele deveria ter construído o edifício com sabedoria, como explicado acima. Assim, sua punição é que ele se torna pobre, que é o aspecto de uma mancha da sabedoria, o aspecto de “A sabedoria do pobre é desprezada” (Eclesiastes 9:16). Assim, por meio da sucá, que é o aspecto da inteligência, o aspecto de "Eu chamo Binah", como explicado acima - por meio disso ele é capaz de construir o edifício, no aspecto de "Uma casa é construído com sabedoria… ”, conforme explicado acima. Este também é o aspecto de “Yaakov viajou para Sucot e construiu para si uma casa” (Gênesis, ibid.), Conforme explicado acima.

Seção 3

3. Este também é o aspecto de Shavuot, pois Shavuot e Sukkot são um. Isso ocorre porque a Torá emerge de Binah, que é o aspecto da sucá, como está escrito (Provérbios 1: 8), "e não abandone a Torá de IMekha (sua Mãe)", o aspecto de "IM você chama para Binah ”, que é o aspecto da sucá, conforme explicado acima. Portanto, imediatamente após Sucot vem Simchat Torá, pois a Torá emerge do aspecto de Sucá. Assim, ao entrar na sucá, as pessoas se tornam um aspecto da Torá, pois a Torá emerge daí, como explicado acima. E então a Torá começa, que é “Bereishit (no início),” o aspecto de BaYit (casa) - ou seja, o BeYT de Bereishit. Este é o aspecto de “Yaakov viajou para Sucot e construiu para si uma bayit”, conforme explicado acima. E este é o aspecto de SiYVaN - o tempo da Entrega da Torá; é um acrônimo de "v’Yaakov Nasa Sukkotah Vayiven lo bayit ...", conforme explicado acima.