Likutey Moharan/Parte 1/Torá 58

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 58


Seção 1

É trazido em Zohar Bereishit: Tlat Nafkin Meichad (Três emergem de um); um é mantido por três; um sobe entre dois; dois fornecem para um; um fornece várias instruções. (Zohar I, 32b) Isso se refere ao poço, à nuvem e ao maná; todos eles voltaram no mérito de Moshe. Como nossos Sábios, de abençoada memória, disseram (Taanit 9a): “Eu escondi os três pastores em um único mês” (Zacarias 11: 8). [Os três] morreram no mesmo mês? No entanto, [os Sábios] responderam: Quando Aharon e Miriam faleceram, a nuvem e o poço partiram, e então retornaram pelo mérito de Moshe. Quando Moshe faleceu no mês de Adar, o poço, a nuvem e o maná partiram. Assim, foi como se todos morressem no mesmo mês. Esta é a explicação de “três emergem de um” - isto é, o poço, a nuvem e o maná eram por conta de um, por conta de Moshe.

Seção 2

2. A alma de Moshe incorporou os três Patriarcas. Ele, portanto, tinha o poder de atrair esses três influxos. O “poço de água viva” (Gênesis 26:19) é o aspecto de Avraham, [o aspecto de] as águas da benignidade; e Avraham começou a cavar poços. A nuvem é o aspecto de Yitzchak, o aspecto de “escuridão, nuvem e névoa” (Deuteronômio 4:11); o aspecto dos "olhos [de Yitzchak] escureceu e ele não podia ver" (Gênesis 27: 1). E o maná é o aspecto de Yaakov, o aspecto de “nutrir Seu povo, Yaakov” (Salmos 78:71). Assim, de Moshe, que incorporou os Patriarcas, é dito: “Moshe sentou-se ao lado do poço ”(Êxodo 2:15); e está escrito sobre ele, “Moshe entrou na nuvem” (ibid. 24:18); e também está escrito sobre ele, “Moshe disse a eles,‘ Este é o pão ’” (ibid. 16:15). Especificamente “isto”, referindo-se ao próprio Moshe, porque foi por seu mérito que comeram o maná. E no futuro, no momento da ressurreição, Moshe surgirá incorporando os três Patriarcas como antes, no aspecto de “Aquilo que era, é o que será” (Eclesiastes 1: 9); o aspecto de “Veja, você se deitará com seus pais e depois se levantará” (Deuteronômio 31:16) - ele será ressuscitado incorporando os três. Esta é a explicação de "um é mantido por três."

Seção 3

3. E com o poder [derivado de Moshe] por encarnar os Patriarcas, ele lutou contra Amalek, no aspecto de “uma espada vingativa para exercer a vingança pelo pacto” (Levítico 26:25). Pois os Patriarcas são o brit (aliança), o aspecto de “Eu me lembrarei da Minha aliança com Yaakov, [Minha aliança com Yitzchak e também Minha aliança com Avraham ...]” (ibid.:42). Mas Amalek causou a contaminação da brit, no aspecto de “eles te contaminaram no caminho” (Deuteronômio 25:18). Esta é a explicação de "um sobe entre dois" - esta é a guerra contra Amaleque, da qual é dito (Êxodo 17:12), "Aharon e Chur apoiaram as mãos [de Moshe], um de cada lado."

Seção 4

4. Subjugando a força do mal de Amalek e retificando a brit, [Moshe] mereceu o aspecto de “o pão será mishneh (o dobro) do que eles juntam diariamente” (Êxodo 16: 5). E de Yosef, que mereceu a brit, está escrito (Gênesis 41:43), "[Faraó] o fez cavalgar na mishneh (segunda) carruagem real" - ou seja, "mishneh o que eles reúnem diariamente." Por meio do brit um merece recompensa dupla. Esta é a explicação de “dois proporcionam um”. O aspecto do Shabat recebe de Yosef “pão duplo” - ou seja, Mishneh Torá, o aspecto de “Eu era uma fonte de deleite diário” (Provérbios 8:30). E o aspecto do Shabat envia generosidade aos outros mundos, no aspecto de "Mas você pode comer [o produto] do shabbat da Terra (repouso)" (Levítico 25: 6). Esta é a explicação de "um fornece uma série de instruções".

Seção 5

5. Assim é que daat produz os três mencionados acima [influxos de generosidade] - a saber: comer, beber e vestir - uma vez que estão incluídos nele. [Este é] o aspecto de “Venha, coma meu pão” (Provérbios 9: 5), o aspecto de comer, o aspecto do maná, que está contido na data da Torá. Beber é englobado em daat no aspecto de “Todos os que têm sede venham à água” (Isaías 55: 1), sendo este o poço, o aspecto de “[Beba então ...] água corrente do seu poço” (Provérbios 5 : 15). A roupa [está incluída em daat] no aspecto de "Você tem roupa - seja nosso líder" (Isaías 3: 6), [sendo] o aspecto da nuvem / roupas, o aspecto de "quando eu o vesti em uma nuvem ”(Jó 38: 9). Esta é a explicação de “três emergem de um”. Agora, a daat é mantida principalmente por meio dos Patriarcas, que são Chesed, Gevurah, Tiferet: Chesed (bondade) é o aspecto de Avraham - ou seja, deve-se ensinar sua sabedoria aos outros e atraí-los sob as asas da Presença Divina. Este é o aspecto de “e a Torá da bondade está em sua língua” (Provérbios 31:26); do qual nossos Sábios, de abençoada memória, disseram: Isso se refere a alguém que estuda para ensiná-lo [a outros] (Sucá 49b). Este é também o aspecto das “almas que eles fizeram em Charan” (Gênesis 12: 5). Gevurah (Força) é o aspecto de dar prioridade ao medo do pecado sobre a sabedoria (cf. Avot 3: 9). Tiferet (Beleza) é que uma pessoa é cuidadosa em como dispensa sua sabedoria, para que ela não seja desprezada; no aspecto de "As palavras do sábio encontram favor" (Eclesiastes 10:12). Esta é a explicação de "um é mantido por três." E quando a sabedoria de uma pessoa é mantida e em um estado de perfeição, ela está então no aspecto de "um sobe entre dois." Ele pode travar as batalhas de Deus, no aspecto de "A sabedoria é mais valiosa do que as armas de guerra" (Eclesiastes 9:18). Então, quando ele subjuga todos os opressores que perseguem os fracos entre Israel e faz [esses judeus] servirem a Deus, ele merece uma quantidade dupla de idéias originais da Torá no Shabat, no aspecto de "pão duplo" / Mishneh Torá / “Um rolo dobrado” (Zacarias 5: 2). Isso ocorre no aspecto de “dois provêem um”, conforme explicado acima, no aspecto de “uma espada de dois gumes” (Salmos 149: 6). [Isto é,] por meio de "uma espada vingativa", conforme explicado acima, ele merece uma porção dupla, o aspecto de "pão duplo". O Shabat então despacha sua iluminação para todos os níveis, no aspecto de "um fornece uma série de direções". Ele fornece uma cura para a alma e uma cura para o corpo, no aspecto de "exceto que ele deve pagar [pela vítima] ShiVTo (inatividade), veRaPo yeRaPei (e providenciar sua cura completa)" (Êxodo 21:19 ) - dois RePhuot (curas), por meio do ShaBbaT.

Seção 6

6. A razão pela qual o sábio fornece o af O referido “pão duplo” é que, por meio de seu valor, ele mereceu a porção de seu vizinho também. Como nossos Sábios, de bendita memória, disseram: Se ele é digno, toma a sua parte e a do próximo (Chagigah 15a). Assim, quando o dia do Shabat chega e sua NefeSh (alma) é englobada no ShaBbaT, no aspecto de "naquele [dia] ShaVaT va'yeNaFaSh (Ele parou de trabalhar e descansou)" (Êxodo 31:17), [o sábio] então dá “pão duplo” no dia do Shabat, conforme explicado acima.

Seção 7

7. Através da iluminação do Shabat, o mundo é despertado para o arrependimento motivado pelo amor. Isso ocorre porque ShaBbaT é o aspecto de TeShuVah (arrependimento), o aspecto de “Então ShaVTa (você retornará) a Deus, seu Senhor” (Deuteronômio 30: 2). Este arrependimento é motivado pelo amor, o aspecto de “Ó amor do deleite” (Cântico dos Cânticos 7: 7), pois o amor vem do deleite do Shabat, o aspecto de “se você chamar o Shabat de 'deleite'” (Isaías 58:13). E o arrependimento motivado pelo amor é o aspecto do “pão duplo”, como nos ensinamentos dos Sábios, da memória abençoada: Aqui foi motivado pelo amor, ali foi motivado pelo medo (Sotah 31a). {É trazido lá: Maior é aquele que age por amor do que aquele que age por medo, visto que [o mérito de] este permanecerá por mil gerações, enquanto [o do] anterior permanecerá por duas mil gerações.} Através do arrependimento motivado pelo amor 'Ele mostra benignidade por dois mil' (cf. Êxodo 20: 6).

Seção 8

8. Então, todos os indivíduos devotos da geração são curados, no aspecto de "arrepender-se e ser curados" (Isaías 6:10); ao passo que antes eles suportaram o sofrimento, no aspecto de “ele carregou a nossa doença” (ibid. 53: 4). {“Quão formoso você é e quão agradável, ó amor das delícias” (Cântico dos Cânticos 7: 7).} As pessoas também os admiram, no aspecto de “Como você é formoso e quão agradável,” como resultado de “Ó amor do deleite”, conforme explicado acima; ao passo que antes eles estavam no aspecto de “ele era sem beleza ou beleza” (Isaías 53: 2).

Seção 9

9. E quando todos mostram admiração pelos indivíduos devotos da geração e os consideram bonitos, então cada um [desses indivíduos], proporcional à sua devoção, pode entender que o sábio da geração já forneceu a recompensa mencionada de "pão duplo" no dia do Shabat. A razão disso é que cada um deles, à medida da sua devoção, adquire formosura e beleza e ganha destaque aos olhos do povo. Esta formosura e proeminência são uma marca e um sinal e uma dica para a mencionada Mishnê Torá, no aspecto do “Monte Sião (TZiYON) no lado norte” (Salmos 48: 3). “Monte” é o aspecto de destaque, como no ensino dos Sábios, de bendita memória, a respeito [do versículo]: “Fuja da tua montanha como um pássaro” (Salmos 11: 1) - isso é realeza e proeminência (Sinédrio 107a). A proeminência é um TZiYUN (marca) e um sinal de “YaRKesei TZaFoNe (o lado norte),” de “A redondeza de YeReiKhayikh (suas coxas)” (Cântico dos Cânticos 7: 2) —Torah haTZeFuNah (que está oculto). {“Se você tashiv (voltar para trás) seu pé por causa do Shabat, de perseguir seus negócios no Meu dia sagrado; se você chamar o Shabat de 'deleite' ...; se você honrá-lo por não fazer seus negócios ... ou falar de assuntos [mundanos] ”(Isaías 58:13).} Esta é a explicação de“ Se você TaShiV seu pé por causa do Shabat ”: o TeShuVah que decorre do aspecto do Shabat provoca "yarkesei tzafone", ou seja, "seu pé". E cada [indivíduo devoto] recebe a marca e o sinal proporcional à sua devoção, de modo que depois recebe o referido “yarkesei tzafone” dentro das marcações de destaque. Isso ocorre porque a proeminência dos indivíduos devotos da geração é o aspecto de um recipiente para os insights originais da Torá, no aspecto de ...

Seção 10

10. Agora, esses indivíduos devotos da geração devem considerar completamente a grandeza, beleza e destaque que vêm a eles, para que não sucumbam ao orgulho. Pois acontece que, quando as pessoas da geração deixam de guardar sua língua, elas se tornam incapazes de receber o aspecto do Shabat mencionado anteriormente. Isso ocorre porque o Shabat depende de guardar a fala de alguém, no aspecto de "ou falar de assuntos [mundanos]" - que suas conversas no Shabat não devem se parecer com suas conversas durante a semana (Shabat 113b). Assim, se eles falham em guardar sua língua, então, mesmo que os indivíduos inteligentes da geração forneçam a generosidade do Shabat, do arrependimento acima mencionado, o arrependimento que eles irradiam se torna corrompido. Como resultado, a grandeza, beleza e proeminência que vêm aos indivíduos devotos da geração são corrompidos, e eles ficam orgulhosos. Este é o aspecto de “A transgressão de suas bocas é a palavra de seus lábios; eles cairão na armadilha do seu orgulho ”(Salmos 59:13) - a transgressão associada à palavra faz com que eles caiam na armadilha do pecado do orgulho. E este é o exílio do Divino P resence. Ou seja, a proeminência, que é o aspecto de malkhut (realeza), o aspecto da Presença Divina, fica manchada e se transforma em orgulho.

Seção 11

11. Esta é a explicação de: Por que as cabeças dos babilônios são segalgalot (oval)? Porque eles não têm chayot pikchot (parteiras treinadas) (Shabat 31a). Babilônios - esta é a geração que mancha a linguagem, o aspecto de “[É por isso que se chama BabeL,] porque lá Deus BaLal (misturou) a linguagem de toda a terra” (Gênesis 11: 9). cabeças— Estes são os indivíduos devotos da geração. SeGaLGaLoT - Ou seja, SeGoL GaLuT. SeGoL é o aspecto de grandeza e realeza, o aspecto de “SeGuLat (o tesouro) dos reis” (Ecclesia st es 2: 8). O GaLuT (exílio) da Presença Divina, como explicado acima, é devido à sua grandeza ter sido manchada, de modo que eles estão presos pelo orgulho. E foi isso que ele respondeu: Porque eles não têm chayot pikchot. ChaYot - Este é o aspecto do Shabat mencionado acima, o aspecto de “Aqueles que provam [Shabat] merecem ChaYim (vida)” (Oração Mussaf do Shabat). [Este é] o aspecto mencionado acima do arrependimento, o aspecto de “arrepender-se viChYu (e viver)” (cf. Ezequiel 18:32). [É igualmente] o aspecto da cura, como está escrito: “Você me restaurou a saúde e me deu vida” (Isaías 38:16). Eles não recebem ChiYuT (força vital), o aspecto acima mencionado do Shabat, dos pikchey (os espertos) da geração, dos sábios da geração / o aspecto de Moshe mencionado acima, porque eles não podem receber o Shabat / arrependimento dos mencionados sábio, exceto por guardar a fala, como explicado acima. No entanto, como explicado acima, uma geração que é o aspecto dos babilônios, que não recebe a força vital do Shabat, seus chefes, que são os indivíduos devotos da geração, são segol galut - sua grandeza e proeminência estão no exílio; ou seja, o aspecto da realeza está manchado. E este é o exílio da Presença Divina: eles sucumbem ao orgulho, Deus me livre.