Likutey Moharan/Parte 2/Torá 68

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 68


Seção 1

A essência da perfeição do tzaddik é que ele é capaz de estar acima e abaixo - que ele é capaz de mostrar a quem está acima e se considera em um nível alto que é o contrário; e, inversamente, mostra a quem está muito abaixo, no nível mais baixo, na própria terra, que, pelo contrário, está muito perto de Deus. Esta é a perfeição que o tzaddik deve ter, e sem isso ele não é um tzaddik de forma alguma. Pois ele tem que mostrar a quem está muito abaixo, no nível mais baixo absoluto, que ele ainda está realmente perto de Deus, por assim dizer. E ele tem que despertá-lo e revelar-lhe: Deus está com você. Não tema; não tenha medo nem se assuste, pois o Abençoado está com você, perto de você e bem ao seu lado, porque “toda a terra está cheia da Sua glória” (Isaías 6: 3). Portanto, mesmo se, Deus me livre, uma pessoa caia onde ela cai, que o Misericordioso nos poupe, e ela está no nível mais inferior absoluto - a partir daí, também, ela pode se ligar a Deus e retornar a Ele, porque “ toda a terra está cheia de Sua glória. ” Agora, já mencionamos isso, que quando uma pessoa está situada inteiramente abaixo, e ela vê que está no nível mais baixo, Deus me livre, muito distante de Deus, ela deve reviver com isso mesmo. Em outras palavras, isso em si é proximidade - já que ele agora reconhece sua distância! Antes disso, ele estava tão longe que não tinha consciência de sua distância. Mas agora que pelo menos sabe que está distante, isso em si é proximidade, e com isso ele deve se reviver e voltar para Deus.

Seção 2

2. E o inverso também é verdadeiro. O tzaddik deve mostrar a quem quer que seja muito altivo que ele está totalmente distante de Deus; "O que você viu? O que você sabe?…" Assim, esta é a perfeição do tzaddik, como em "para kol (tudo) que está no céu e na terra" (1 Crônicas 29:11), que é o conceito do tzaddik, como é conhecido, porque ele une o céu e terra. Que, como mencionado acima, ele deve estar acima e abaixo, mostrando a quem está acima, o conceito de “céu”, que é o contrário - que ele está muito distante e não sabe absolutamente nada do Conhecimento Divino; os conceitos de “O que você viu? O que você sabe?" porque lá, acima, no céu - especificamente lá, eles perguntam: "Onde está o lugar da Sua glória?" E, inversamente, mostra a quem está genuinamente abaixo, na terra, que Deus está com ele, porque “toda a terra está cheia da Sua glória”. Portanto, esta é a essência da perfeição, estar acima e abaixo. E este é o conceito de filhos e discípulos que devemos deixar para trás no mundo. Em face disso, o assunto é intrigante. Não é o essencial que uma pessoa deve se dissociar completamente da fisicalidade? Sendo assim, porque é que quando uma pessoa sobe inteiramente ao alto, ou seja, depois de falecer, ela tem a obrigação de deixar para trás d filhos neste mundo físico, quem tomará seu lugar no mundo? Ao contrário, não é melhor ascender inteiramente ao alto? No entanto, de fato, a perfeição genuína deve estar acima e abaixo, no céu e na terra. Isso ocorre porque quando ele está em apenas um mundo, não é perfeição. Apenas os dois juntos, acima e abaixo - esse é um mundo completo. Uma pessoa é, portanto, obrigada a deixar para trás "um remanescente na terra" (Gênesis 45: 7), um filho ou discípulo, de modo que quando ele estiver acima, depois de falecer, ele também estará abaixo, neste mundo - isto é, ele deixa abaixo um filho ou um discípulo que deriva dele. E a essência é a mente; que parte de sua mente deveria permanecer embaixo. Portanto, ele deve deixar para trás um filho ou discípulo, como nossos Sábios, de bendita memória, expuseram o versículo: “que não têm substituto” (Salmos 55:20) - um opina que se refere a um filho, e o outro opina que se refere a um discípulo (Bava Batra 116a). Pois o discípulo provém da mente do professor e, da mesma forma, o filho também provém da mente do pai. Assim, Rabi Yochanan, por não ter filhos, afirmou que se refere a um discípulo. No caso do discípulo, a mente é inteiramente removida da fisicalidade, enquanto no caso do filho a mente está envolvida na gota de semente. No entanto, isso também é necessário.

Seção 3

3. A regra é que uma pessoa deve deixar para trás filhos e discípulos, e os discípulos devem iluminar outros discípulos. E da mesma forma em diante; os discípulos também devem ser fecundos e se multiplicar, fazendo outros discípulos, e os discípulos de seus discípulos farão discípulos adicionais. E da mesma forma avante e avante, de modo que sua mente também permaneça abaixo, para sempre. Da mesma forma, os filhos também devem deixar seu legado para as gerações seguintes, filhos e filhos dos filhos, etc. Pois esta é a essência da perfeição do tzaddik, que ele está acima e abaixo, como em "por tudo o que está no céu e na terra ”(1 Crônicas 29:11) - ele une o céu à terra. (Ver Likutey Moharan II, 7, "Vayehi Mikeitz - Pois ele com compaixão por eles os guiará", onde este assunto é completamente explicado.)