Página:40 anos no interior do Brasil.pdf/115

Wikisource, a biblioteca livre

Robert Helling | 115

“Eu devo ao senhor? Estás sonhando!”

“Calma, amigo! Você trabalhou um pouco, deve mais um pouco na cantina, foi meio atrevido e por isso eu descontei mais um pouco, portanto você fica me devendo ainda um pouco. Concorda?”

O sueco sorriu.

“Por favor, o senhor poderia verificar minhas contas mais uma vez?”, e nisso ele larga um pedaço de papel e uma faca sueca, conhecida como knölleknif, sobre a mesa.

“O que significa essa faca?”

“Veja bem, seu Thaty, talvez eu conheça o mundo um pouco mais que o senhor! Já estive na Índia, em Java e ainda fui policial em Nova Iorque. E eu sei bem como lidar com pessoas do seu tipo! Se eu não tiver meu dinheiro na minha mão até amanhã ao meio-dia, então o senhor terá esta faca em seu bucho!”

Thaty olhou-o e viu os olhos duros como vidro, então também riu.

“Quer saber, aqui está o seu dinheiro! Mas agora faça o favor de ir embora imediatamente; de pessoas como o senhor eu não preciso!”

“Eu bem sabia que nós íamos nos entender, meu caro Thaty”, e rindo amigavelmente o sueco desapareceu.

O presidente da companhia veio do Rio de Janeiro. Quando nós chegamos com o trem extra na secção de Thaty, encontravam-se bandeiras e guirlandas por toda parte. Thaty nos recebeu em seu rancho e pediu ao presidente, que tomasse um modesto café da manhã junto com todos os demais convidados. Este aceitou, mas ao invés de um modesto café recebermos um opulento banquete, que certamente teria custado uns mil marcos ao vigarista. No entanto ele sabia por que tinha gastado o dinheiro; pois conhecia sua gente. Quando nos foi oferecido champanhe, ele começou um brilhante discurso, elevou o presidente às alturas e disse que ele teria somente o desejo, que a estação, que passaria muito perto dali, levasse o nome do nobre presidente e que lhe fosse permitido poder saudar desde já as terras que levariam seu nome. Para isso seria necessária somente uma pequena mudança, isto é, que a estação deveria passar aqui