Likutey Moharan/Parte 1/Torá 280

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 280


Seção 1

Saiba, quando uma pessoa é compelida a buscar uma decisão perante os juízes em um tribunal da lei da Torá, ela está sendo punida - a Torá está se vingando dela. Isso ocorre porque, na verdade, todas as atividades comerciais são a Torá. Por exemplo, a lei "alguém que troca uma vaca por um burro" é a Torá, e certamente o é ainda mais quando alguém realmente realiza o ato em si, {como está relatado no nome do Baal Shem Tov, do bem-aventurado memória}. Portanto, quando uma pessoa se envolve em negócios, ela deve vincular seus pensamentos apenas à Torá e às leis ali incorporadas. Mas alguém que separa suas atividades de negócios da Torá e desce ao dar e receber dos próprios negócios, não vinculando seus pensamentos à Torá incorporada ali - sua punição é que ele é posteriormente compelido a buscar uma decisão em um tribunal da Torá lei. Então, ele deve trazer para a Torá todas as questões e todos os pensamentos e todos os negócios em que se envolveu enquanto fazia negócios, do início ao fim. Ou seja, ele deve relatar tudo aos juízes, e eles emitem uma decisão da Torá sobre isso. Assim é que todos os seus assuntos de negócios são restaurados como Torá. Este é o seu castigo; a Torá se vinga dele por ter separado as leis incorporadas na atividade comercial da Torá e descendo ao próprio dar e receber, como se não houvesse Torá nas atividades comerciais. Sua punição, portanto, é que ele deve levar seu caso a um tribunal da lei da Torá e apresentar todas as questões das atividades de negócios e transformá-las em Torá. E então eles mostram a ele que toda atividade de negócios é Torá, pois agora tudo foi transformado em Torá, como expl ained acima. E ele certamente deve trazer todas as questões, até mesmo todos os pensamentos, perante os juízes. Pois se alguma questão ou pensamento estiver faltando, isso distorcerá a regra da Torá. Portanto, é vital que ele traga perante os juízes tudo o que aconteceu enquanto fazia negócios, para que eles transformem isso em uma decisão da Torá. Assim é que a atividade empresarial é restaurada e se torna Torá. E eles mostram a ele que não é como ele originalmente presumiu: que não há Torá no dar e receber de negócios - "Pois você não pode ver com seus próprios olhos que todas as questões de negócios são Torá, agora que tudo foi se transformou em uma regra da Torá? " conforme explicado acima. E tudo isso é compatível com a mancha. Há alguém cuja punição é apenas que ele deve buscar uma decisão, mas a decisão é a seu favor; é apenas que eles mostram que ele maculou, como explicado acima. No entanto, houve um que separou ainda mais a atividade comercial da Torá. Nesse caso, sua punição é maior porque nem mesmo a decisão é a seu favor. Pois, na verdade, quando se engaja em atividades comerciais, apenas seu pensamento externo deve estar no dar e receber dos negócios; seu pensamento interior, entretanto, deve estar vinculado à Torá, conforme explicado acima.

Seção 2

2. Além disso, a atividade empresarial deve incluir a fé. Ou seja, é preciso se envolver no masa u’matan (dar e receber) fielmente, falando palavras de verdade, como [os Sábios] disseram: Você conduziu seus negócios com fidelidade? (Shabat 31a). Isso ocorre porque o maSA u’maTaN é o aspecto de nosso menaSӔin (receber) e levantar a questão, e nosso noTeNin (dar) e restaurá-lo em seu lugar. Existem elementos decaídos de santidade - isto é, o aspecto das faíscas que caíram - e por meio da atividade comercial nós os pegamos e levantamos e os entregamos ao seu lugar. Este é o aspecto da masa u’matan dos negócios, conforme explicado acima. E a separação das centelhas das forças do mal se dá principalmente por meio da fé. Pois é comum que a fé resida com essas centelhas sagradas, no aspecto de “Este é Yerushalayim; Eu a coloquei entre as nações, e ao redor dela estão as terras ”(Ezequiel 5: 5). Yerushalayim é “a cidade fiel” (Isaías 1:21) - o aspecto da fé; ela reside “entre as nações, e ao seu redor ...”, pois ela está sempre entre elas, como explicado acima. Essas centelhas que caíram assim se agarram e se fixam em torno da fé, e ela as levanta dali. Uma pessoa deve, portanto, se engajar fielmente na masa u'matan, porque é por meio da fé que levantamos as centelhas, conforme explicado acima. Pois este é o aspecto essencial da atividade empresarial - elevar as faíscas, conforme explicado acima. Agora, este é o aspecto da essência interna de ChaBaD de Asiyah ascendendo a Yetzirah, e Malkhut de Asiyah ascendendo das forças do mal. Yetzirah é o aspecto do vav, que é o aspecto da Torá {conforme é apresentado no sagrado Zohar}. Assim, quando uma pessoa vincula seu pensamento interior à Torá enquanto se envolve em atividades comerciais, conforme explicado acima, este é o aspecto da essência interior das mentalidades de Asiyah. Ou seja, a atividade empresarial, que é o aspecto da Asiyah, ascende a Yetzirah - ou seja, a Torá - conforme explicado acima. E Malkhut de Asiyah - ou seja, o aspecto da fé dentro da atividade empresarial, conforme explicado acima - ascende das forças do mal, pois separa as centelhas e ascende [dessas forças]. Então, como resultado de ChaBaD de I ter ascendido a Yetzirah, há espaço para Malkhut ascender a Asiyah. Além disso, devido à ascensão do ChaBaD a Yetzirah - ou seja, por alguém que liga o pensamento à Torá - a fé adquire o poder de separar as centelhas das forças do mal e elevá-las. Pois, sem esse poder, haveria a possibilidade de que [as forças do mal], também, se ligassem à fé, Deus me livre. No entanto, porque ligamos a mente interior à Torá, [fé] recebe o poder de ascender, como explicado acima. E aí vem a guerra, pois é preciso lutar contra eles para tirar as centelhas deles.

Seção 3

3. Esta é a explicação de: “Quando você sai para a guerra [contra seus inimigos, e Deus, seu Senhor, os entrega em suas mãos e você leva alguns deles cativos] ...” (Deuteronômio 21:10). “Quando você sai” é o aspecto da atividade empresarial, o aspecto de “Alegra-te, Zevulom, com a tua saída ...” (Deuteronômio 33:18), porque a atividade empresarial é chamada de aspecto “a tua saída”. Pois embora Zevulun e Yissakhar sejam iguais - visto que Zevulun proveria para Yissakhar, e se diz dele: “Alegra-te, Zevulun” - é em qualquer caso chamado “sua saída; e Yissakhar, em suas tendas ”, porque o serviço da Torá é, no entanto, mais intrínseco e mais elevado do que o serviço da atividade empresarial. Embora a atividade empresarial seja um grande serviço - fornece para os estudiosos da Torá, e é dito sobre ele: "Alegrem-se, Zevulun" - em qualquer caso, é chamada de "sua saída" em relação ao serviço da Torá, que é “Yissakhar, em suas tendas”. Isso ocorre porque o serviço à Torá é, no entanto, mais elevado. O mesmo é verdade para cada nível vis-à-vis o nível acima dele; o nível inferior é chamado de "sua saída" em relação ao nível acima, que é chamado de "suas tendas". E mesmo alguém que serve a Deus com intensa devoção, vis-à-vis um nível ainda maior do que este, até mesmo devoção intensa é chamada de aspecto de "sua saída". Isto é: Quando você sai - por exemplo, o aspecto da atividade empresarial, conforme explicado acima. E esta é: guerrear contra seus inimigos— É então um tempo de guerra com o inimigo, como explicado acima, pois é necessário separar e elevar as centelhas deles, conforme explicado acima. E este é: e Deus, seu Senhor, os entrega em suas mãos - Este é o aspecto da fé, como está escrito (Êxodo 17:12), “suas mãos eram a fé”. Por meio da fé, elevamos as centelhas, conforme explicado acima. E isto é: e você leva alguns deles cativos - Este é o aspecto da Torá, como está escrito (Salmos 68:19), “Você ascendeu ao alto, você levou um cativo”, como explicado acima.