Página:(1855) Sermões do padre Antonio Vieira, Volumes 5-6.pdf/721

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
339
SERMÕES

nondum venerat hora ejus. (Joan. VII – 30) E no cap: 8.° tornou a declarar o mesmo : Et nemo apprehendit eum , quia necdum venerat hora ejus. Pois se esta hora era a hora de morrer o Senhor e dar a vida pelos homens ; porque não diz : sabendo que era chegada a hora demorrer : senão : sabendo que era chegada a hora de se ausentar ? Se o intento do evangelista era encarecer o amor do fim :In finem dilexit eos: declare o fim do amor pelo fim da vida, e diga que amou Christo tanto aos homens, que chegou a morrer por elles.Mas para prova e encarecimento do amor, callar o nome da morte , e ostentar o da ausencia e da partida ? Sim , porque como S . João tinha as chaves do coração de Christo , sabia o logar que tinham nella estes dois affectos; e o preço com que lá se avaliava um e outro extremo. O preço da morte era muito alto, porque pezava tanto como a vida ; mas o da ausencia era muito mais subido, porque pezava tanto como aquelles por quem se dava a vida. Por isso diz , que quando chegou a hora de partir, então amou: e não quando chegou a hora de morrer ; porque era muito mais dura para o coração de Christo a mesma hora, em quanto hora da ausencia, que em quanto hora da morte. A hora da morte era um fim que acabava a vida; a hora da ausencia era o fim que consummava o amor: Ut transeat ex hoc mundo: In finem dilexit eos.

Concluido temos logo (não a pesar, senão muito a prazer de Christo morto , de Christo sacramentado, e de Christo amante) que o chegar a apartar-se dos homens por amor dos homens, foi o ultimo e mais subido extremo com que os amou: Cum dilexisset suos, in finem delexit eos.

 

VII

 

Tenho acabado, fieis, o meu discurso, e não sei se tendes tambem concluido o vosso . Se me ouvistes com discurso , se me ouvistes com a devida consideração ; com os mesmos argumentos com que ponderei os extremos do amor de Christo , devieis vós tambem ter ponderado e conhecido as obrigações do vosso. E que obrigações são estas ? Por ventura, porque o amor de Christo