Likutey Moharan/Parte 2/Torá 46

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 46


Seção 1

O sacrifício da alma é algo que cada judeu faz a cada hora de cada dia. Um exemplo disso é dar dinheiro para instituições de caridade. O dinheiro é a alma, pois “ele dá a sua alma por isso” (Deuteronômio 24:15). Em outras palavras, para ganhar o dinheiro, ele primeiro sacrifica sua alma nas lutas e nos perigos. No entanto, depois disso, ele pega o dinheiro e o dá por amor a Deus. Segue-se que ele está sacrificando sua alma. O mesmo se aplica à oração. No Midrash HaNe’elam (Zohar I, 124b), descobrimos que [oração] é o conceito de "Por sua causa, somos mortos o dia todo" (Salmos 44:23) - ou seja, o sacrifício da alma. É preciso muita luta e muita batalha com os pensamentos e distrações e estratagemas para fugir e escapar deles. Com relação a isso, afirma-se: "Por sua causa, estamos mortos ...", conforme apresentado no Midrash HaNe'elam. Segue-se que isso e coisas semelhantes são sacrifício da alma.

Seção 2

2. E saiba! cada pessoa tem obstáculos a serviço do Criador, que Seu nome seja abençoado, como viajar para o verdadeiro tzaddik e assim por diante. E cada pessoa imagina que seus obstáculos são maiores do que os de seus semelhantes e que é difícil suportá-los. Conhecer! os obstáculos de cada pessoa são apenas proporcionais às suas habilidades, de acordo com o que ela pode suportar e lidar - desde que queira. E, na verdade, não existem obstáculos de espécie alguma, porque Deus está envolvido até no próprio obstáculo, como é explicado em outro lugar (Likutey Moharan I, 115). E o maior de todos os obstáculos é o obstáculo da mente - ou seja, que seu intelecto e coração estão divididos em relação a Deus ou o tzaddi k. Então, mesmo quando ele quebra seus obstáculos para viajar para o verdadeiro tzaddik e chega lá, se sua mente estiver dividida, de modo que ele tenha questões difíceis sobre o tzaddik, e haja torção em seu coração em relação ao tzaddik, este obstáculo permanece em seu caminho mais do que em qualquer outro.

Seção 3

3. O mesmo se aplica à oração. Inicialmente, existem muitos obstáculos para a oração. E depois, quando uma pessoa os supera e vem orar, se seu coração está torcido e afastado de Deus, este é o maior obstáculo de todos. Este é o conceito de “Meu coração é S’ ChaRChaR (cercado) ”(Salmos 38:11); “Cercado” em Targum é S ’ChoR S’ChoR. Em outras palavras, seu coração está rodeado, envolvido e retorcido por perversidades, perguntas e heresias a respeito de Deus. Este é o conceito de “Eles tornaram suas vidas amargas com o trabalho (árduo) KaShah ...” (Êxodo 1:14). E nos Tikkunim encontramos: com KuShya (questões difíceis) ... (Tikkuney Zohar # 13, p.28b) - ou seja, as questões difíceis em seu coração, o maior obstáculo de todos. E então ele deve clamar em voz alta, do fundo de seu coração, a seu Pai no céu. Deus ouvirá sua voz e atenderá ao seu clamor. E pode até acontecer que a partir dela mesma todas as questões e obstáculos acima mencionados desabem e sejam eliminados. Em qualquer caso, Deus ouve sua voz - que é sua salvação. Assim, as letras de KuShYA são um acrônimo para Shma YHVH Kolee Ekra (“Ó Deus, ouve minha voz quando clamo”) (Salmos 27: 7). Quando vencido por perguntas difíceis e heresia, ele só precisa clamar a Deus.

Seção 4

4. Isso é semelhante à parábola contada em nome do Baal Shem Tov, que a memória do homem sagrado e do tzaddik seja uma bênção, sobre um rei que colocou um grande tesouro em um determinado lugar e, usando o poder da ilusão , encerrou o tesouro dentro de muitas paredes. Quando as pessoas chegavam a essas paredes, parecia-lhes que as paredes eram reais e difíceis de romper. Alguns voltaram imediatamente. Outros romperam a primeira parede e alcançaram a segunda, mas não conseguiram rompê-la. Alguns avançaram mais, mas não conseguiram romper o resto. Finalmente, o príncipe chegou e disse: "Eu sei que todas as paredes são apenas uma ilusão e na realidade não há parede nenhuma!" Ele procedeu com confiança até passar por todos eles. Aquele que é sábio entenderá a parábola por si mesmo, como se referindo a todos os obstáculos, iscas e seduções, que conceitualmente são paredes que cercam o tesouro do temor a Deus. Na realidade, eles não são nada. O principal é um coração forte e corajoso, pois então não se tem obstáculos, principalmente do tipo físico, como por conta do dinheiro; ou aqueles que sua esposa, filhos, sogro ou pais colocaram em seu caminho; ou algo semelhante. Todos eles são completamente anulados quando o coração de alguém é poderoso e corajoso para Deus. E mesmo a força de um guerreiro deriva apenas do poder e coragem do coração; o poder excepcional de seu coração permite que ele avance para o meio da batalha, conforme consta nos livros sagrados.