Página:A Estrella do Sul.pdf/105

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

99


nas para tentar um supremo esforço de inspiração. Depois apagára-se tudo. Já não tinha consciencia do que acontecia, e estava morto... pois com certeza elle voltava da morte!

Cypriano deixou-o conversar um instante, mandou-o comer e beber, e obrigou-o, apesar dos seus protestos, a ficar aquella noite na cama em que o tinha deitado. Finalmente, tendo já a certeza de que passára todo o perigo, deixou-o só e foi fazer a visita do costume á granja Watkins.

O joven engenheiro sentia nccessidade de contar a Alice as suas impressões do dia, o aborrecimento que a mina lhe causava, — aborrecimento augmentado ainda pelo accidente d'aquella manhã. Sentia o coração apertado com a idéa de expor a vida de Matakit a troco do acaso muito problematico de conquistar alguns diamantes ordinarios.

«Que eu me occupe n'este trabalho, vá! pensava elle. Mas impôl o por um miseravel salario a este desgraçado cafre, que nada me deve, é simplesmente odioso!

Explicou, pois, á joven quaes eram as suas revoltas e desillusões. Fallou-lhe da carta que tinha recebido de Pharamundo Barthés. Não faria melhor em seguir o conselho do amigo? Que perdia elle em partir para as margens do Limpopo e tentar a fortuna da caça? Seria cousa mais nobre com certeza do que esgaravatar a terra como um avarento, ou mandal-a esgaravatar mediante paga por alguns pobres diabos?

—- Que pensa a este respeito, miss Watkins, perguntou elle, a menina que tem tanto juizo e senso pratico? Dê-me um conselho ! Preciso bem d'elle ! Perdi o equilibrio moral ! Preciso de mão amiga que me ajude a pòr-me direito.

Assim fallava elle com toda a sinceridade, achando um prazer, que nem sabia explicar, em mostrar por esta forma, áquella confidente tão meiga e encantadora, a miseria da sua indecisão.