Likutey Moharan/Parte 2/Torá 73

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 73


Seção 1

Quem quiser ter o mérito de retornar a Deus deve recitar Tehilim (o Livro dos Salmos) regularmente, porque recitar salmos é propício ao arrependimento. Pois existem cinquenta portas de arrependimento. Quarenta e nove desses portões podem ser acessados ​​e alcançados por qualquer pessoa. Mas o quinquagésimo portão é o conceito de arrependimento do próprio Deus, por assim dizer, pois encontramos o conceito de arrependimento também em conexão com Deus, como está escrito: “Volte para mim e eu voltarei para você” (Malaquias 3 : 7). E essas quarenta e nove portas do arrependimento correspondem às quarenta e nove letras nos nomes das Doze Tribos de Deus. Pois cada portão está associado a uma carta das quarenta e nove letras das tribos. Agora, veja, todos desejam temer a Deus. No entanto, nem todos merecem o arrependimento. Existem aqueles indivíduos que não estão nem um pouco motivados para se arrepender. E mesmo alguém que está motivado para se arrepender, não [necessariamente] merece alcançar a letra e porta do arrependimento pertinentes a ele. E mesmo se ele chegar lá, é possível que a porta do arrependimento esteja fechada. Por causa de qualquer um deles, uma pessoa não tem o privilégio de se arrepender. Mas, ao recitar salmos, mesmo alguém sem qualquer motivação para se arrepender desperta para se arrepender. E através dos Salmos ele também merece alcançar seu portão e letra, e abrir o portão. Segue-se que, por meio de Tehilim, ele merece arrependimento. {“Estas são as últimas palavras de David e as palavras do homem que foi estabelecido ol (nas alturas), o ungido do Deus de Yaakov e o doce cantor de Israel” (2 Samuel 23: 1).} Este é o significado das “palavras do homem que foi estabelecido OL (no alto),” que nossos Sábios, de abençoada memória, expuseram como: ele estabeleceu OoLah (o benefício) de arrependimento (Moed Katan 16b). “E a doce cantora de Israel.” Por meio do conceito de “doce cantor de Israel” - ou seja, o Livro dos Salmos que ele compilou - ele estabeleceu o benefício do arrependimento. Isso ocorre porque através de Tehilim alguém merece arrependimento. E é assim que nossos Sábios, de bendita memória, ensinaram: Davi não era adequado para esse feito. No entanto, era para ensinar o arrependimento aos indivíduos (Avodah Zarah 4b). Segue-se que o ensino primário do arrependimento veio por meio do Rei Davi. E o arrependimento primário do Rei Davi é Tehilim, que ele recitou com tanta inspiração e espírito Divino que todos - como ele - são capazes de se encontrar no Livro dos Salmos e merecer o arrependimento recitando salmos.

Seção 2

2. Agora, o refinamento principal das Doze Tribos de Deus - que são as quarenta e nove letras, correspondentes às quarenta e nove portas do arrependimento - ocorreu em MiTZRayim (Egito), o conceito de MeiTZaR (estreito) da garganta, que corresponde ao arrependimento superior (conforme trazido nos escritos do Ari, de abençoada memória; veja lá e entenda bem). Portanto, depois que foram refinados no Egito e mereceram partir de lá, eles contaram os quarenta e nove dias da Contagem de Omer, que correspondem aos quarenta e nove portões do arrependimento, as mencionadas quarenta e nove letras. Então, no quinquagésimo dia, “Deus desceu ao Monte Sinai” (Êxodo 19:20). Este é o conceito de “e eu voltarei para você”, o arrependimento do próprio Deus, por assim dizer, que corresponde ao quinquagésimo portão, como mencionado acima. E este é: v'eileH shemoT bneI yisraeL haba'iM mitzraymaH eT yaakoV iSh u-beitO (“E estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram para o Egito; com Yaakov, cada homem e sua família”), o final letras das quais são TeHiLlIM e TeShUVaH. Através de Tehilim alguém merece teshuvá (arrependimento), o conceito de "os nomes dos filhos de Israel que vieram para o Egito ..." Pois os quarenta e nove portões da teshuvá são as quarenta e nove letras nos nomes dos filhos de Israel. Eles vieram para o Egito para serem refinados lá.

Seção 3

3. Assim, vemos empiricamente que durante os dias de arrependimento, ou seja, Elul e os Dez Dias de Arrependimento, todos J As ovelhas ficam ocupadas então com a recitação de salmos, visto que recitar salmos é propício ao arrependimento, como mencionado acima. Portanto, é uma coisa muito grande recitar salmos constantemente, pois os Salmos são um grande, muito grande despertar para Deus. Louvável é aquele que adota essa prática.