Página:40 anos no interior do Brasil.pdf/73

Wikisource, a biblioteca livre

Robert Helling | 73

“Ele está morto, Panje, e o inspetor também. Eram uns cinquenta homens que chegaram correndo e berrando 'Viva José Maria!' ou 'Viva Monarquia!'; eles mataram todos a tiros.”

“Sim, mas todos não; você ainda está vivo!”

“Sim, mas eu fugi depressa; os outros ficaram por lá, e aí eu vi o diretor da estação morrer próximo à floresta e o zelador morrer em sua casa, e então os Fanáticos incendiaram as provisões de madeira.”

“Mas então como você conseguiu ver tudo isso se foi embora rapidamente?”

“Ah, Panje, mas acontece que eu voltei sorrateiramente depois quando já estava pegando fogo. Saltitavam ao redor da pilha de tábuas em chamas como se fossem demônios negros.”

“Vocês não querem voltar no trem levando mulheres e crianças?”

“Ah, não, Panje! Eles não fazem mesmo nada contra nós. Eles já estiveram aqui mais vezes e compraram víveres. Nós acreditamos que a intenção deles seja mesmo destruir a provisão de madeira da Lumber Company.”

“Certo, vocês façam o que quiserem!”

Então eu fui ter com os meus companheiros, os quais consultei sobre qual decisão dever-se-ia tomar. Nós acordamos que as mulheres e crianças deveriam embarcar nos vagões, enquanto avançaríamos com a locomotiva. Devagar e quase sem fazer barulho, a máquina deslizava pelos trilhos em direção à escuridão misteriosa da floresta. Ninguém falava uma palavra, mas cada um empunhava seu revólver e se preparava para usá-lo. Eu esvaziei a caixa de balas, que comprei em Porto Único, no meu bolso da jaqueta.

Depois de algum tempo, entramos em uma clareira, a qual distava agora apenas dois quilômetros de Calmon, e aqui víamos o fogo ardente diante de nós. Os feixes de chamas atingiam o alto do céu, e a fumaça negra subia como um enorme fogo sacrificial. A cena era de uma beleza tão horripilante e era tão sublime, que pareceu impressionar até mesmo o maquinista. Pois ele desacelerou com a alavanca do vapor, de modo que a