Likutey Moharan/Parte 2/Torá 84

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 84


Seção 1

Conhecer! conectar-se e apegar-se a Deus é principalmente por meio da oração. Pois a oração é uma porta pela qual entramos [na presença de] Deus e é a partir daí que podemos conhecê-lo. Isso ocorre porque a oração é Malkhut, como está escrito (Salmos 109: 4), "mas Ani (eu) sou oração." E TeFiLah (oração) conota conexão, como está escrito (Gênesis 30: 8), “naFTuLei (com laços) Divine niFTaLti (fui amarrado)” - que é traduzido como conotação de conexão.

Seção 2

2. É por causa disso que, muitas vezes, quando uma pessoa ora, ela é dominada por pensamentos de importância própria. Isso ocorre porque a oração - ou seja, o conceito de Malkhut / Ani - está exilada dentro de Malkhut do Mal, como está escrito (Ezequiel 1: 1), "enquanto Ani (I) estava entre os exilados." E quando Ela quer partir, Malkhut do Mal, ou seja, a auto-importância, toma conta dela. Pois a auto-importância deriva de Malkhut do Mal, que busca ganhar proeminência e governo. Mas, por meio da oração intensa, a pessoa instila a oração com o poder de superar Malkhut do Mal, de partir do exílio. Isto é: “Tributai ao Senhor, porque a sua soberba está sobre Israel” (Salmos 68:35). Quando o orgulho - ou seja, Malkhut do Mal - domina Israel, o remédio para isso é orar com intensidade e fortalecer o Senhor - ou seja, o conceito de Ani.

Seção 3

3. {“Então você se lembrará de Deus, seu Senhor, pois é Ele Quem lhe dá poder laasot chayil (para fazer riqueza), a fim de hakim (estabelecer) Sua brit (aliança) que Ele jurou a seus antepassados, como neste dia ”(Deuteronômio 8:18).} E isto é:“ E você se lembrará de Deus, seu Senhor, pois é Ele quem te dá o poder de fazer chayil (riqueza). ” A explicação é que através do poder se remedia a mulher de chayil (valor), o conceito de Malkhut. Esta é a explicação de l’miknei nikhsin {isto é, a tradução em aramaico de laasot chayil como l’miknei nikhsin ("para adquirir bens")}. A explicação é: Quando Malkhut está no exílio, Ela diz: “Não olhe para mim porque sou negra” (Cântico dos Cânticos 1: 6). Pois Ela está vestida com vestes pretas, em vestes das forças do mal, e está oculta por elas. E então: “Como o pássaro que vagueia longe do ninho, é o homem que vagueia” (Pv 27: 8), pois Ela é o seu ninho. Assim, quando uma pessoa ora com intensidade e a liberta de seu exílio, de seus esconderijos, ela se torna um ninho para o Santo. Esta é a explicação: “l’miKNei (adquirir)” conota um KeiN (ninho); “NiKhSin (posses)” conota KiSuyin (ocultação). Sua principal intenção deve ser retificar a Shekhinah (Presença Divina) a fim de uni-la com Seu Marido.

Seção 4

4. E esta é a explicação de "para hakim (erguer) Sua brit (aliança)." Erguer o brit (órgão masculino) alude à união matrimonial. Pois inicialmente deve haver um despertar de baixo, a saber, a retificação da Shekhinah. E quando a Shekhinah veste roupas radiantes - brancas, vermelhas e amarelas, correspondendo aos Patriarcas - Ela é o conceito de Sh’VuAh (um juramento), o conceito de ShiVAh (sete). É como se o juramento fosse feito aos Patriarcas neste momento. Isto é: “que jurou a seus antepassados ​​como hoje” - especificamente “como hoje”. Segue-se que, através da oração intensa, o juramento aos Patriarcas é renovado.