Página:(1855) Sermões do padre Antonio Vieira, Volumes 5-6.pdf/719

Wikisource, a biblioteca livre
SERMÕES
337

impossivel o poder-se apartar de todo, por isso intentava impossiveis pelo estorvar, e abraçado com a terra clamava : Pater, si possibile est, Iranseat à me calix iste. Este , este, e não aquelle: este do Horto , e não aquelle do Calvario : este da ausencia , e não aquelle da morte : este do apartamento, e não aquelle da cruz.Assim como eram dois os calices, assim eram tambem duas as sedes, mas muito contrarias: na cruz, a sede de padecer por nós, no Horto, a sede de estar comnosco : mas como a morte podia matar aquella sede, e est'outra sede, com a morte crescia mais ; por isso no Calvario dizia : Sitio : e no Horto repugnava o calix :Transeat a me calix iste.

E que se seguiu a esta repugnancia tão estranha ? Que se seguiu a esta violencia tão violenta ? Et factus in agonia: (Luc. XXII — 4 '1) alli mesmo começou o Senhor a entrar em agonia. Christo em agonia ? Christo agonisante no Horto ? Acuda por si a morte . A agovia e o agonisar é acção anciosa , e accidente terrivel, proprio da morte; mas Christo na morte não agonisou.Vede como espirou placidamente: Inclinato capite tradidit spiritum. (Joan. XIX - 30 ) Pois se Christo não agonisa na cruz, se não agonisa no Calvario , como agonisa no Horto ? Porque no Calvario morria ; no Horto ausentava -se: no Calvario dividia -se de si ; no Horto dividia -se de nós: e esta era a sua agonia. Por isso o Calvario passou pelo artigo da morte sem agonisar ; e no Horto, quando entrou em artigos da ausencia, então agonisou: Et factus in agonia. Morreu Christo em quanto homem , e ausentou -se em quanto homem ; mas nem morreu como os homens morrem , nem se ausentou como os homens se ausentam; por que não amava como os homens amam. Morreu, e ausentou -se, mas com os accidentes trocados: morreu, como se se ausentára sem agonisar: ausentou -se como se morrera agonisando. Oh que amor! Oh que fineza! Oh que estremo! A ausencia agonisante, e a morte sem agonia.

Agora se intenderá o que Christo lançou de um calix no outro calix, quando inclinou um no outro: Inclinavit ex hoc in hoc. Um calix (como dissemos) era o da morte ; o outro era o da ausencia : e como o calix da ausencia era muito mais amargo

TOMO VI
43