Página:40 anos no interior do Brasil.pdf/31

Wikisource, a biblioteca livre
Prefácio

As opiniões correntes que predominam sobre países distantes raramente correspondem à verdade, e somente descrições de vivências reais dão uma visão que se aproxima das circunstâncias de fato. Mesmo que estas também sejam incompletas, ainda possuem o fascínio do real que cativa, sobretudo, a juventude.

De todos os países, o Brasil provavelmente é aquele descrito com frequência, mas que permanece pouco conhecido, apesar de ser de grande interesse para nós alemães no futuro, pois este gigantesco país, dezessete vezes maior do que a Alemanha e com apenas 37 milhões de habitantes, ainda pode oferecer uma nova pátria a milhões de imigrantes alemães, especialmente em seus estados mais ao sul, que possuem o clima da Itália.

Do Brasil é conhecida sua riqueza em café, diamantes e borracha, há informações sobre as poucas cidades grandes, mas do interior do país, seu povo e suas visões de trabalho e vida social, não se sabe muito na Alemanha.

Oxalá estas descrições de vivências reais contribuam para aprofundar os conhecimentos deste país do futuro entre os imigrantes e a juventude alemã.

O Autor