Página:A Estrella do Sul.pdf/101

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

95


guia-o para lhe facilitar o trabalho respiratorio. Finalmente, quando o viu bem senhor de si, embrulhou-o em cobertores, e com o auxilio de dois ou tres homens de boa vontade transportou-o para a sua propria habitação na granja Watkins.

Ali deitaram o pobre cafre na cama. Bardik fel-o tomar uma chavena de chá a fumegar. D'ahi a um quarto de hora Matakit adormecia com somno tranquillo e igual ; estava salvo.

Cypriano sentiu no coração aquella incomparavel satisfação que o homem experimenta depois de arrancar uma vida humana ás garras da morte. Thomaz Steel e os seus ajudantes, cheios de sêde causada por tantas manobras therapeuticas, foram festejar o seu bom exito no botequineiro mais proximo, regando-o com ondas de cerveja ; mas Cypriano quiz ficar ao pé de Matakit, e por isso pegou n'um livro, interrompendo de vez em quando a leitura só para o ver dormir, como um pae que vigia o somno do filho convalescente.

Havia seis semanas que Matakit tinha começado a servir Cypriano, e este só tinha rasão para estar contente e até maravilhado com elle. A sua intelligencia, docilidade e ardor pelo trabalho eram incomparaveis. Era valente, bondoso, serviçal, com genio singularmente suave e alegre. Nenhum trabalho o fazia aborrecer, nenhuma difficuldade parecia superior á sua coragem. Podia, por vezes dizer-se, que, se um francez fosse dotado de taes faculdades, todas as elevações sociaes lhe seriam accessiveis. E acontecia que tão preciosos dons tinham ido encaixar-se debaixo da pelle escura e da cabeça encarapinhada de um simples cafre.

Comtudo Matakit tinha um defeito, — defeito bastante grave, — que evidentemente derivava da primeira educação e dos habitos demasiado lacedemonios que no seu kraal tinha contrahido. Dil-o-hemos? Matakit era um tanto larapio, mas quasi inconscientemente.