Memoria justificativa do desembargador da relação da Bahia (hoje do Porto) João Carlos Leitão

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIA JUSTIFICATIVA
DO
DESEMBARGADOR DA RELAÇÃO DA BAHIA
(HOJE DO PORTO)
JOÃO CARLOS LEITÃO,
Sobre as causas extraordinarias, que demorárão a sua retirada a Portugal até o anno de 1824.
OU
BREVE RELAÇÃO DAS REVOLUÇÕES ACONTECIDAS
NA NOVA COMARCA
DO RIO DE S. FRANCISCO,
No ultimo Certão da Provincia de Pernambuco.



Virtus seipsa contenta est, et in tempestate sæva quieta, et lucet in tenebris: et pulso loco manet tamen, atque hæret in patria, splendetque per se semper, neque alienis unquam sordibus obsolescit.

Cicero.




LISBOA:
NA IMPRESSÃO REGIA.
ANNO 1825.

Com Licença.


Omnia si perdas, famam servare memento:
Qua semel amissa, postea nullus eris.

Ovidio.


A QUEM LER.

Nos dias nuviosos que vivemos os Portuguezes, o que quizer merecer a gloria de o ter sido sempre, deve conservar illeso o seu crédito de qualquer longe de dúvida, ou contradicção; e ainda mesmo prevenir a guerra dos Partidos, que de ordinario fitão com olhos avessos a quem não devaneou com elles.

A Fidelidade ao Rei, e o Amor á Patria, são os primeiros deveres sociaes, e que só podem qualificar o Cidadão virtuoso. Honesta, e cuidadosa educação me deu na infancia o leite desta doutrina, que atégora tenho praticado no meio das horriveis convulções, que neste astroso seculo tem agitado a Monarchia Portugueza. E porque terá causado estranheza (se he que me não chegárão borborinhas disso) ser eu o ultimo Desembargador da Relação da Bahia, que chegou a esta Corte muito depois da emigração de huns, e expulsão de outros, resolvi-me a compendiar os successos extraordinarios, que motivárão tal demora, e dar-lhes a luz pública para socego do meu, e alheio escrupulo.

Não ajunto documentos de todos os factos, por não alongar a lição delles; na representação, que pela Repartição competente fiz subir á Augusta Presença de ElRei Nosso Senhor, forão os necessarios; e ao que o descrer resta o facil meio de tranquillisar as suas dúvidas, lendo os originaes, que existem em meu poder.

Il est certain que celui qui n'aime point la Patrie n'est pas capable d'aimer autre chose : l'ingratitude a cet egard comprend toutes les autres ingratitudes.

Thomás Gordon tom. 2. pag. 312.

Pelos fins do anno de 1819 com o Rei, e a Patria no coração deixei a Ilha Graciosa, e com escala de Lisboa, atravessei pela segunda vez o Equador para conseguir da Real Munificencia o continuar na Magistratura em minha terra, o Porto, ou junto delle, cuja saudade exasperada por huma longa ausencia mal soffria outras vantagens; foi porém outra a minha sorte; e, contra o que esperava, e requeria, me encarregou a Soberana Vontade da honrosa Commissão de crear a Comarca do Rio de São Francisco, no ultimo Certão de Pernambuco, conferindo-me ao mesmo tempo a graça de hum Lugar de Desembargador Ordinario da Relação da Bahia com posse, e vencimento de antiguidade. Estremeceu-me a Graça, duvidei da acceitação, repeti supplicas, mas fui forçado a obedecer, (a mais sagrada obrigação de todo o Vassallo) ficando pela primeira vez no Serviço do Brazil, e na creação de huma Ouvidoria de muitos pertendida, e cobiçada, e que por sua qualidade local estava destinada a grandes, e uteis estabelecimentos. [1]

Calárão-se, mas não se contentárão meus desejos com a esperança do ouro, e pedrarias Brazilicas. Costumado á mediocridade dos Lugares, que tantos annos havia servido nos Açores, e convencido ao mesmo tempo de que nenhum Magistrado por tal titulo póde enriquecer sem quebra da honra, preferia qualquer Provedoria do Minho, que então me cabia, [2] á mais invejada Ouvidoria de Minas Geraes, Bahia, ou Pernambuco. E destes meus sentimentos já eu tinha deixado convincentes provas no Rio de Janeiro no ano de 1810, quando ahi fui solicitar, e conseguir o voltar outra vez a servir nos Açores.

Ultimadas com o anno de 1820 minhas dependencias, embarquei na Corveta de Guerra = Maria da Gloria = prestes a seguir viagem para a Bahia o Conde de Villa Flor, que a hia governar, onde esperei mez e meio, o que nunca se verificou; e, posto que todos os dias viesse a terra a saber o da sahida, erão todavia tantos, e tão encontrados os rumores, que della corrião, que tive por melhor esperar a bordo o desengano. Não tardou este de quem mo podia dar, nem eu em mudar-me para o Correio = Pandura = o qual com effeito deu á vela em Fevereiro de 1821, levando mais tres Officiaes Militares, que hião servir em Sergipe, e huma Franceza viajante, já diosa, mas em verdade amavel pelas virtudes, e instrucção, que na viagem deu a conhecer. Sem ser agourento não me prometti bens destes primeiros empeços, que parecião nascer da mudança das cousas em Portugal, que já com espantosa velocidade tinha impellido a borrasca sobre a Côrte Braziliense, e eu deixei a Opinião Publica divisa, e oscilante.

Era no vigor da contramonção, os ventos rijos, e ponteiros, a Embarcação zorreira, e assim andamos pairando quarenta dias sem poder dobrar o Cabo Frio, que demora ao Norte do Rio de Janeiro hum gráo de distancia. Já o Commandante com prudente cautela tinha mandado regrar a agua, crescia o aborrimento, e fastio; os Militares a seu modo seccavão os bofes com cigarros, e desfazião se em blasfemias, e barbatas, a Parisiense, que nada fallava o Portuguez, amiserava-se com meneios piedosos, e de vez em vez lá murmurava mansinho o seu bon dieu; e eu menos affrontado destes incommodos, como mais avezado a elles, fallava pouco, e pensava mais, affigurando-se-me o despenhadeiro, em que a Patria hia precipitar-se, a desgraça de minha Familia, toda feminil, e os Amigos bandeados em opiniões, e por ventura victimas do furor anarchico; e alfim o quadro horroroso do Brazil, quando nelle prendesse o fogo revolucionario.

Alanceavão-me o coração estas idéas, que mais se aguçavão com a lição dos riquissimos livros, que a sabia Franceza me liberalisava, e que por caso espessas vezes cahia em factos das Revoluções antigas, e modernas do Mundo.

"Ah seductoras Theorias (me dizia eu a mim mesmo) que de mares de sangue não tendes custado á Humanidade! Vós sois as lucubrações dos sabios, mas homens, ambiciosos de honras, e empregos, avarentos de riquezas, e mais amantes da sua, que da pública felicidade. As virtudes de Catão morrêrão com elle, e a Natureza espavorida com tão grande perda quebrou o molde do coração deste homem raro; e desde então já não acerta em formar outro semelhante."

Mudado o tempo com algumas trovoadas, rondou o vento ao Sul; e na altura da Capitania do Espirito Santo houvemos vista de huma Embarcação costeira, que nos deu falla, e a noticia de se ter proclamado na Bahia a Constituição Portugueza com a instalação de huma Junta Governativa, e que o Conde de Palma, refuzando-se a ser Presidente della, se havia retirado ao Rio de Janeiro. "Correu algum sangue, (accrescentou o Mestre) e a Cidade ainda fica em grande confusão. Eu lévo o Governador de Sergipe, que a Junta depôz, por não querer abraçar o novo Systema." Démos lhe a boa viagem do costume, e o Commandante, depois de reflectido conselho, mandou aproar á Villa da Victoria, menos por levar rendido o mastro de ré, e falta d'agua, que por saber em tão extraordinario acontecimento a Vontade do Soberano: entretanto ambos os fundamentos servírão a desculpar a arribada; foi approvado o alvitre, e tudo lhe desfechou em bem, como era de razão.

all Depois de andarinos barra a dentro a distancia de tres milhas, fomos surgir contra a Villa; e, passados os dias do interdicto, que o Governador por timidez, ou rapozia julgou necessario em tal crise, todos os passageiros mais sofregos, que prudentes saltárão em terra a matar fastios, e dezejos. Eu porém doido da quarentena, que passei sem estar tocado da febre revolucionaria (o que parecia inculcar semelhante cautela) conservei-me a bordo, achando mais util continuar a instruir-me com os bons livros de Madama Sophia [3] do que hir mesurar á Sala do Governo, arruar ocioso a pequena Villa, que nada promettia digno de nota, e aturar importunas, e linguareiras visitas. Achava se á Carga naquelle Porto huma Escuna da Ilha Terceira, cujo Capitão meu conhecido em outros melhores tempos logo me veio offerecer seus officios, que acceitei com prazer, e sobresalto.

Que alegria não pode ser tamanha
Que vêr gente visinha em terra estranha.

Camões.

Passei-me a esta Embarcação, por ter a Camara clara, e desempachada, onde cómmodamente podia lêr, e escrever, o que não me era praticavel na outra, além de mais vantagens. Não deu pouco que entender aos da terra este meu nautico retiro, cuja singularidade indicava alguma razão extraordinaria; e taes houve, a quem a curiosidade apertou de modo, que a titulo de obsequioso cumprimento, tentárão satisfaze-la com astuciosas perguntas, porém voltei-lhes respostas vagas, e elles retiravão-se com mais dúvidas, e maiores desejos de as esclarecer. Grande torcedor para almas fatuas e ociosas!

Eu vivia, senão contente, ao menos tranquillo na minha solidão; a virtuosa Estrangeira todos os dias me escrevia dos seus passeios filosoficos, e da magoa de não ter quem a illustrasse nas plantas do Paiz; e os Officiaes de Sergipe de quando em quando vinhão visitar me, e quasi todas suas práticas versavão em conquistas amorosas, e nos quitutes, e lundus das Mulatinhas: em breve porém estes prazeres lhes forão aguados pela fatal alternativa das cousas humanas, e em poucos dias de doença falleceu hum delles, deixando aos seus Camaradas saudade, e a todos lições de desengano.

Mais de hum mez tinha decorrido e já o de Abril declinava, quando chegou a noticia de ter ElRei Nosso Senhor annuido á organisação do novo Pacto Social, estendendo o ao Reino do Brazil, e a todos os mais Dominios, e Possessões Ultramarinas do Sceptro Portuguez; e, quanto a nós, determinado que todos seguissem a seus destinos. Levamos ancora no dia seguinte ao que nos trouxe esta decisão, e já com mares, e ventos amigos ferramos a Bahia, depois de termos gastado quasi tres mezes entre grandes padecimentos, sustos, e despezas, e que para mim forão prenuncios de outros maiores males, que me esperavão entre tanto nunca perdi a constancia, nem arrefeci nos desejos de desempenhar a ardua Commissão de Crear a Comarca, e que todos os dias mais e mais se hia difficultando.

Turpe est, et indecorum a rebus honestis, et præclaris, metu difficultatis absterreri.

Cicero.

Esta lição aprendida de hum tal Mestre prosperou como em terreno já por outros preparado, util aproveitamento, e não tardou em vingar fructo; porque, tendo eu algumas toadas de que a Junta Provisional se lembrava de me fazer effectivo na Relação, então muito carecida de Ministros, manejei toda a arte das attenções, e civilidades, e até me sujeitei a acceitar a arriscada diligencia de ir tirar certa Devassa ao Certão do Rio de Contas na distancia de noventa e quatro leguas, só para ganhar o meio de cumprir as Reaes Ordens. Taes erão os tempos! Que espantoso desandamento!

Cumpridos os Regios Diplomas, e verificada a posse de Desembargador (o que não foi pequena victoria), tractei de retirar-me prestesmente de huma Cidade, cujo estado desordenado, e convulsivo ameaçava a cada instante horriveis irrupções. Eu via, quando sahia a dependencias de minha viagem, o povo de varias cores formigando em coroas pelas ruas com alegria feroz, e altercando com descomedida vozearia sobre a nova ordem das cousas; e claramente percebia a huns já concertarem denuncias, e prizões, e a outros idearem projectos de Refórmas, Capituladas contra Magistrados, abolição de alguns Empregos, e Tributos; e a todos interpretando a seu geito a nova Constituição ainda não existente, e pertendendo já antecipar-lhe a execução. Recolhia-me horrorisado, e descobria toda a exactidão da verdade na Sentença de Herodoto =

Turba imperita nullum majus est malum.

Deixada alfim a Cidade, mas não a lembrança do que nella vira, entrei de subir o montuoso Certão do Rio de Contas, e fui notando já por todo elle o rasto das chammas revolucionarias. E que devia eu esperar em taes tempos de huma Villa ha tantos annos infamada de crimes, e revoltas, e sempre lacerada de intrigas, e Partidos? Pungido de tão aflictivas cogitações mal sentia as incommodidades da jornada, em verdade penosissimas, e de que só podem contar os que viajão nos agrestes, e torridos centros do Brazil. Está situada a Villa de Nossa Senhora do Livramento do Rio de Contas na cumiada de huma altissima Serra; mas de aprazivel planicie, cortada de hum riacho, a que os naturaes chamão Brumado, e de hum regatinho com o nome de Sacavem, ambos aurinos e de aguas salubres. He bem arruada, e limpa, e as suas casas, ainda que todas terreas, pela uniformidade, e aceio offerecem agradavel prospectiva; estão porém pela maior parte fechadas; porque os proprietarios quasi sempre vivem nas Roças, e Fazendas; mas ao mais leve motim, ou choque dos Partidos (o que alli he mui frequente) em poucas horas se vêm povoadas de gente armada de espadas, espingardas, e mais ainda de bacamartes, e facas de ponta, armas usualissimas nos Certões, e que bem qualificão a traição, e ferocidade dos seus habitantes. As continuas dissenções, e a total esterilidade das suas minas tem reduzido esta Villa á ultima desgraça, e pobreza: o que depois tambem tive ocasião de observar em outros lugares, onde o ouro havia sido abundantissimo, e cuja incontestavel prova ainda perdura em magestosos Templos, e outros sumptuosos Edificios levantados em terras, hoje de cascalho, de todo inuteis, e quasi inhabitadas.

Em nada mentírão meus presentimentos ácerca desta infeliz Villa, aonde cheguei em meado de Agosto, pois conheci que os Povos, allucinados pela novidade da Capital, e senhores de huma liberdade perigosa, corrião a precipitar-se na mais terrivel anarchia. Entre elles era decidido, que as Leis existentes não devião reger, e que, em quanto não chegava a nova Constituição do Estado, ao Povo pertencia dalas. Já os antigos Partidos sem rebuço tumultuavão armados, e por então prevalecia o do Capitão Mór, ao qual imprudentemente se havia acostado o Juiz de Fora, cujas concussões, e arbitrariedades fazião todo o objecto da Devassa. E que andamento legal poderia esta ter, onde, como cantava Silio Italico =

Vis colitur, jurisque locum sibi vendicat ensis: Et probris cessit virtus...

Com tudo, por me não mostrar pusillanime, ou corrupto, abri à Diligencia, que em breve fui constrangido a suspender, na estreiteza de perder a vida ás mãos destes Cafres, que outro nome não merecem e apresurar a guerra civil, que tanto sangue depois alli tem feito correr. Dei parte ao Governo, pedindo a escusa de semelhante Commissão, que me foi concedida; e, remettidos todos os papeis, que lhe erão relativos, com Informação minha, continuei na viagem para o lugar do meu destino, tendo ainda de andar cento e trinta leguas.

Cheguei finalmente á Villa da Barra, Cabeça da nova Comarca do Rio de S. Francisco; e, vagando alguns dias ao ocio dos folgares, e festins públicos, com que me recebêrão aquelles Povos, por ventura com a mesma tenção dos Indios Asiaticos, que adorão o Sol quando nasce, e o apedrejão no seu occaso, tomei posse no dia vinte e hum de Novembro, e logo dei mãos á afanosa, e arriscada tarefa de Crear a Comarca, extensissima, e quasi toda povoada de Indios, Mulatos, e Negros, por natureza, e falta de civilisação, inconstantes, desconfiados, e traiçoeiros, e que vião os Ouvidores de largos em largos annos em ligeira Correição, por serem as margens daquelle Rio terrivelmente infestadas de sezões nas ultimas vazantes.

Por Ordem Superior já estava alli jurada a adopção, e observancia da Constituição Portugueza, e não faltavão entre a populaça cerebrinas, e sinistras interpretações, nem os dezejos de as verificar a guiza dos Povos vizinhos, que todos os dias lhe assopravão faiscas, mas a presença de hum Ministro Creador os foi contendo em observação, e respeito; e como que se hião affeiçoando ao habito de obedecer á Lei, e á doçura, e vantagens da civilisação, que até hi desconhecião.

Com esta aragem de paz corregi a Villa, lançando novos, e diversos Provimentos sobre varios ramos da Administração Publica, e estabelecendo o Juizo da Provedoria dos Defunctos, e Ausentes com a factura dos Cofres, e Livros.

Com igual actividade sobi quarenta leguas pelo Rio Grande, que conflue, e faz barra com o de S. Francisco nesta Villa, até ao Julgado de Campo Largo, que creei em Villa pela maneira ordenada no Alvará de 3 de Junho de 1820, podendo ainda descer setenta leguas pelos dous Rios nomeados a corregir a de Pilão Arcado com bom socego, e acceitação dos Povos, apezar dos rumores vagos, que já se espalhavão da Independencia do Brazil, e rivalidade contra os Europeos; projecto [4] traçado no Rio de Janeiro, e vigorosamente repellido pela Praça da Bahia com o auxilio do Brigadeiro Madeira, que ahi governava as Armas, e onde as cousas logo tomárão huma face hostil, e temerosa; principalmente para os Europeos estabelecidos nos Certões constantes no amor, e fidelidade ao seu legitimo Rei, e Senhor, mas inermes, e ao desemparo; pois que logo forão salteados pelo fogo de tão detestavel Facção.

Tinha acabado o mez de Outubro de 1822, quando voltei á Cabeça da Comarca, lendo já no rosto de huns a desconfiança, e ouvindo nas margens de hum e outro lado do Rio com voz em grita as horriveis palavras de outros == Morrão os Europeos == morrão os Marotos. == Conheci estar sobranceira a tempestade; e, como me faltava ainda corregir o Arraial da Carinhanha, (ponto importantissimo á minha retirada, por limitar com a Provincia de Minas Geraes, já pacificada das anteriores commoções) emprendi rapidamente esta viagem, oitenta leguas rio acima da Barra, a pretexto de ir tranquillizar aquelle Povo, que se achava em alvoroço por falta da administração da Justiça, o que era notorio; mas não a pude então effeituar, porque a Camara, já tocada do veneno, e fascinada por hum punhado de aventureiros, e scelerados, passou ao excesso de emprazar-me, com os fundamentos de ser Europeo, inimigo da Independencia Brazilica, e que premeditava bandear-me com o Governador Madeira, levando os Cofres Publicos: entre tanto facil me foi o triumpho desta nascente Facção, que ainda obrava sem Insinuação Superior; appareci em Camara, aquietei a Opinião Publica, e, para remover toda a desconfiança, embarquei escoteiro.

Eu bem conhecia que esta paz tão debilmente esteada não prometia longa duração; e muito mais quando na Villa da Cachoeira cada vez mais encruecia a Guerra contra os desgraçados Europeos; e que, para a sua total expulsão, daquelle infernal fóco se espalhavão pelos Certões ordens secretas por pessoas de alta estofa, que por então davão as Leis, e os raios á revolução.

Tambem não duvidava da dobrez machiavelica dos Pernambucanos, que pairavão indecisos, para melhor segurar o golpe; mas por outra parte se me antolhava o perigo da longissima viagem central de quatrocentas leguas, sem legitimo Passaporte, tendo de encontrar tantos Registos Militares, e de atravessar tantos Povos em desordem, e alvoroto; e por esse motivo com previdencia consegui do Governo Provisorio da Provincia a licença de retirar-me, e que só foi recebida em 10 de Março de 1823.

Por esses dias, e com a nomeação de nova Junta no Recife, tinha já resoado en toda a vastissima Provincia de Pernambuco a voz terrivel da Independencia, e da Guerra contra os Marinheiros, que assim alli se appellidão os Portuguezes Europeos. Despertou a Camara da Barra composta de Membros mais vigorosos, e unida aos Facciosos, e por agencia destes, passou a concitar os Povos á revolta, declarando-me segunda, e mais activa perseguição. Dirigio-me aquella delirante Corporação, arrogando se Direitos Magestaticos, hum Officio, em que me suspendia de todo o exercicio da minha Jurisdicção, determinando-me ao mesmo tempo, que me recolhesse á Cabeça da Comarca; e, posto que nelle se esconda a razão, ou pretexto de tão extraordinaria medida, e antes se leião expressões douradas de alguma civilidade, tinha com tudo em vista por aquelle estudado, e fraudulento artificio surprender-me, quando descesse incauto e remetter-me prezo a Pernambuco, (do que fui avisado por pessoas fidedignas) e até assassinar me, se oppozesse resistencia. "O que he de recear, (dizião os Conjurados áquella estupida, e selvagem gentalha) porque o Ouvidor está á frente de Europeos armados a favor da Causa de Lisboa." Tudo por tanto corria ás armas, e chamejava em rancor, e vingança.

Cedi ao tempo, e á multidão, para salvar a vida; e, respondendo suavemente á Camara com a certidão da Licença, que tinha aleançado do Governo retirei-me ao Registo da Malhada, [5] lugar proximo, e fronteiro á Carinhanha, e pertencente a Minas; recordando-me, quando dei o ultimo Vale a esta ingrata Comarca, do que havia apontado de Quinto Curcio descrevendo os movimentos de huma populaça desenfreada.

Profundum mare, nullum vastum fretum et procellosum tantos ciet fluctus, quantos multitudo motus habet, si nova et brevi duratura libertate luxuriat.

Curei logo de retirar-me para o Rio de Janeiro, como unica estação de segurança aos Europeos, e cujas estradas ainda offerecião transito menos arriscado, porque as do Maranhão, Pernambuco, e Bahia, estavão já cortadas pelas armas dos Insurgentes, e regadas do sangue Europeo.

Rugirão os Barristas vendo baldados os seus ardís, e fugida a preza, que tinhão alvidrado mandar em ferros ao Recife em signal de victoria, e serviço feito á Patria; mas contentárão-se ao menos com os despojos, empolgando famintos, a titulo de sequestro, os meus livros, fato, algum dinheiro caridosamente emprestado, e provisões domesticas, que havia deixado nas casas de minha residencia.

Além das causas geraes tinha grandemente influido na discordia, e motim daquelles Povos (duas Authoridades) pessoas alli poderosas, e de respeito. Ambos devião unicamente á liberalidade d'ElRei todas as Honras, e Distincções que gosavão; ambos se abismárão na mais torpe, e horrenda deslealdade.

Foi huma dellas, que fez espalhar o boato, de que eu me achava á frente de Europeos armados na Carinhanha, e en correspondencia com os das Villas de Caitite, e Rio de Contas contra a causa do Brazil; e que assim o Officiara a vertiginosa Junta do Recife, circumstancia, que logo soube aproveitar o incendiario Barata para a transcrever na sua Gazeta [6] intitulada == Sentinella da Liberdade na Guarita de Pernambuco == Foi huma daquellas Authoridades que, para monarchiar na nova Comarca, e sem medo de hum Ministro, que não lhe apoiava suas costumadas depredações, nem lhe escurecia os crimes ainda em aberto, já me tinha preparado o assassinio pelos seus sequazes; e assim o declara hum [7] Manifesto do Capitão Mór de Campo Largo João Mauricio Wanderley impresso em Pernambuco.

Era pelos fins de Abril quando abri viagem [8] atravessando toda a dilatada Provincia de Minas Geraes até ao Rio de Janeiro, entre sustos, e com aquellas incommodidades, que a precipitação, e falta de meios fizerão inevitaveis. Salvei a vida, e a honra; e com alguns mezes de demora naquella Cidade pude adquirir pelo exercicio de minhas Letras na Advocacia o que havia mister para retirar-me a esta Côrte, e que havia perdido na voragem revolucionaria.

Taes forão meus Fados no Brazil. Aquem escreve de suas cousas he de ordinario acanhada a penna, para fugir a suspeita de exagerado, ou a nota de alardeador. Com este receio deixei em silencio huma boa parte do que passei, mas que facilmente será julgada por os que forem lidos na Historia das Revoluções dos Povos, ou tiverem sido victimas dellas, se houverem attenção ao lugar da scena, em que figurei, qual hum dos Certões mais agrestes, e remotos, cercado por toda a parte do incendio anarchico, e entre Gentes Tapuias, e Mestiços, abandonados a huma liberdade licenciosa.

Tambem avultaria por extremo esta pequena Memoria, que por isso perderia de sua natureza, se referisse a perseguição, que de envolta comigo padecèrão os Europeos da minha Comarca, e das outras convisinhas. A sua riqueza era todo o seu crime [9].

A barbara cobiça daquelles Brazileiros já desnaturados os arrastava ao assassinato, ao roubo, e a toda a especie de crueldades; e seguros da impunidade affiançada pela luciferina politica de alguns Homens Tigres dizião com impudentes apupos, algazarras, quando partilhavão os furtos molhados no sangue innocente de seus Irmãos, "tudo isto he nosso, que estes ladrões de Portugal nos vierão roubar."

Sanguine civili rem conflant, divitiasque
Conduplicant avidi, cædem cædi accumulantes
Crudeles gaudent in tristi funere fratris.

Lucrecio liv. 3 v. 70 em diante.

Dest' arte os Netos dos illustres Varõens, que descobrírão, e conquistárão o Brazil, e que lhe levarão a Religião, as Leis, os Costumes, a Linguagem, as Sciencias, as Artes, e em fim todos os principios vitaes do estado social, perdião n'uma imprevista, e insidiosa arremetida, se na fuga podião escapar as vidas, todos os seus bens adquiridos em tantos, e tão trabalhosos annos, caminhando centenas de leguas por fragosas Serranias, e inhospitos Geraes, com fomes, com sedes, debaixo de ardentissimos Ceos, rompendo matas densissimas, e cheias de ferozes Onças, e venenosas Cascaveis, desbravando terras, minando montes, mudando rios, e tendo não raras vezes de defender-se das settas dos Gentios!!! Oh Justiça! Oh Razão! Oh Natureza! Já nada podeis com os homens. Sim, eu mesmo vi os filhos Brazileiros algemando os Pais Europeos, e..... Que horror!

Bem puderas, ó Sol, da vista destes
Teus raios apartar aquelle dia
Como da séva mesa de Thyestes,
Quando os filhos por mão de Atreo comia.

Camões.

Concluo com o sabio Abade Gentiy. ==

Ma plume se lasse de n'avoir que des atrocités et des infortunes á peindre, et le spetacle de la nature toujours outragée, toujours avilie, porte malgré moi dans mon ame l'indignation et le dégout. ==

Eis-aqui a exposição verdadeira dos meus infortunios padecidos no Brazil, e que tanto retardárão a minha retirada. Já dei as razões, que considero sobejas a desculpar-me de sahir a público.

Agora accrescento, que tãobem o não fiz para campear de Escriptor; conheço muito bem, que nem ainda o gráo de mediocre se consegue por tão insignificante opusculosinho.

FIM.



NOTAS.

Depois de ter escripto esta Memoria, tal qual vai, aconselhou-me pessoa de grande respeito, e bom saber, a dar-lhe idéas mais circumstanciadas da Comarca, que fui Crear, e do que achei mais notavel na longa viagem de Minas Geraes até ao Rio de Janeiro; assim o fiz, e vão em notas, para não quebrar o nervo da narração (como diz o nosso Mestre João de Barros), parte onde está toda a força della.

  1. ​ Nenhuma das Comarcas centraes de Pernambuco, Bahia, e Minas Geraes he certamente mais susceptivel delles, pelo que observei em minhas viagens; e da idêa topographica, que della vou dar, facilmente se conhecerá esta verdade.
    Estende-se esta nova Comarca na distancia de cento e sessenta leguas ao longo do Rio de S. Francisco, hum dos quatro mais memoraveis do Brazil, que, nascendo na Serra da Canastra em Minas Geraes, desce dividindo esta Provincia, e limitando as de Pernambuco, e Bahia, Sergipe, Alagoas, a cujos mares entrega o nome, e as aguas, percorrendo o espaço de quinhentas e tantas leguas. A poucas do seu berço principia a ser navegado de pequenas Canoas até a altura da Barra do Rio das Velhas, que nelle entra; mas com huma notavel singularidade, pois conserva na estação da sêcca por mais de cento e setenta leguas a cor vermelha, adquirida nas minerações do ouro do Sabará, de modo que ao longe se afigurão dous rios correndo unidos, porque o de S. Francisco nunca muda a côr natural ás suas aguas. E já daqui he facil a navegação ás Barcas, Ajoujos, e Canoas de toda a grandeza até á celebre Cachoeira de Paulo Affonço, que a impede por algumas leguas, cuja quantidade não achei ao certo averiguada.
    A grande distancia della já os ares orvalhão, e se escula o estrondo das aguas, que se despenhão, e quebrão nas catadupas. Ahi descarregão então os Mercadores os seus generos, e os conduzem em carros até passarem aquelle obstaculo, e, embarcando-os novamente viajão para a Villa do Penedo, Porto ordinario do seu commercio, e já com velas; o que não acontece rio acima daquella maravilhosa Cachoeira, onde só prestão varas, e remos.
    He por todo elle afazendado de creações de gado vacum, e cavallar; e de agradaveis margens abastecidas de arvoretas sempre verdes, e florídas, offerecendo a lugares longas corôas de areia tão mimosa e loura como a do nosso Téjo. Cria muitissimo peixe; e o mais conhecido he o Surubi, o Dourado, a Corvina, a Curmatam, a Matrincham, o Mandim assú, o Piau, a Traíra, e a Piranha; quasi todo dá para escala, e faz objecto de commercio nos Certões visinhos; nos annos porém de grandes enchentes passa a ser prodigiosa a sua abundancia; pois até nas Ipoeiras, ou Alagôas, que ellas formão terra dentro, tomão os Rapazes á flecha infinidade de peixe com admiravel destreza, e facilidade. Sustenta tambem alguns Amphibios, como a Lontra, a Anta, o Jacaré, e a Capivara. Nenhum delles offende o homem; e sómente ouvi queixar do Jacaré aos moradores do Rio Grande; os desta porém estão tão familiarisados com as Barcas, e Canoas, que não fogem, se succede estarem pelas praias, quando ellas passão; só sendo varejadas pelos Canoeiros vagarosa. mente entrão n'agua; o que muitas vezes observei, assim como fiz medir-lhes alguns esqueletos, que tinhão mais de tres varas de comprimento.
    Não me he possivel acenar as immensas, e diversas especies d'aves aquaticas, que alli vivem; nem quem viajava, como eu, entre sustos, e desgostos por aquelles desgraciados dias, podia fazer demorado exame sobre tão encantador objecto. Eu vi o grande Tiiú, que terá dous corpos de hum Perú, branco, e preto, de pernas altas, e bico comprido algum tanto adunco na ponta: tive algumas pennas das azas, que são mais grossas que o dedo pollegar do homem.
    O Jaburú Moléque, que parece pertencer á mesina familia, só com a differença de ser hum pouco mais pequeno, e quasi todo branco, com o pescoço, cabeça, e bico preto; circumstancia que lhe ganhou dos naturaes o segundo none, porque, em verdade, visto de longe representa a hum Negro de oito a dez annos em camisa.
    Andão sempre estas Aves embandadas, e he para admirar o modo sagaz, porque apanhão o peixe. Entrão em duas alas pela parte em que o Rio dá mais vau formão hum largo cerco, que estreitão á medida que ajuntão, e enxotão com os pés o peixe para terra, e mergulhando os longos bicos o vão apanhando, e atirando ás Coroas, onde depois o repartem, e comem. He facto muitas vezes observado.
    Tambem notei as Colhereiras, que são como os nossos Patos, porém mais esguias do corpo, e de collo mais extenso, as pennas são côr de roza, e o bico semelha a huma colher, que por isso assim se chamão. São ageis no vôo, e recendem muito a peixe. Entre tanta multidão, e variedades pude estremar ainda outra, a que chamão Garça, mas inteiramente differente das de Portugal, e mais se parece com as nossas Cegonhas; são todas cinzentas, e de bico amarello; outras ha brancas, e mais pequenas. E igualmente a Carauna, do tamanho de huma Galinha, e toda preta, usa mais dos pés, que das azas, correndo, e saltando com grande velocidade pelas praias, e barranços rancos; e quando sente gente esconde-se. São estas as Aves, que pela sua grandeza excitárão a minha curiosidade na parte do Rio, que naveguei; porque sería trabalho de muito tempo distinguir centenas de outras mais pequenas, que delle se alimentão; entre tanto cuidei descobrir entre ellas as nossas Gaivotas, Maçaricos, Patos, e Marrécos bravos, Corvos marinhos, e Mergulhões, e, se o não são, desculpa-se o engano com a razão de semelhança.
    Voltando ás cousas da Comarca, de que me havia desviado tão deleitosa materia, he ella cortada de alguns Rios grandes, e em parte navegaveis, além de infinitos Riachos, e Ribeirões. Tem entre elles o primeiro lugar o Rio Grande, que, fertilizando com as suas aguas a nova Villa de Campo Largo, vem fazer barra na deste nome. Abunda de peixe, e excellentes Fazendas de crear; mas desagrada aos olhos por estreito, ermo, e sombrio; e pelos muitos meandros, que forma, faz grandemente trabalhosa a navegação. Vem desaguar nelle os Rios Branco, Verde, o das Ondas, e outros, que não merecem particular menção; e ultimamente o Rio Preto, onde entrão até certa distancia algumas Canoas com difficuldades, e deriva a sua origem das visinhanças da Villa. de Paranaguá pertencente á Provincia de Oeiras. Nas suas margens está sita huma Freguezia denominada Santa Rita, que forma parte dos Termos das Villas da Barra, e Campo Largo. Os seus Habitantes são creadores de gados; mas já ahi trabalhão algumas Engenhocas de rapaduras, e agua-ardente.
    Aqui se apanhão as formosissimas Calindés, que são certa especie de Araras todas amarellas, e os melhores Papagaios do Brazil, não só pela gentileza, e variedade das suas cores, mas ainda pela clareza da voz, e natural docilidade para fallar tudo quanto lhes ensinão, e ouvem, e a monstruosa Cobra d'agua chamada == Sucuriú == tão famosa pela sua grandeza, e voracidade, que engole hum boi inteiro á excepção da cabeça, que por causa das hasteas deixa fóra; e assim se conserva immovel, e engasgada, até que ella apodreça, e caia.
    He facto, de que hoje ninguem duvída no Brazil. Contarei da luta que o precede, tal qual a houve de alguns Habitantes desses lugares, que por vezes a testemunhárão. Vive este feroz amphibio nos remansos dos Rios, e principalmente onde ha certas plantas aquaticas, a que ali chamão == Golfos == que elevão, e estendem fóra d'agua grande folhagem, e, quando o boi se aproxima a beber, enlaça elle então a ponta da cauda em alguma raiz d'arvore, e o accomette, e fila pelo focinho. Salta atraz o boi ferido. e foge recuando, e a Sucuriú se deixa ir indo em toda a extensão do corpo, e ainda quanto lhe dá a grande elasticidade da sua pelle até esticar, e então entra de encolher-se, e de o puxar para junto d'agua; e neste porfioso andar cá e lá, prostra-se o boi esbofado; e ella soltando a cauda o enrosca com tão valentes aperturas, que de todo o suffoca, e mata, e molhando-o de certa babugem o engole pelo modo já referido. Vi algumas pelles deste horrendissimo animal, que tinhão mais de cincoenta palmos de comprimento. Apparece igualmente nos outros Rios centraes. He tambem digno de memorar-se o Corrente, que com as aguas dos Rios das Egoas, Arrojado, e Formoso se precipita no de S. Francisco, nascendo com os sobrenomeados nos Geraes desertos.
    Admitte pequena navegação; tem algumas Engenhocas d'assucar, e cria excellentes madeiras para construcção de casas, e muito salitre. He medonho e triste, pouco piscoso, e muito incómmodo aos seus moradores pela immensidade de mosquitos, e outros nocivos insectos: corre de poente a nascente na extensão de oitenta legoas, e abalisa o Termo da Villa da Barra. Tem ultimamente a mesma origem, e fim o Rio Carinhanha, que apenas recebe em si o Taguarí, e extrema os confins das Capitanías de Pernambuco, e Minas Geraes. Abaixo delle, pouco menos de meia legua, está situado n'um alto barranco cavalleiro ao Rio de S. Francisco o Arraial de S. José da Carinhanha, o mais agradavel, e salubre de toda a Comarca, e todos os dias frequentado do Commercio da Bahia, Minas Geraes, e Goiazes, para onde abre Estrada Real; vantagens estas, que o tem feito crescer consideravelmente em população, e riqueza.
    Pertence a este Julgado, na distancia de quarenta leguas ao centro, o Arraial do Rio das Egoas já conhecido dos antigos pelo seu ouro, pureza, e temperatura dos ares, e pela formosura, e fertilidade das suas terras aptas a toda a qualidade de creações, e cultura, e onde só faltão braços, e arte. Alguns Viajantes lhe puzerão o nome == de Paraizo do Brazil == e he notavel a este respeito o Provimento de certo Visitador Ecclesiastico, no qual determinou, que aquelle Rio se ficasse chamando == Rio rico de ElRei ==; e assim se tem observado entre aquelles Povos.
    Neste centro, sem contradicção o melhor da Comarca, mas quasi de todo inculto, e ermo, segundo as Reaes Ordens se hião demarcar Fazendas para ElRei Nosso Senhor, e aldeiarem-se Colonos Povoadores, bem como no territorio contiguo á Missão dos Indios do Aricobé, situada na Freguezia do Angical, no Termo da Villa de Campo Largo.
    Não será deslocado copiar aqui o Aviso, que a esse fim me foi dirigido, para que se conheção as grandes Obras de utilidade, que estavão talhadas, e que oxalá hum dia se verifiquem.
    "Sendo presente a Sua Magestade que na Missão do Aricobé e territorio convisinho se achão incultas muitas terras, que merecem cultivar-se, e povoar-se, designando-se hum terreno proporcionado para as culturas, e habitação dos Indios da sobredita Missão: He o Mesmo Senhor Servido, que V. m. faça demarcar o terreno, que aos mesmos Indios ha de ficar pertencendo; e nos mais terrenos convisinhos fará pôr balizas para se estabelecerem Fazendas, que ficarão pertencendo a Sua Magestade, algumas das quaes Destina para estabelecimento dos Colonos povoadores, que o Mesmo Senhor Tem Mandado vir para o Brazil; e Foi Servido incumbir o Estabelecimento destas Fazendas, e de outras quaesquer, que se possão fundar, ou no Rio das Egoas, ou em outros lugares, que se acharem despovoados, e devolutos, ao Coronel José Joaquin d'Almeida, ao qual V. m. dará todo o auxilio, que for preciso para estes Estabelecimentos, e para delles se tirar a utilidade, que se espera, sendo por isso condição necessaria o não se fazer violencias, ou injustiça aos actuaes habitantes, e a qualquer particular, que tenha algum Direito a algum dos sobreditos terrenos. E semelhantemente se expede Ordem nesta conformidade ao Governador e Capitão General, debaixo de cuja direcção se deve proceder nesta diligencia.
    As despezas, que for necessario que se fação para estes Estabelecimentos serão pagas pela Real Fazenda de Sua Magestade, abonando-se na Junta da Fazenda da Capitanía; e os rendimentos, que vierem a ter as mesmas Fazendas, serão tambem pertencentes á Real Fazenda, e arrecadados na fórma dos mais rendimentos. E do que occorrer a respeito desta diligencia V. m. irá dando para se darem as providencias, que forem necessarias. Deos guarde a V. m. Palacio do Rio de Janeiro 9 de Dezembro de 1820. == Thomáz Antonio de Villa Nova Portugal. == Sr. Ouvidor da Comarca da Villa de S. Francisco das Chagas."
    He toda a Comarca abundantissima de altaneria, e montaria. Por aquelles matos se encontra o Tigre, a Onça, a Sussuarana, a Rapoza, o Queixada, o Catitu, ambos estes pórcos bravos, mas diversos no corpo, focinho, e côr; o Veado, de que ha tres especies, o Mateiro que he do tamanho de huma cabra, e mocho; o Catingueiro, que só se distingue do antecedente em ter hasteas, e cauda, e o Sussuapara, alto, e elegante, e de hasteas grandes, e ramosas. O Tamanduá bandeira que será do corpo de hum grande cão, porém largo, e bojudo, de cauda longa, e muito felpuda, e focinho comprido; he valentissimo de braços, e unhas, anda muito devagar, e sustenta-se das formigas grandes, que vivem em copins, que são certas casas, que ellas fabricão de barro e terra pela forma, e altura das Guaritas dos Soldados, porém todas fechadas em volta, e só com alguns pequenos buracos para entrarem, e com o tempo tomão a dureza de pedra. He pois admiravel a força, com que este animal, abraçando-se com estes copins, e enterrando lhes as unhas os rompe, e esborôa para apanhar as formigas. Ha outra especie de Tamanduá, a que os Indios chamão == meirim == que quer dizer == pequeno ==: destes vi, e fiz caçar muitos; o que he facillimo, porque, sendo igualmente preguiçosos no andar, com qualquer pancada no focinho morrem.
    A Paca, estimada pela tenrura, e sabor da carne, e a Guariba, além de outros muitos Quadrupedes mais pequenos, de que os monteiros não fazem caso. Todos estes animaes em geral são uteis pelas carnes, e pelles. Entre as Aves são as mais procuradas curadas a Ema, que por assáz conhecida sómente referirei della o que ouvi contar aos Naturaes ácerca da guerra, que tem com a Cobra Cascavel, de que sempre sahe victoriosa. Avistão se as duas inimigas entre os matos, e destemidas correm huma á outra. A Cascavel entona o collo, chama á lingua o veneno, e sacode a cauda soante, como para intimidar a sua contraria, e veloz lhe atira o bote, mas a Ave ardilosa, offerecendo a aza, o apara, e falsa, e com o rigissimo bico a apanha, estraçoa e come. A Jacú, que se domestica, e ceva como a galinha, mas de carne mais gostosa; a Zabelé, a Pomba, e Rola, de que ha varias especies, mas todas differentes das nossas; o Tocano de bico amarello, e vermelho; e infindas outras, de que a memoria não pôde conservar-me os nomes.
    Nada mais encantador que vêr a variedade, e formosura de tantas familias de passaros, que adornão este Certão; nelles por certo quiz apurar a Natureza todos os seus pinceis, e esgotar o melhor mimo das suas tintas. Alli se achão barros finissimos, e varios na côr, principalmente nas margens dos Rios, e na occasião das vasantes; muitas, e diversas resinas d'arvores, oleos, e azeites, que se extrahem de fructas silvestres; differentes meis, e cêra de abelhas; de que ha muitas especies; e a vegetal, que se apanha nas folhas de certas arvores. Pela experiencia tem descoberto os Indigenas a virtude medicinal de muitas ervas, raizes, e cascas d'arvores, como a Quina, a unha d'Anta, e outros amargos tão uteis contra a sua doença endemica das sezões. Que riquezas não tiraria o Estado, se lá chegasse a analyse da Chimica, e Botanica!
    No meio da molesa, e inercia, em que vivem aquelles Póvos vi trabalhar olarias de tijolo, e telhas, fornos de cal, e optimos curtumes de pelles. Ha tanibem nas Villas de Campo Largo, e Pilão. arcado bastantes Salinas.
    O Sal desta ultima he pouco inferior ao de Portugal na côr, e sabôr. Os Salineiros o navegão para a barra do Rio das Velhas, e he bom ramo de commercio; o de Campo Largo porém he muito inferior: assim mesmo a necessidade o consóme, e os Tropeiros, e Mercadores de Goiases o procurão.
    Pelo calculo, que achei feito nas Eleições dos Deputados ás Cortes, chega a população da Comarca a trinta mil habitantes; porém duvido muito da sua exactidão, porque hum bom decimo della he ephémero, e composto de facinorosos, e vadíos sem ubi certo.
    Tem sete Freguezias repartidas em tres Villas, e dous Julgados, e mais algumas Aldêas com suas Ermidas, onde de longe a longe se celebrão os Officios Divinos, além das duas Missões dos Indios do Aricobé, e Estiva: esta ultima está de todo abandonada, e os seus Indios desgarrados, e por ventura já selvagens. Na Correição da Villa de Pilão arcado principiei a aldeiar sessenta, e tantos Indios, que ahi me apparecerão das partes de Oeiras, pela maior parte mancebos, de bom gesto, e bem apessoados. Andavão fugidos á tyrannia do seu Director, com as mulheres, e filhos "Porque (assim se me explicou o seu Capitão, que por tal era delles respeitado) nos não tractava como Manda Sua Alteza Poderosa." se he que o não matárão, como corria em algumas linguas. Fosse o que fosse, era forçoso cuidar delles; e assim, depois de os agasalhar, e contentar com boas fallas, e mantimentos, os mandei situar em terreno accommodado no interior do Termo, em quanto se não davão outras providencias, se mostrassem animo de permanecer.
    Não he para esquecer, que a esta Comarca pertencem setenta e cinco Ilhas, que na sua extensão della forma o Rio de S. Francisco, todas nomeadas, e capazes de agricultura, mas pela maior parte incultas Algumas tem mais de legua de comprimento, e os Creadores as arrendão annualmente ás Camaras para refresco dos gados; e outras, mas bem poucas, as tomão os pobres para plantar mandioca, pagando certa quota por cada enxada. He a principal a do Miradouro, tem huma decente Ermida, e está bem povoada, e cultivada: pertence no espiritual á Villa da Barra, e no civil, e militar ao Julgado de Chiq-chiq na Jacobina.
    Tem havido sobre o dominio della, e ainda ha, teimosas contestações entre as Provincias de Pernambuco, e Bahia, et adhuc sub judice lis est. Sobejo he quanto fica referido para se ajuisar das vantagens, e utilidades, que se devião esperar desta nova Comarca creada, e protegida no tempo de hum Ministerio legitimo, vigilante, e sabio.
  2. ​ Por Decreto de 17 de Dezembro de 1812. Foi ElRei Nosso Senhor Servido Conferir-me o Lugar de Provedor dos Residuos e Capellas da Comarca d'Angra, que não cheguei a servir, porque só no anno de 1819 he que me foi nomeado Successor ao de Juiz de Fóra da Graciosa, que occupei perto de nove annos; e já por esse tempo em Resolução de Consulta do Desembargo do Paço de Lisboa tinha sido Despachado outro Bacharel para aquella Provedoria.
  3.   Era o nome da Passageira Franceza.
  4. ​ Não sou delator, por isso os não nomeio, mas he certo que alguns Europeos entrarão neste nefario conmettimento

    ...que tambem dos Portuguezes.
    Alguns traidores houve algumas vezes.

    Camões.

  5. ​ Pertence a Minas Geraes apezar de estar situado em terreno da Bahia, que ainda se estende até ao Rio Verde, obra de seis legoas acima. Tem hum Fiel, ou Administrador, e a sua Guarnição compõem-se de oito a dez Soldados commandados por hum Furriel. Aqui pagão Direitos todos os generos do Commercio, que sobem, e descem, excepto os mantimentos, e começa a estrada para as Villas de Caitité, Rio de Contas, e Bahia, por cuja razão he diariamente frequentado de Viajores.
    Do lado opposto na barra do Rio Carinhanha ha Barca Real, paga para a passagem de ambos os Rios, bem como no sitio do Mato, povoação proxima ao Corrente, e nas Villas da Barra, e Pilão arcado; andão arrendadas triennalmente, e o seu rendimento he remettido á Junta da Fazenda de Pernambuco Usa o gado vacum atravessar a nado, e he para dizer-se o ardil, porque os Passadores o conseguem. Encurralado em hum cerco de estacaria junto ao Rio, lança-se a nadar hum homem todo nú, e só com huma gorra de couro na cabeça, armada de duas grandes hasteas de boi, e, ao mesmo tempo, de terra tocão, e aguilhoão a boiada, a qual entra n'agua, e vai seguindo o mentido guia até á outra banda. Sobre muito maleitoso, e triste he quasi todos os dias perturbado este lugar do Registo com brigas, e desordens dos Soldados, e Moradores da Povoação pouco distante dos Quarteis, a que huns, e outros dão causa.
  6. ​ Aqui vai o artigo, que me respeita, fielmente copiado do Original que tenho.
    "O Capitão Mór de Pilão arcado Liberato José Leite Pereira, avisou por hum Officio de 12 de Março a Excellentissima Junta, que dous Marinheiros, isto he, Europeos, fugidos deste Recife, unidos ao Ouvidor, tambem Marinheiro, na Villa da Barra, armárão hum partido na Carinhanha, com relações com os Marinheiros do Caitité, e Rio de Contas, que estão a favor do systema de Lisboa. Elles tem ajuntado gentes armadas, e tomado huma aptitude hostil.
    O dito Capitão Mór mandou hum Corpo das nossas bravas Milicias com outras pessoas proprias para surprender aquelles infames facciosos, e manda-los prezos para este Recife. Os nossos valorosos Milicianos estão de tal sorte enthusiasmados, que até os meninos corrêrão ás armas: O filho do Capitão Mór com doze annos de idade foi para a Campanha, e todos alli parecem Leões, quando se trata de fazer a união do Brazil debaixo de hum só pavilhão, de hum só Imperador Constitucional liberal. O enthusiasmo dos Brazileiros não deixa respirar o inimigo Europeo, que ainda forceja loucainente defender o systema de nos humilhar, e fazer seus colonos. Ora: temos de ver brevemente esta procissão de Marinheiros, ou Marotos bravios entrar aqui maniatados. Deos eterno mudai a natureza perfida, e furiosa destas gentes de Portugal, a fim de que não se esgotem as fontes da nossa paciencia, e não soffrão então estes brutos os furores do nosso resentimento, da nossa vingança. O' de Pernambuco alerta."
  7. ​ Transcrevo a parte do Impresso, que de mim falla. "Dispondo dictatoriamente (a tal segunda Authoridade) dos Negocios Militares, e os mesmos Ecclesiasticos, pondo, e depondo Vigarios, com os seus embustes, e calumnias contra os Ecclesiasticos, sustentados por amigos, que tem no Cabido, que se achão illudidos por elle, só lhe faltava empolgar a Authoridade Judiciaria, por cuja razão taes perseguições moveu ao Ouvidor da Comarca João Carlos Leitão, que este Magistrado julgou mais prudente seguir o exemplo de José do Egypto largando a capa á Zoleica, fugindo para o Rio de Janeiro, do que defender-se em seu Lugar com o risco de cahir nas mãos de hum assassino.
  8. ​ Já rio acima ao Poente começa a Comarca de Paracatú, e ao Nascente a do Principe na barra do antedito Rio Verde; e, ou fosse verdade, ou afeição, como que achei as margens já menos formosas e povoadas, ainda que mais ricas de fructas, e hortaliças, e de gente menos rude. Na distancia de oitenta legoas até á barra do Rio das Velhas, porto do desembarque, só dei á memoria hum magnifico Templo todo de cantaria, (rarissima por alli) levantado em huma Fazenda de gado por hum Europeo, e o maior de todo o Rio, e os Julgados do Salgado, e S. Romão da Comarca do Paracatú; qualquer delles com sufficiente numero de Habitantes, em boa parte ricos, e filhos de Portugal, de quem recebi sinceros gasalhados. E tambem os Rios Uracuia, e Paracatú, do qual toma o nome a Comarca: ambos a cortão de Poente a Nascente, e servem ao commercio, e tributêão as aguas ao de S. Francisco. Entrado na barra do Rio das Velhas saltei no barranco fronteiro (já terreno da Comarca do Sabará) á Povoação, que o Commercio ahi tem formado, composta de gente mercantil, e com lojas de fazendas, e grandes armazens, onde se depositão os couros, sal, e outros generos, que sobem pelo Rio de São Francisco, e depois se transportão em carros, e tropas para o interior da Provincia. Este lugar he quasi todo o anno flagellado das sezões; e a Villa, que fica meia legua terra dentro, nem por isso as padece menos. Gastárão-se alguns dias no aviamento das vitualhas, e cavalgaduras, de que então havia falta, e por conselho dos praticos tomei pela róta dos Carros, ainda que deserta, e carecida de rancharias; deixando a que segue junto ao Rio, mais habitada de gente, porém muito apaulada, e a lugares escabrosa.
    Nada guardei em lembrança do que fui vendo por esta estrada até ao Curvêlo na extensão de quarenta leguas, porque, em verdade, a não merecem poucas, e pequenas Fazendas de gado, e Roças; tudo o mais são Geraes, terras incultas, e despovoadas; por cuja causa noutes houve, que dormi debaixo das arvores, transido do muito frio que ahi faz. Achei as aguas bonissimas, e a gente agasalhadora, e prasenteira.
    Curvêlo he hum Julgado, assentado n'uma eminencia, de poucas, e pobres casas, desengraçado, e mal sádio, o que os moradores attribuem ao uso das aguas de certo rio, que a meio quarto de legua corre pela raiz de dous montes, profundo, e sombrio. Ao contrario o seu Termo he grande, e rico, segundo me informárão, e a sua população passa de dezoito mil habitantes. Deste Arraial em diante já as estradas offerecem aos viajantes os pousos, mantimentos necessarios, e amiude córgos, e riachos d'aguas limpidas, e saborosas. Encontrão-se tambem Fazendas d'agricultura, e Engenhos d'assucar com grandes casas, e Capellas.
    A oito dias de jornada cheguei ao famoso Arraial de Santa Luzia (emulo das grandes Villas) levantado na somada de huma grande montanha sobre as margens do Rio das Velhas, que ahi se atravessa por huma alta e comprida ponte, a maior de toda esta estrada. Tem muitas, e boas casas, as mais dellas sobradadas, e bem ornadas, varios Templos, além da Parochial, e bastantes lojas de Mercadores, Capellistas, Droguistas, e Merceeiros, mui aceadas, e sortidas. A gente he affavel, e polida, e muito dada ao trabalho. Aqui falhei dous dias para se dar sal aos animaes da conducção, o que se repetio outras vezes, porque sem elle empestão, e morrem: Tive então lugar para lêr algumas Gazetas do Rio de Janeiro, nas quaes achei o celebre Projecto contra os Europeos do atrabilario Moniz Tavares Deputado por Pernanbuco na Assembléa Brazilica, que já por esses dias trabalhava; e, porque eu sentisse ahi a opinião Publica estremecida, assentei de apressurar a viagem, e não dar falla nas Villas, e Julgados, que ainda tinha a passar, fazendo as noites em ranchos fóra delles.
    Com este estudado silencio atravessei a grande, e opulenta Villa do Sabará largamente estendida na baixa de huma altissima montanha, e cortada de Norte a Sul pelo sobre mencionado Rio. Dista daquelle Julgado tres leguas assásmente trabalhosas de andar, por ser todo o caminho montuosissimo. Fui notando alguns dias por aquelles arredores os grandes, e antigos trabalhos das minas do oiro, hoje em dia tão escassamente respondidos delle; e muitos Arraiaes, e Povoações (a que não tomei os nomes) por esse motivo quasi de todo abandonados; ao mesmo passo que vi outros florecendo unicamente pelo ramo d'agricultura. De igual sorte gozão as Villas de Queluz, e Barbacena collocadas na estrada, que seguia, com optimos Edificios, e bem povoadas.
    Corria o mez de Julho quando finalmente entrei na estrada das Matas por extremo enfadonha, e penosa; e em alguns lugares até medonha, porque o Viandante, pelo espaço de mais de quarenta legoas, tem de subir, e descer a cada passo montes, e serras altissimas; estes incómmodos porém são largamente compensados com boas, e frequentissimas rancharias, excellentes aguas, e toda a qualidade de mantimentos, vinhos, hortaliças, e fructas. Todas ellas são povoadissimas, e ricas de grandes Engenhos d'assucar, agua-ardente de cana e Roças, Vinhas, Pomares de pecegos, e marmélos, e magestosas Casarias. Quasi em meio estão os Registos dos Rios Paraibuna, e Paraiba, distantes, cinco leguas hum do outro, onde pagão Direitos todos os generos, que descem para a Côrte do Rio de Janeiro, bem como o fazem no de Mathias Barbosa os que sobem para o interior de Minas. Ambos tem Barca de passagem, que tambem se paga. Terminão estas aborrecidas Matas com a célebre, e elevadissima Serra da Estrella, onde saudoso, e agradecido admirei a famosa, e trabalhosissima calçada, cortada no comprimento de mais de legoa e meia; obra utilissima, e devida á Real Magnificencia, e Paternal Sollicitude d'ElRei Nosso Senhor.
    Do pé da Serra até ao Porto do embarque correm duas legoas de estrada chã, deleitosa, e muito povoada de casas, e gente.
    Nada posso dizer do resto da viagem, porque embarquei sobre tarde; e quando alvorecia já estava abicado na praia dos Mineiros.
  9. ​ Tanto se prova isto, que os Europeos pobres não forão perseguidos por aquelles lugares.