O Beija-Flor (1830)/Número 1/5
O COLLAR DE PEROLAS ,
Walter-Scott cuja reputação não se limita á Escossia, sua patria, nem mesmo á Europa , e passou o Atlantico , não tem ainda sido traduzido em o nosso Idioma, no qual trasladarão-se tantos enjoativos romances : pareceo - nos portanto que fariamos hum serviço à nossa litteratura nascente , offerecendo ao publico hum specimen do estilo , e methodo de Walter-Scott que, com justa razão, foi chamado o historiador das novellas , e o novellista da historia. Com effeito os Roniances de Walter-Scott não são se não quadros para pintar ao vivo , e com a mais escrupulosa fidelidade , os costumes , opiniões , e factos historicos de certas éras, até elle para assim dizer incognitas ás actuaes gerações : quando pelo contrario parece ter escrito a historia com sua inaginação , e com revoltante parcialidade, pondo suas procupações particulares, no lugar da verdade, mesmo nos factos contemporaneos.
A historia de Napoleão longa satyra, tão falta de critica, como de candura, deu hum golpe fatal á reputação de este; Walter-Scott aliás, considerado como romanceiro, não tem rivaes, excepto talvez. Cooper, o Americano. Nada se pode comparar ao interesse excitado por huma narração animada , que representa aos olhos tudo quanto narra, accende o interesse por scenas gradualmente sobresalientes , e ressuscita os nomes historicos, ligados a acção principal por circunstancias verosimis, tanto ao natural , que o leitor cuidando vellos trajar , comer , conversar, e estar em acção , esquece-se que lê huma ficção, e não toma tempo de respirar até chegar a Catastrophe.
Walter-Scott nascido em 1774 de huma familia antiga, chegou à ser Baronnet, e cavalleiro da Banho, e pertence por sua amizades, e opiniões ao partido da aristocracia, e dos torrys. Elle na idade das paixões, entregou se a sérios estudos, e tornou-se familiar com as antiguidades da sua Patria, e quando escreveo já tinha chegado áquella època da vida em que parece que a imaginação perde do seu impeto. Mas suas producções bem longe de soffrer desta singularidade, unem á flor d՚inspiração, e mocidade, que nada pode suprir , huma força de razão, e saber que as torna deliciosas, e proficuas para todas as classes da sociedade, desde á mocinha da moda que procura emoções, e sympathicas illusões, té o Diplomata carrancudo que não se apega senão ás maximas da politica mais refinada, e ás realidades da sociedade.
Hum dos caracteristicos de Walter-Scott , he a pureza , e decencia do seu modo de tratar o amor. Jamais houve romanceiro mais casto. Ordinariamente os seus heroes , ou heroinas , se bem que por dever imperioso do romanceiro , elles estejão namorados, não apparecem senão no segundo plano. He verdade na novella que traduzimos tanto por ser breve , e caber nos limites de dois folhetos , como porque o mesmo Walter Scott, dando-se a si mesmo o segundo papel, delinea sua configuração phisica , e moral , os amantes representão as primeiras figuras ; porém o autor , véla com tal delicadeza o criminoso da sua paixão , e os mostra na catastrophe tão cruelmente castigados , que a licão de moral que quiz dar , não pode deixar de se gravar profundamente no coração.
Todas as obras publicadas antes de 1.º de janeiro de 1930, independentemente do país de origem, se encontram em domínio público.
A informação acima será válida apenas para usos nos Estados Unidos — o que inclui a disponibilização no Wikisource. (detalhes)
Utilize esta marcação apenas se não for possível apresentar outro raciocínio para a manutenção da obra. (mais...)